FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Última revisão: 09/08/2017

Comentários de assinantes: 0

Taquicardia Juncional

 

Paciente de 71 anos de idade, sexo masculino, com antecedente de insuficiência cardíaca, em uso de enalapril, 10mg/dia, furosemida, 40mg/dia, e digoxina, 0,25mg/dia; evoluindo com quadro de dispneia, palpitações e pré-síncope com pressão arterial (PA): 70 x 55mmHg.

 

A Figura 1 apresenta o eletrocardiograma (ECG).

                
 

ECG: eletrocardiograma.

Figura 1 - ECG.

 

Trata-se de paciente com Taquicardia Juncional, que se caracteriza por ser uma taquicardia com QRS estreito e ondas P dissociadas aparecendo após o complexo QRS, conforme se pode ver no ECG. A Taquicardia Juncional tem múltiplas etiologias, como cardiopatia primária, distúrbios hidroeletrolíticos e intoxicação digitálica.

Nesse caso, a causa provável é o uso de digitálicos. No paciente, em uso de furosemida, a concentração sérica de potássio era de 2,9mEq/L. A hipocalemia aumenta o risco de complicações da intoxicação digitálica.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal