FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Anexo IV

Última revisão: 31/03/2011

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

MANUAL TÉCNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE: CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA – 6ª ed., revista e atualizada [Link Livre para o Documento Original]

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Atenção à Saúde

Departamento de Atenção Básica

Série Cadernos de Atenção Básica – Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 148

BRASÍLIA / DF – 2002

 

Anexo IV

 

AVALIAÇÃO DO RESULTADO DE TRATAMENTO

ESTUDO DE COORTE

AVALIAÇÃO NO 9.º, 12.º e 15.º MÊS conforme esquema utilizado

 

Unidade Sanitária: ________________________UF: ______Período: ____ Trimestre de ______

 

AVALIAÇÃO DO RESULTADO DO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE – Estudo de Coorte

Toda unidade de saúde deverá avaliar o resultado dos casos tratados através do estudo de coorte. Para realizar esse estudo é necessário coletar os dados da folha de registro de pacientes deste livro.

Para os casos de tratamento inicial (Esquema I) e retratamento (Esquema IR) com duração de seis meses, a avaliação será feita nove meses após o início do tratamento. Meningite tuberculose (Esquema II), cuja duração é de nove meses, a avaliação será feita doze meses após o início do tratamento. Para os casos de falência de tratamento (Esquema III), cuja duração é de 12 meses, a avaliação será feita quinze meses após o início do tratamento.

A avaliação permite conhecer a efetividade do tratamento. Caso não se esteja obtendo cura igual ou maior que 85%, deve-se identificar o(s) fator(es) que determinam esta baixa efetividade para corrigi-los. Para o preenchimento das tabelas que compõem o estudo de coorte, deverão ser registrados a soma de todos os casos cujo tratamento tenha sido iniciado num determinado período, por exemplo: a coorte do 1.º trimestre pode ser feita no mês de abril com os pacientes notificados em agosto do anterior.

 

Tratamento de seis meses

Separar os casos com esquemas de duração de seis meses segundo a forma clínica e avaliar o resultado conforme a situação de encerramento preenchendo as quadrículas correspondentes, assim como calcular os percentuais.

 

Tratamento de nove meses

Separar os casos com esquema de nove meses segundo a forma clínica e avaliar o resultado conforme a situação de encerramento preenchendo as quadrículas correspondentes, assim como calcular os percentuais.

 

Tratamento de doze meses

Separar os casos com esquema de 12 meses segundo a forma clínica e avaliar o resultado conforme a situação de encerramento preenchendo as quadrículas correspondentes, assim como calcular os percentuais.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.