FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Pneumotórax em hemitórax esquerdo

Última revisão: 03/10/2016

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Mulher de 52 anos, internada em UTI por choque séptico, quadro que evoluiu para anúria e necessidade de diálise. Foi passado um cateter venoso para diálise na subclávia esquerda. Após uma hora do procedimento, a paciente apresentou  hipoxemia e piora hemodinâmica, como é possível observar na radiografia de tórax (imagem 1).

 

Imagem 1 – Radiografia de tórax – AP

 

 

Discussão

Esta paciente apresentou pneumotórax no hemitórax esquerdo, decorrente de complicação na punção.

Para os pacientes clinicamente estáveis ??com um grande pneumotórax (linha pleural > 2 cm de distância da parede torácica), recomenda-se a inserção de um dreno torácico (de 24 até 28 French (Fr), em vez de observação ou de aspiração simples, independentemente da presença de sintomas (Grau 1B). Essa recomendação baseia-se no risco de haver rápida progressão para insuficiência respiratória ou pneumotórax hipertensivo nesses pacientes. Para o manejo do pneumotórax, o dreno de tórax geralmente é ligado a um dispositivo de vedação de água, em vez de uma válvula de Heimlich. Em geral, a sucção não é inicialmente aplicada ao dreno, mas deve ser realizada, caso o pneumotórax persista. Para os pacientes com um pequeno pneumotórax (linha pleural 1 a 2 cm da parede torácica) e com sintomas mínimos, sugerimos a colocação de um cateter de pequeno calibre (10 a 14 Fr). Para os pacientes clinicamente estáveis, assintomáticos com um pequeno pneumotórax (linha pleural < 1 cm da parede torácica), a observação pode ser uma alternativa aceitável, no lugar da drenagem pleural imediata.

 

Referências

Noppen M, De Keukeleire T. Pneumothorax. Respiration 2008; 76:121.

 

Schoenenberger RA, Haefeli WE, Weiss P, Ritz RF. Timing of invasive procedures in therapy for primary and secondary spontaneous pneumothorax. Arch Surg 1991; 126:764.

 

Lin YC, Tu CY, Liang SJ, et al. Pigtail catheter for the management of pneumothorax in mechanically ventilated patients. Am J Emerg Med 2010; 28:466.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.