FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Antidiarréico Sintomático

Última revisão: 03/12/2010

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2008: Rename 2006 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2008

 

15.5 Antidiarréico Sintomático

 

A abordagem medicamentosa da diarréia aguda infecciosa inclui fármacos específicos (antimicrobianos) que eliminam o agente causal da doença e outros que determinam alívio de sintomas sem interferir na causa da diarréia. Os primeiros têm indicações precisas. Os sintomáticos só estão justificados em condições não infecciosas ou quando, em adultos, é necessário diminuir o número de evacuações338. Terapêutica de grande importância em pacientes com diarréia é a reidratação oral que reduziu nitidamente a mortalidade infantil mundial339. No entanto, em países pobres, a diarréia associada à desnutrição ainda mata crianças entre seis e 12 meses porque essas não têm sistema imunitário completamente maduro, podem faltar anticorpos maternos e os alimentos complementares ao aleitamento natural podem estar contaminados. De acordo com o grau de desidratação ou a presença de vômitos, prioriza-se a reposição oral ou intravenosa de líquidos (solução de cloreto de sódio e glicose). A alimentação habitual deve ser mantida, talvez com restrição de alimentos que contenham lactose ou cafeína.

Loperamida é Antidiarréico Sintomático, opióide sintético mais eletivo, com indicação para tratamento de curta duração de diarréia aguda do adulto, permitindo ao paciente a manutenção de suas atividades habituais. Em diarréias crônicas sem causa definida ou quando a terapia específica não pode ser administrada, loperamida, difenoxilato e sulfato de codeína produzem melhora, igualando-se em eficácia. Ensaio clínico340 comparou eficácia e tolerabilidade de loperamida/simeticona (LOP/SIM), loperamida (LOP) isolada, simeticona (SIM) isolada e placebo (PBO), administrados por 48 horas a pacientes com diarréia aguda inespecífica e desconforto abdominal. A associação mostrou-se significativamente mais eficaz em abreviar o tempo entre a última diarréia e o aparecimento de fezes formadas, bem como em mais rapidamente reduzir o desconforto abdominal relacionado a gases. Poucos pacientes relataram reações adversas. Outro pequeno estudo341 comparou loperamida com racecadotrila, inibidor de uma encefalinase específica, o qual exerce atividade anti-secretora intestinal. Houve rápida e similar eficácia entre os fármacos no tratamento da diarréia aguda em adultos, associando-se loperamida a maior incidência de constipação após tratamento.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.