FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

LES cutâneo

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 22/12/2016

Comentários de assinantes: 0

 

Paciente do sexo feminino, com 69 anos de idade, é diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico (LES), já tendo apresentado manifestações cutâneas e articulares. Sem uso de medicação no momento, mostra evolução com quadro de 2 meses de lesões cutâneas progressivas, conforme se observa na Imagem 1.

 

 

Imagem 1: Evolução com quadro de 2 meses de lesões cutâneas

 

 

 

 

 

Imagem 2: Lesões disseminadas que nestes casos surgem na face.

 

 Trata-se de lesões disseminadas, sobretudo em forma de disco na região da face, do nariz, das orelhas, do tronco e dos membros superiores. A erupção apresenta descamação e é indolor, porém há pouco prurido. Com o antecedente de LES, o diagnóstico provável é de lúpus discoide, confirmado pela biópsia. Para o tratamento, é indicado o uso de corticosteroides tópicos, e eventualmente sistêmicos, e, em casos refratários, imunossupressores, sendo que existem relatos de benefício com belimumab. Recomenda-se evitar a exposição à luz solar.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.