FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente com Dor em Regiao de Coxa Direita

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 10/08/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo masculino, com 49 anos de idade, com história de celulite em parede abdominal à D, tendo sido medicado com amoxacilina/clavulonato; evoluiu 2 semanas depois com dor significativa em região da coxa D, com extensão para a perna D. Realizou ultrassonografia (USG) de coxa, conforme a Figura 1, e tomografia computadorizada (TC), conforme a Figura 2.

 

Figura 1 - USG de coxa.

USG: ultrassonografia.

 

 

Figura 2 - TC de coxa.

TC: tomografia computadorizada.

 

A USG demonstrou coleção em região de músculo vasto lateral direito, e a TC de coxa confirmou a presença de coleção com cerca de 60-80ml em vasto lateral e várias outras coleções comunicantes, inclusive em perna D, porém não puncionáveis.

O diagnóstico é de piomiosite, que é uma coleção ou infecção purulenta do músculo, sendo que a lesão ocorre em pacientes com fatores predisponentes como imunodeficiência, trauma, uso de drogas injetáveis ou extensão de outros processos infecciosos, como a celulite de abdome. Os grupos etários mais afetados são crianças entre 2 e 5 anos de idade e adultos jovens de 20 a 50 anos de idade. O S. aureus é o agente em 90% dos casos. Embora a ressonância magnética seja o exame de diagnóstico de escolha, a TC é uma alternativa aceitável.

Os pacientes com piomiosite tropical podem ser divididos em três estágios:

I - Ausência de abscesso profundo claro: a textura do músculo muda na imagem, podendo haver leucocitose leve.

II - Presença de abscesso, e com sintomas sistêmicos claros.

III - Toxicidade sistêmica clara.

O paciente, no caso, encontra-se entre os estágios I e II, fase em que ainda é possível realizar o tratamento com antibióticos sem intervenção cirúrgica. Abscessos maiores, entretanto, têm uma indicação de drenagem cirúrgica.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal