FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 59 Anos de Idade Sexo Masculino e dor Abdominal

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 26/01/2021

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 59 anos de idade, sexo masculino, etilista importante. Quadro de dor abdominal há 7 dias com náuseas e vômitos, chegou ao departamento de emergência hipotenso sem resposta à reposição volêmica, com evolução com instabilidade hemodinâmica e necessidade de drogas vasoativas. Realizou dosagem de amilase e lipase com resultados muito elevados. Assim, foi realizado diagnóstico de pancreatite aguda. Apresentava as seguintes lesões cutâneas:

 

Podemos verificar a presença de alterações na pele características de livedo reticular, indicando má perfusão periférica. Devido à instabilidade clínica, o paciente não foi transferido para a radiologia para realizar TC de abdome a fim de avaliar pancreatite aguda. Independentemente disso, já temos elementos clínicos suficientes para o diagnóstico de pancreatite aguda, pois temos dois dos seguintes critérios diagnósticos:

 

1.             dor abdominal em porção superior do abdome;

2.             aumento de enzimas pancreáticas séricas (> 3 vezes o limite superior da normalidade);

3.             exame de imagem evidenciando alterações sugestivas de pancreatite aguda.

Apesar de a TC de abdome ser o exame de imagem mais sensível, pode ser realizada a ultrassonografia de abdome, que pode detectar inflamação pancreática e apresenta alta sensibilidade para cálculos biliares (95%), com sensibilidade de 60% para cálculos de colédoco.

Com a evolução com instabilidade hemodinâmica, sinais de hipoperfusão tecidual como livedo reticular podem aparecer e indicam mau prognóstico. Pacientes com instabilidade persistente irão, após estabilização clínica, necessitar de TC de abdome para avaliar presença de abscessos e necrose infectada.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.