FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Maio - 2018

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 14/05/2018

Comentários de assinantes: 0

O Que é a Pesquisa Bibliográfica e Qual a Sua Importância?

 

Primeiramente, é preciso diferenciar as pesquisas bibliográficas em dois contextos. O primeiro é dentro da classificação dos tipos de pesquisa científica, que se relaciona aos procedimentos técnicos e tem como objetivo explicar problemas a partir de publicações já feitas ou, em outras palavras, que busca trazer respostas a questões e hipóteses com base naquilo que a ciência já produziu e publicou de alguma forma.

O segundo contexto é a pesquisa bibliográfica como parte de uma pesquisa científica. É a etapa dentro do processo inicial que objetiva o levantamento de dados e informações que servem de base para toda pesquisa. Essa deve ser a mais ampla possível e buscar sempre o mais alto nível de evidências (ensaios clínicos randomizados ou, eventualmente, coortes prospectivas ou, ainda, metanálises desses tipos de estudo), abrangendo também fontes como livros, publicações não especializadas, documentos formais governamentais ou institucionais, entre outros.

Entre as diversas aplicações, a mais básica é saber se já existem respostas para a pergunta formulada pelo pesquisador. Se a resposta é sim, procura-se saber se há novas informações que podem ser acrescentadas (como, por exemplo, no caso de resposta baseada em estudo unicêntrico realizado em ambiente distinto, como em outro país, e cuja validade externa fica limitada).

Se, porém, a resposta é não, a pesquisa serve para demonstrar os limites atuais da informação desejada dentro das publicações disponíveis, demonstrar limitações e vieses possivelmente encontrados por outros autores quanto ao tema, trazer insights adicionais sobre a pergunta formulada, trazer exemplos de metodologia aplicada em estudos similares, dados que poderão ser comparados ao produto da pesquisa atual e embasamento ao processo de discussão a ser feito diante dos futuros resultados.

 

                                                                                                                                                                                                                                                                             Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.