FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Menotrofina

Menotrofina

(Injetável) (substância ativa)

Referência: Menopur (Ferring)

Genérico: não

 

Uso injetável

Injetável LH 75 UI + FSH 75 UI/frasco: Menopur

 

Armazenagem antes de aberto

Temperatura ambiente (15-30°C).

 

O que é

estimulante da ovulação; estimulante da espermatogênese [gonadotrofina extraída da urina de mulheres pós menopausa (contém: FSH-hormônio folículo-estimulante e LH-hormônio luteinizante); gonadotrofina humana da menopausa (outro nome genérico); menotropina].

 

Para que serve

infertilidade feminina; infertilidade masculina.

 

Como age

em mulheres, estimula o crescimento e a maturação do folículo ovariano, preparando-o para a ovulação. No homem, estimula a produção de espermatozoides (depois da administração de gonadotrofina coriônica, para aumentar a concentração de testosterona).

 

Como se usa

Uso injetável– Preparação

Menotrofina (LH 75 UI + FSH 75 UI) – Via intramuscular

Estabilidade após aberto

Uso imediato. Descartar sobras.

Administração: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa, profundamente.

 

Uso injetável – Doses

• doses em termos de Menotrofina.

Adultos

mulheres

iniciar com 75 UI por dia, durante 9 a 12 dias (no máximo), seguidas de uma injeção de gonadotrofina coriônica humana (5.000 ou 10.000 UI), via intramuscular, no dia seguinte ao da última aplicação de Menotrofina, caso não tenha havido aumento anormal do ovário durante aqueles 9 a 12 dias. Caso ocorra a ovulação, mas não seguida por gravidez, o esquema posológico descrito pode ser repetido por 2 vezes, no máximo. Não havendo sucesso após essas tentativas, aumentar a dosagem para 150 UI, via intramuscular, por dia, durante 9 a 12 dias (no máximo), seguido de 1 injeção de gonadotrofina coriônica humana (5.000 a 10.000 UI), via intramuscular, um dia após.

homens

iniciar o tratamento com gonadotrofina coriônica humana (2.000 a 5.000 UI), via intramuscular, 3 vezes por semana, até que ocorra a masculinização (aparecimento de sinais sexuais secundários), o que costuma acontecer entre 4 a 6 meses. Passar então para aplicações de Menotrofina 75 UI, via intramuscular, 3 vezes por semana, intercaladas com gonadotrofina coriônica humana (2.000 UI), 2 vezes por semana, durante 4 meses, no mínimo, até que haja espermatozoides na ejaculação. Se ao fim desse período não ocorrer a resposta desejada, aumentar a dose do medicamento, passando a uma injeção de Menotrofina 150 UI, via intramuscular, 3 vezes por semana, intercalando com injeções de gonadotrofina coriônica humana (2.000 UI), 2 vezes por semana.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe X

 

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite. Não amamentar.

 

Não usar o produto

disfunção da tireoide e da suprarrenal; distúrbio de fertilidade não devido ao hipogonadismo hipogonadotrófico; lesão orgânica intracraniana (tumor hipofisário); nível elevado de gonadotrofina (indicando insuficiência ovariana secundária ou insuficiência testicular primária); qualquer outra causa de infertilidade que não a anovulação; sangramento anormal de causa não determinada; tumor nos testículos; tumor ovariano não originado por síndrome de ovário policístico. Ainda em homens: nível normal de gonadotrofina (indicando normalidade da função hipofisária).

 

Avaliar riscos x Benefícios

lesão intracraniana; ovário policístico; síndrome de Stein-Leventhal.

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

Endócrino-metabólico: aumento dos ovários.

Gastrintestinal: distensão abdominal; náusea.

 

Outras considerações importantes

•há risco aumentado de aborto e gravidez múltipla em pacientes submetidas à indução da ovulação.

•o produto deve ser empregado apenas por médicos especializados.

•interromper o tratamento se houver crescimento anormal do ovário, ou se a paciente apresentar dor abdominal.

•as mulheres em tratamento com esse produto devem ser examinadas a cada dois dias, para que seja detectada uma possível estimulação ovariana. Os exames devem continuar ainda por 2 semanas, após a descontinuação do tratamento.

REMÉDIOS COM MENOTROFINA EM SUA COMPOSIÇÃO

Menogon

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal