FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dextrano

Última revisão: 16/07/2010

Comentários de assinantes: 0

Dextrano (INJETÁVEL) (nome genérico) (substância ativa). Informações sobre posologia, indicações, contra-indicações, efeitos colaterais/adversos, interações medicamentosas e formas de administração.

 

O QUE É

O Dextrano é um expansor do volume plasmático [polissacarídeo sintético]. Dextrano 40 (Dextrano de baixo peso molecular).

 

PARA QUE SERVE

Expansão do volume plasmático.

 

COMO AGE

O Dextrano age expandindo o volume do plasma.

 

COMO SE USA

Uso Injetável

Dextrano 40 a 3% em Solução de Ringer Lactato – Infusão Intravenosa

DILUIÇÃO

Diluente: Cloreto de Sódio 0,9%; Glicose 5%.

Estabilidade: só deve ser administrado se estiver transparente; límpido; como não contém preservantes, descartar as sobras.

 

INFUSÃO: utilizar bomba de infusão.

 

USO INJETÁVEL – DOSES

Doses segundo indicações.

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Risco na Gravidez

Classe C: Não há estudos adequados em mulheres (em experimentos animais ocorreram alguns efeitos adversos para o feto). O benefício potencial do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez.

 

Amamentação

Não se sabe se é excretado no leite; não amamentar.

 

Não Usar o Produto

Hipersensibilidade ao Dextrano; acentuada descompensação cardíaca; diminuição das plaquetas no sangue; diminuição do fibrinogênio no sangue ou outras deficiências hemostáticas relevantes, inclusive causadas por medicamentos (como a heparina ou a varfarina); doença renal com diminuição grave ou parada de produção de urina; edema pulmonar.

 

Avaliar Riscos X Benefícios

Dextrano em solução de cloreto de sódio é perigoso quando ministrado a pacientes com insuficiência cardíaca; insuficiência renal grave e em estados clínicos nos quais exista inchaços e restrição de sódio (usar, nesses casos, a solução em glicose 5%).

 

Reações que Podem Ocorrer (sem incidência definida)

Aumento da viscosidade e densidade da urina (em pacientes que apresentem diminuição do fluxo de urina, o que pode levar a uma insuficiência tubular aguda, que geralmente está associada com desidratação ou choque); aumento do tempo de sangramento; aumento do volume do sangue; aumento dos níveis de transaminase sérica; coceira; congestão nasal; diminuição do fluxo sanguíneo na área geniturinária; diminuição dos níveis de hemoglobina e do hematócrito; erupção na pele; falta de ar; febre; infecção no local da injeção; náusea; queda leve da pressão arterial; reações alérgicas; trombose venosa ou flebite (inflamação da veia) no local da injeção; urticária; vômito.

 

OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

      pacientes com desidratação deverão ser bem hidratados antes da infusão com Dextrano.

      a solução pode se precipitar durante o armazenamento. Não usar soluções que não estejam límpidas.

      descartar restos do produto que eventualmente sobrarem nas embalagens.

      as reações de sensibilidade desencadeadas pelo produto são raras e ocorrem mais em relação ao Dextrano 70 do que em relação ao Dextrano 40.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.