FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hidromorfona

Hidromorfona (ORAL) (substância ativa)

Referência: Jurnista (Janssen-Cilag)

Genérico: não

 

cloridrato de hidromorfona

Uso oral

Comprimido de liberação prolongada 8 mg: Jurnista

Comprimido de liberação prolongada 16 mg: Jurnista

Comprimido de liberação prolongada 32 mg: Jurnista

 

O que é

analgésico opioide [derivado do fenantreno].

 

Para que serve

dor (moderada a grave).

 

Como age

mecanismo não definido. Liga-se a receptores opioides no sistema nervoso central, alterando a percepção e a resposta emocional à dor.

 

Como se usa

Uso oral – Doses

• doses em termos de cloridrato de Hidromorfona.

Adultos (a partir de 18 anos)

paciente não em tratamento com outro opioide: iniciar com 8 mg a cada 24 horas. Se necessário, titular a dose com aumentos de 8 mg, que devem ser feitos com intervalos de pelo menos 2 dias. paciente recebendo tratamento com morfina: para obter a dose de Hidromorfona (comprimido de liberação prolongada), multiplicar a dose da morfina por fator de correção. Arredondar a dose para baixo, para a dose mais próxima do comprimido de Hidromorfona.

 

 

Paciente com diminuição da função dos rins ou do fígado: iniciar com dose reduzida e monitorar cuidadosamente a titulação de dose e o aparecimento de reação adversa. Em paciente com diminuição grave da função dos rins, pode-se considerar o aumento do intervalo entre as doses.

Idosos: podem exigir ajuste de dose em função da condição dos rins e do fígado.

Crianças: segurança e eficácia não estabelecidas até os 18 anos.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C

 

Amamentação

excretado no leite; não amamentar.

 

Não usar o produto

hipersensibilidade a opioide; tendência suicida; tendência ou histórico de dependência ou abuso, uso crônico de agonista opioide; intoxicação aguda por outros depressor do sistema nervoso central; tratamento com IMAO (inibidor da monoamina-oxidase).

 

Avaliar riscos x Benefícios

arritmia cardíaca; comprometimento da capacidade de manter a pressão sanguínea devido a diminuição do volume de sangue ou uso de determinado medicamento (pode ocorrer hipotensão grave); diminuição da função dos rins (reduzir a dose); diminuição da função do fígado (reduzir a dose); idoso e paciente debilitado (pode ser necessário diminuir a dose ou aumentar o intervalo entre elas); predisposição a hipoventilação (pode ocorrer insuficiência respiratória); paciente submetido a cirurgia no trato gastrintestinal, hipotireoidismo, doença de Addison, psicose tóxica (reduzir a dose inicial). extrema cautela: alcoolismo agudo; anoxia; asma brônquica; choque; cor pulmonale; delirium tremens; depressão do sistema nervoso central grave; depressão respiratória; desordem convulsiva; doença pulmonar obstrutiva crônica; hipercapnia; lesão na cabeça; tumor cerebral; pressão intracraniana aumentada; trabalho de parto.

 

Reações que podem ocorrer (sem incidência definida)

Gastrintestinal: náusea; vômito; constipação; boca seca.

Sistema nervoso central: sedação; tontura; sonolência; euforia; sensação de queda iminente.

Cardiovascular: diminuição da pressão; vermelhidão; diminuição dos batimentos cardíacos.

Oftálmico: visão borrada; visão dupla; movimento involuntário dos olhos.

Geniturinário: dificuldade de urinar.

Respiratório: depressão respiratória; broncoespasmo.

Pele: suor excessivo; coceira

Outros: dependência física.

 

Atenção com outros produtos

A Hidromorfona

•pode ter efeito aditivo quando administrada com: medicamento depressor do sistema nervoso central; anestésico geral; hipnótico; inibidor da monoamino-oxidase (IMAO); outro analgésico opioide; sedativo; tranquilizante; antidepressivos tricíclico; álcool.

 

Outras considerações importantes

•em paciente fisicamente dependente de opioide, o tratamento deve ser descontinuado gradualmente. A interrupção abrupta pode levar ao aparecimento de sintomas de abstinência.

•cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.

•não ingerir bebida alcoólica.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.