FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Vardenafila

Vardenafila (Oral) (substância ativa)

Referência: Levitra (Bayer)

Genérico: não

Similar: Vivanza (Medley)

 

cloridrato de vardenafila

Uso oral

Comprimido 5 mg: Levitra

Comprimido 10 mg: Levitra

Comprimido 20 mg: Levitra

 

O que é

vasodilatador [inibidor reversível da fosfodiesterase-5 (PDE-5)].

 

Para que serve

disfunção erétil.

 

Como age

age restaurando a função erétil, resultando em uma resposta natural à estimulação sexual. O mecanismo fisiológico responsável pela ereção do pênis envolve a liberação de óxido nítrico nos corpos cavernosos durante a estimulação sexual. O óxido nítrico ativa a enzimaguanilato-ciclase, que por sua vez induz um aumento dos níveis de monofosfato de guanosina cíclico (GMPc), produzindo um relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos, permitindo o influxo de sangue. O GMPc é degradado pela atuação da fosfodiesterase-5 (PDE-5). Quando a via óxido nítrico/GMPc é ativada, como ocorre com a estimulação sexual, o produto inibe a PDE-5 resultando em um aumento dos níveis de GMP-c nos corpos cavernosos e consequente influxo de sangue no pênis. Portanto, a estimulação sexual é necessária para que possa ocorrer a ereção. Começa a agir em 30 minutos.

 

Como se usa

Uso oral – Doses

•doses em termos de cloridrato de Vardenafila.

•antes de iniciar o tratamento deve-se avaliar se há risco de problemas cardíacos associados com atividade sexual.

•pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Adultos

10 mg em dose única, antes da relação sexual. A dose pode ser aumentada para 20 mg, ou diminuída para 5 mg.

Limite de dose para adultos: 20 mg por dia.

Idosos: iniciar com 5 mg em pacientes com mais de 65 anos; não utilizar acima dos 75 anos de idade.

Paciente com diminuição da função renal: não é necessário o ajuste de doses.

Paciente com diminuição leve da função do fígado: não é necessário o ajuste de doses.

Paciente com diminuição moderada da função do fígado: dose inicial de 5 mg, podendo ser aumentada até um máximo de 10 mg, com base na eficácia e tolerabilidade.

Paciente com diminuição grave da função do fígado: não há estudos.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

o produto não está indicado para mulheres.

 

Não usar o produto

paciente cuja atividade sexual esteja desaconselhada; o medicamento está formalmente contraindicado para paciente em tratamento com medicamentos para angina do peito que contenham nitratos, tais como: isossorbida (mononitrato e dinitrato); nitroglicerina; nitroprusseto; propatilnitrato; não usar junto com outros medicamentos para disfunção erétil (não há trabalhos atestando a segurança e eficácia dessas combinações); não usar junto com: inibidores da protease (como o indinavir ou o ritonavir); não administrar a paciente com prolongamento do intervalo QT ou a paciente em uso de antiarrítmicos da classe IA (como quinidina e procainamida), ou classe III (como amiodarona e sotalol); paciente com insuficiência cardíaca grave; homem com mais de 75 anos de idade; insuficiência grave do fígado; doença terminal dos rins; paciente com hipotensão (pressão arterial sistólica em repouso menor que 90 mm/Hg); infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral nos últimos 6 meses; angina instável; doença hereditária degenerativa da retina (retinite pigmentosa); arritmia com risco de vida; insuficiência cardíaca grave; hipertensão não controlada.

 

Avaliar riscos x Benefícios

anormalidade anatômica do pênis (angulação, deformidade, hipospádia grave, fibrose cavernosa, doença de Peyronie); cautela em paciente altamente suscetível a efeitos vasodilatadores (paciente com estenose aórtica, cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva ou com a rara síndrome de atrofia de múltiplos sistemas); cuidado com associação com alfabloqueador (doxazosina), porque pode haver queda da pressão arterial (usar no máximo 5 mg de Vardenafila e com um intervalo de pelo menos 6 horas do alfabloqueador) (se o alfabloqueador for a tansulosina, usar apenas 5 mg de Vardenafila mas sem a necessidade de esperar as 6 horas); doença cardiovascular (avaliar previamente se a atividade sexual ou uma eventual queda de pressão pode ser prejudicial); doença que pode predispor ao priapismo (anemia falciforme, mieloma múltiplo, leucemia); insuficiência hepática grave (não há estudos); paciente com distúrbio hemorrágico ou com úlcera péptica.

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

Cardiovascular: vermelhidão.

Respiratório: rinite.

Sistema nervoso central: dor de cabeça.

 

Atenção com outros produtos

A Vardenafila

•está formalmente contraindicada para paciente em tratamento com medicamento para angina do peito que contenham nitratos, tais como: isossorbida (mononitrato ou dinitrato, como o Monocordil, Cincordil, Isordil, Isocord); nitroglicerina (Nitradisc, Nitroderm TTS); nitroprusseto (Nipride); propatilnitrato (Sustrate).

•não deve ser associada a: outro tratamento para a disfunção erétil.

•pode ter suas concentrações aumentadas por: ritonavir; indinavir (não associar estes produtos com a Vardenafila).

•pode ter suas concentrações aumentadas por: cetoconazol; itraconazol; eritromicina (em todos estes casos usar no máximo 5 mg de Vardenafila e ainda, no caso do cetoconazol e itraconazol, a dose de 200 mg destes produtos não pode ser ultrapassada em associação com a Vardenafila 5 mg).

•pode ter sua concentração diminuída por: rifampicina.

•pode aumentar sua ação vasodilatadora, acentuando a queda de pressão arterial, com: alfabloqueador (doxazosina) (usar no máximo 5 mg de Vardenafila e com um intervalo de pelo menos 6 horas do alfabloqueador) (se o alfabloqueador for a tansulosina, usar apenas 5 mg de Vardenafila mas sem a necessidade de esperar as 6 horas).

 

Outras considerações importantes

•o produto não altera significativamente as concentrações alcoólicas e o álcool não afeta significativamente as concentrações do produto.

•até que se conheça a resposta ao produto, cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.

•não associado com outro medicamento para tratamento da impotência.

•procurar imediatamente o médico se: ocorrer ereção prolongada por 4 horas ou mais; se

houver perda da visão.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal