FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Infiltrado micronodular em paciente com anemia aplásica

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 02/09/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente com 22 anos de idade com anemia aplásica e quadro de febre há 3 dias. Não tem outros sintomas além de febre. Apresentava-se com Hb de 8,1 g/dl, plaquetas: 32.000 e 310 leucócitos com 50 neutrófilos. Se encontrava em ótimo estado geral.

 

PA: 110 x 70 mmHg

 

Radiografia de tórax normal, mas realizou TC de tórax que mostrou a seguinte imagem:

 

 

 

 

 

A imagem da radiografia não era diagnóstica, mas a TC de tórax acima mostra múltiplos micronódulos bilateralmente. O diagnóstico diferencial destes micronódulos é extenso e inclui entre outros diagnósticos tuberculose miliar, infecções fúngicas, doenças ocupacionais, como  beriliose e silicose, pneumonites de hipersensibilidade, entre outros diagnósticos. Considerando as circunstâncias da paciente que se apresenta com febre e neutropenia, o diagnóstico diferencial principal deve considerar quadros infecciosos, e como paciente imunossuprimido deve-se considerar realizar lavado broncoalveolar para diagnóstico específico. A radiografia de tórax é normal na maioria dos pacientes com neutropenia febril e 40% dos pacientes neutropênicos graves com radiografia normal apresentam infiltrados na tomografia de tórax, como foi o caso da paciente.

Devido à neutropenia, esta paciente foi inicialmente medicada com piperacilina/tazobactan como terapia antibiótica, que foi escalonada para ciprofloxacina/amoxacilina-clavulonato, devido ao risco relativamente baixo da paciente. Devido à imunossupressão, a paciente foi submetida à broncoscopia com lavado broncoalveolar; a pesquisa de BAAR foi positiva no lavado broncoalveolar. Foi iniciado tratamento para tuberculose.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal