FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nateglinida

Nateglinida (Oral) (substância ativa

Referência: Starlix (Novartis)

Genérico: não

 

Uso oral

Comprimido revestido 120 mg: Starlix

 

O que é

antidiabético oral [hipoglicemiante oral de ação curta; meglitinida; fenilalanina (derivado da)].

 

Para que serve

diabetes tipo 2 (diabetes mellitus não-insulino-dependente),nos quais a hiperglicemia não pode ser controlada por dieta e exercício físico. pode ser utilizado em monoterapia ou em associação com outros agentes antidiabéticos orais com um modo de ação complementar (como a metformina).

 

Como age

restabelece a secreção precoce de insulina, resultando numa redução da glicemia pós-prandial e da HbA1c.

A secreção precoce de insulina é um mecanismo essencial para a manutenção do controle glicêmico normal. A Nateglinida, quando tomada antes das refeições, restabelece a fase precoce ou primeira fase de secreção de insulina, que foi perdida nos pacientes com diabetes tipo 2. A Nateglinida induz uma significativa secreção de insulina durante os primeiros 15 minutos após uma refeição. Isto atenua os picos da glicose pós-prandial. Os níveis de insulina retornam aos valores basais em 3 a 4 horas, reduzindo a hiperinsulinemia pós-prandial associada com hipoglicemia retardada. A Nateglinida é rapidamente eliminada. A secreção de insulina pelas células beta do pâncreas induzida pela Nateglinida é sensível à glicose, de tal forma que é secretada menos insulina à medida que os níveis de glicose baixam. Inversamente, a administração concomitante de alimentos ou de uma perfusão de glicose resulta num claro aumento da secreção de insulina. O reduzido potencial do produto para estimular a secreção de insulina em ambientes de baixas concentrações de glicose proporciona proteção adicional contra a hipoglicemia, tal como quando se deixa de ingerir uma refeição.

 

Como se usa

Uso oral – Doses

•doses em termos de Nateglinida.

•para reduzir o risco de hipoglicemia, administrar o produto antes das refeições (1-30 minutos) e omitir a dose se a refeição não for feita.

monoterapia

Adultos

•120 mg antes das refeições (normalmente café da manhã, almoço e jantar). Se não for obtida uma resposta adequada, os pacientes podem responder à uma dose de 180 mg antes das refeições.

•os ajustes de dose devem basear-se em determinações periódicas da hemoglobina glicosilada (HbA1c). Sendo o principal efeito terapêutico do produto a redução da glicemia pós-prandial (que contribui para a HbA1c), a resposta terapêutica pode também ser monitorada pela glicemia 1 a 2 horas após as refeições.

terapia combinada

Adultos

•para pacientes em monoterapia com a Nateglinida que necessitem de terapia adicional, pode-seadicionar metformina à dose de manutenção.

•para pacientes em monoterapia com metformina que necessitem de terapia adicional, a dose usual de Nateglinida é de 120 mg antes das refeições (para alguns pacientes, que estejam próximos do seu objetivo terapêutico – por exemplo, HbA1c < 7,5 % – pode ser suficiente 60 mg de Nateglinida antes das refeições).

Idosos: mesmas doses de adultos.

Paciente com insuficiência hepática: não são necessários ajustes da dose em pacientes com doença hepática leve a moderada. Não foram estudados pacientes com doença hepática grave.

Paciente com insuficiência renal: não são necessários ajustes das doses.

Crianças: segurança e eficácia não estabelecidas. Não usar.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C

Não usar durante a gravidez; a insulina permite um melhor controle da glicemia durante a gravidez.

 

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite humano; não amamentar.

 

Não usar o produto

criança; diabetes tipo 1 (diabetes mellitus dependente de insulina); acidose importante; cetoacidose diabética com ou sem coma; cirurgia de grande porte; coma diabético; coma não cetótico hiperosmolar; outra condição que cause grande flutuação da glicose; outra condição que mude rapidamente as necessidades de insulina; queimadura grave; traumatismo grave.

• Todas as condições acima são mais bem controladas com insulina.

 

Avaliar riscos X Benefícios

insuficiência hepática grave (não há estudos)

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

hipoglicemia; tontura; diarreia; infecção nas vias aéreas superiores; dor nas costas; sintomas como resfriado; tosse; bronquite; machucado acidental; doença nas juntas.

 

Atenção com outros produtos

A Nateglinida

•pode ter sua ação hipoglicemiante reduzida por: corticosteroide; rifamicina; simpatomimético; tiazida; produto para a tireoide. Monitorar o nível de glicose.

•pode ter a sua ação hipoglicemiante aumentada por: IMAO (inibidor da monoamina oxidase); betabloqueador não seletivo; anti-inflamatório não esteroide; salicilato. Monitorar o nível de glicose.

 

Outras considerações importantes

•não ingerir bebida alcoólica.

•fazer dieta alimentar e exercícios durante o tratamento.

•foi observada hipoglicemia em pacientes com diabetes tipo 2 que estavam fazendo dieta e exercícios e em pacientes tratados com agentes antidiabéticos orais.

•idosos, desnutridos e pacientes com insuficiência adrenal ou pituitária (hipófise) são mais suscetíveis ao efeito redutor da glicose.

•o risco de hipoglicemia em pacientes diabéticos tipo 2 pode ser aumentado pelo exercício físico vigoroso ou pela ingestão de álcool.

•a associação com outro agente antidiabético oral pode aumentar o risco de hipoglicemia.

•pode ser difícil reconhecer a hipoglicemia em paciente que esteja sendo medicado com betabloqueador.

•se ocorrerem sintomas de hipoglicemia (queda da glicose), tomar medidas básicas imediatas (chupar bala, beber ou comer algum alimento açucarado) e reportar o fato ao médico.

•evitar sol em excesso.

•determinar rotineiramente os níveis de glicose.

 

Nateglinida – Associações (ver orientações dos fabricantes)

Starform – hipoglicemiante oral – comprimido (Nateglinida 120 mg+metformina 500 mg). Embalagens com 48 comprimidos de Nateglinida/48 comprimidos de metformina; 84 comprimidos de Nateglinida/84 comprimidos de metformina. Novartis.

Starform – hipoglicemiante oral – comprimido (Nateglinida 120 mg+metformina 850 mg). Embalagens com 48 comprimidos de Nateglinida/48 comprimidos de metformina; 84 comprimidos de Nateglinida/84 comprimidos de metformina. Novartis.

REMÉDIOS COM NATEGLINIDA EM SUA COMPOSIÇÃO

Starform
Starlix

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal