FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nafarrelina

Nafarrelina

(Intranasal) (substância ativa)

Referência: Synarel (Zodiac)

Genérico: não

 

acetato de nafarrelina equivalente a nafarrelina 

Uso intranasal

Spray nasal 200 mcg/dose: Synarel

 

O que é

[agonista do hormônio liberador de gonadotrofinas; GnRh].

 

Para que serve 

endometriose.

 

Como age

a Nafarrelina é rapidamente absorvida pela mucosa nasal e dentro de aproximadamente 4 semanas de uso ocorre a completa supressão dos esteroides (a supressão máxima das concentrações de estradiol ocorre após 20 dias, com doses de 400 a 800 mcg por dia).

 

Como se usa

Uso intranasal – Doses

•doses em termos de Nafarrelina.

•siga corretamente as instruções da bula do produto.

•o tratamento deve ser iniciado entre o 2º e 4º dias do ciclo menstrual.

•o tratamento dura de 3 a 6 meses no máximo. Pacientes que necessitem repetir o tratamento devem aguardar pelo menos 6 meses do término do primeiro tratamento e passar antes por avaliação da densidade óssea. O retratamento, se os valores da densidade óssea estiverem dentro das faixas de normalidade, deve ser feito no máximo por 3 meses, com doses de 400 mcg por dia.

Adultos

200 mcg (que corresponde a uma aplicação do spray) numa narina pela manhã e 200 mcg (uma aplicação do spray) na outra narina à tarde (dose total diária: 400 mcg).

Se houver necessidade de aumentar as doses, ultilizar 200 mcg (uma aplicação do spray) em cada narina pela manhã e 200 mcg (uma aplicação do spray) em cada narina à tarde (dose total diária 800 mcg).

Adolescentes: a eficácia do tratamento da endometriose em mulheres com menos de 18 anos de idade não foi estabelecida.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe X

 

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite; não amamentar.

 

Não usar o produto

hipersensibilidade ao hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) ou a seus análogos; sangramento vaginal anormal não diagnosticado.

 

Avaliar riscos X Benefícios

casos de baixo conteúdo mineral nos ossos (o produto pode aumentar a osteoporose).

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

Reações do tipo hipoestrogênico: alteração do desejo sexual; dor de cabeça; insônia; instabilidade emocional; ondas de calor; ressecamento vaginal.

Reações do tipo androgênico: alterações de peso; dor muscular; espinhas; inchaço; irritação da mucosa nasal; pelos; redução das mamas; seborreia.

 

Atenção com outros produtos

•se houver necessidade de utilizar um descongestionante nasal tópico, esperar pelo menos 2 horas após a aplicação da Nafarrelina.

 

Outras considerações importantes

•antes de iniciar o tratamento, descartar a hipótese de gravidez.

•durante o tratamento, utilizar método anticoncepcional não hormonal (não usar pílula anticoncepcional). Use métodos como: diafragma, dispositivo intrauterino (DIU) ou preservativo (camisinha).

•se doses do produto forem esquecidas, pode ocorrer ovulação e consequentemente risco de engravidar. Se ocorrer gravidez durante o tratamento ou logo após o seu término o médico deve ser imediatamente avisado.

•evite espirrar durante ou logo após a aplicação do spray Nafarrelina para não prejudicar a absorção da droga. Se você espirrou durante ou logo após a aplicação do produto, repita a aplicação.

•paciente com história familiar de osteoporose, ou que faça uso de álcool, cigarro, ou que utilize medicamento que pode diminuir a massa óssea (anticonvulsivante, corticosteroide) tem maior chance de perda de conteúdo mineral ósseo durante o tratamento.

•monitorar o paciente para o desenvolvimento de diabetes e doença cardiovascular.

REMÉDIOS COM NAFARRELINA EM SUA COMPOSIÇÃO

Synarel

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal