FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 68 Anos de Idade com Lesões na Face

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 24/01/2019

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 68 anos de idade, sexo masculino, antecedente de cirrose hepática Child A, evoluiu com quadro de lesões na face há 5 dias, com piora progressiva.

 

As lesões podem ser vistas na Figura 1.

 

Figura 1 - Lesões na face.

 

O paciente apresenta lesões exsudativas, crostosas, na região da face e nos olhos. Tem edema periocular com hiperemia local, sugerindo infecção secundária. A erupção é unilateral, não atravessando a linha média; por suas características, pode ser realizado o diagnóstico de herpes-zóster oftálmico.

As lesões no herpes-zóster se iniciam como pápulas eritematosas que rapidamente evoluem para vesículas e bolhas e, após 3 a 4 dias, podem se tornar pustulares e, ocasionalmente, hemorrágicas; em 7 a 10 dias, podem se tornar crostosas.

O herpes-zóster oftálmico representa 10 a 15% dos casos de herpes-zóster. Um indicador comum do herpes-zóster oftálmico é o aparecimento de vesículas na ponta do nariz, o que é conhecido como sinal de Hutchinson l. A ocorrência de dor de ouvido grave, fraqueza da musculatura facial e erupção cutânea identificar a síndrome Ramsay-Hunt, uma infecção do nervo facial causada pelo vírus varicela-zóster.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal