FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Novembro - 2017

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/12/2017

Comentários de assinantes: 0

Vantagens das parcerias público-privadas

 

As parcerias público-privadas (PPPs) surgiram, por meio da Lei federal de 2004, como uma excelente alternativa para que o Estado pudesse garantir o dever primário de assistência à saúde. Com certeza, essa não deve ser a alternativa única, mas é um modelo a ser explorado.

Dentre as vantagens das PPPs, está a possiblidade de criação de ativos (como a construção de um hospital, por exemplo) que, ao término da concessão, voltam a ser do poder público, funcionando como um investimento; outro ponto é que as PPPs, diferentemente das privatizações, fazem com que o serviço continue sendo público, apenas com administração privada pelo período de contrato; o Estado (não importa se na esfera federal, na estadual ou na municipal) pode reduzir gastos com alguns projetos bem administrados, podendo reutilizar recursos financeiros em outras áreas de maior necessidade.

As PPPs permitem aumento de eficiência hospitalar, execuções de planos de ação de forma mais rápida, controle de insumos mais ágil e assertivo, melhor controle dos recursos humanos que funcionam, na maioria dos casos, fora da situação concursada, gerando o controle mais eficiente dos recursos, o incentivo a profissionais mais produtivos e, ao mesmo tempo, tornando possível fornecer serviços de qualidade - o que ocorre graças à liberdade administrativa da administração quando está com o setor privado; além disso, o setor privado pode trazer seu expertise de gestão, bem como novas ideias e engajamento, e gerar investimentos que o Estado só conseguiria fazer no longo prazo.

 

                                                                                                         Atenciosamente, Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal