FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 68 Anos com Dispneia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 11/01/2017

Comentários de assinantes: 0

 

Paciente, de 68 anos de idade, do sexo masculino, com antecedente pessoal de diabetes melito (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e infarto do miocárdio prévio, em uso de AAS, enalapril 10mg ao dia, hidroclortiazida 25mg ao dia e metformina 850mg duas vezes ao dia. Esse quadro evoluiu com dispneia e ortopneia há três dias, piorando progressivamente.

 

Ao exame físico, o paciente apresentou:

Pressão arterial (PA): 230 x 170mm HG

Frequência cardíaca (FC): 120bpm

Frequência respiratória (FR): 42irm

Saturação arterial de oxigênio (são²): 84%

 

 

Paciente com achado de infiltrado difuso, com predomínio na região peri-hilar, o que sugere quadro de congestão pulmonar. Não apresenta cardiomegalia, que sugeriria disfunção cardíaca, mas os níveis pressóricos estão extremamente elevados, o que aumenta a probabilidade de quadro de congestão pulmonar com diagnóstico de edema agudo de pulmão.

Deve-se considerar que o paciente apresenta quadro de emergência hipertensiva, requerendo uso de nitroprussiato de sódio ou nitroglicerina e diuréticos endovenosos. Também é indicado o uso de morfina, devido á  sua ação vasodilatadora e alívio da dispneia.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.