FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Artropatia de Charcot

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 26/07/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente com 48 anos de idade com antecedente de etilismo crônico e diabetes. Foi em uma primeira consulta ambulatorial em que foi verificada  a seguinte alteração em seu pé:

 

 

 

A alteração é típica da artropatia de charcot, uma condição causada por neuropatia periférica grave, como a que pode ocorrer em diabéticos e pacientes etilistas crônicos. A perda de sensibilidade dolorosa nos pés os faz  vulneráveis a microtraumas com fraturas e manutenção do trauma, pois o paciente apresenta sensibilidade dolorosa diminuída e continua expondo o pé a microtraumas. O paciente apresenta desabamento do arco do pé e ocorrem subluxação das articulações com o aspecto bizarro do pé secundário a todas estas alterações; na regeneração dos traumas ósseos ocorre deposição de cálcio, crescimento ósseo anormal e lesões articulares.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal