Bufferin cardio

BUFFERIN CARDIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BUFFERIN CARDIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BUFFERIN CARDIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação BUFFERIN CARDIO

ATENÇÃO: MEDICAMENTO DESCONTINUADO.

BUFFERIN CÁRDIO é apres. em emb. c/ 30 compr. de 81 mg.

BUFFERIN CARDIO – Indicações

BUFFERIN CÁRDIO é indicado para inibição da agregação plaquetária em: AVE isquêmico, prevenção de ataque isquêmico transitório e infarto cerebral, infarto agudo do miocárdio, prevenção de infarto do miocárdio recorrente, angina pectoris instável e angina pectoris estável crônica, prevenção de trombose coronariana em pacientes com fatores de risco, prevenção de trombose venosa e embolia pulmonar. Ainda, após cirurgia vascular ou intervenções do tipo angioplastia percutânea transluminal coronária e cirurgia de revascularização do miocárdio.

Contra indicações de BUFFERIN CARDIO

BUFFERIN CÁRDIO é contra-indicado para pacientes com conhecida alergia ao ácido acetilsalicílico e a qualquer componente da formulação, ou a produtos que contenham anti-inflamatórios não-esteroidais e pacientes com asma, rinite e pólipos nasais.
É contra-indicado na presença de diátese hemorrágica, de úlcera gastrointestinal e nos três últimos meses de gravidez, assim como em pacientes com anemia severa e histórico de irregularidade na coagulação sangüínea.

Advertências

Álcool: pacientes que consomem três ou mais doses de bebida alcoólica todos os dias devem ser aconselhados sobre os riscos de hemorragia durante o uso de produtos contendo ácido acetilsalicílico, como é o caso de Bufferin® cardio.
Anormalidades de Coagulação: mesmo doses baixas de Bufferin® cardio podem inibir a função plaquetária, levando a um aumento no tempo de sangramento. Isto pode afetar pacientes portadores de desordens hemorrágicas (hemofilia hereditária ou adquirida, deficiência de vitamina k ou doenças hepáticas).
Efeitos colaterais no trato gastrintestinal: incluem dor no estômago, azia, náusea, vômito e sangramento gastrintestinal intenso. Embora a minoria dos sintomas do trato gástrico superior, como a dispepsia, seja comum e possa ocorrer a qualquer momento durante a terapia, médicos devem permanecer alerta para os sinais de ulceração e sangramento, mesmo na ausência de sintomas gastrointestinais prévios.
Úlcera péptica: pacientes com histórico de úlcera péptica ativa devem evitar o uso de Bufferin® cardio, dada a possibilidade de aparecimento de irritação da mucosa gástrica e sangramento.
Precauções
Insuficiência renal: evitar Bufferin® cardio em pacientes com insuficiência renal grave (taxa de filtração glomerular menor que 10 mL/min.).
Insuficiência hepática: evitar Bufferin® cardio em pacientes com insuficiência hepática grave.
Testes Laboratoriais: o ácido acetilsalicílico tem sido associado a elevados níveis de enzimas hepáticas, de uréia e creatinina sérica, a hipercalemia, proteinúria e tempo de sangramento prolongado.

Interações medicamentosas de BUFFERIN CARDIO

Inibidores da enzima conversora da angiotensina: os efeitos hiponatrêmicos e hipotensivos dos inibidores da ECA podem ser diminuídos pela administração concomitante de ácido acetilsalicílico, devido ao seu efeito indireto sobre a via de conversão renina-angiotensina.
Acetazolamida: o uso concomitante de acetazolamida e ácido acetilsalicílico pode levar a um aumento da concentração sérica da acetazolamida (e toxicidade) devido à competição para secreção no túbulo renal.
Terapia anticoagulante (heparina e varfarina): pacientes sob terapia anticoagulante de sangramento têm o risco aumentado em função da interação das drogas e o efeito sobre as plaquetas. O ácido acetilsalicílico pode deslocar a ligação da varfarina às proteínas plasmáticas, levando ao prolongamento do tempo de protrombina e do tempo de sangramento. Pode aumentar a atividade anticoagulante da heparina, com maior risco de sangramento.
Anticonvulsivantes: os salicilatos podem deslocar a ligação da fenitoína e do ácido valpróico às proteínas plasmáticas, aumentando os níveis séricos do ácido valpróico e da fenitoína.
Betabloqueadores: o efeito hipotensivo dos betabloqueadores pode ser diminuído pela administração concomitante do ácido acetilsalicílico devido à inibição das prostaglandinas renais, produzindo diminuição do fluxo sangüíneo renal e retenção de sais e fluidos.
Diuréticos: a eficácia dos diuréticos pode ser diminuída pela administração concomitante do ácido acetilsalicilíco, devido à inibição das prostaglandinas renais, levando a uma diminuição do fluxo sangüíneo renal e à retenção de sais e fluidos.
Metotrexato: salicilatos podem inibir o “clearance” renal do metotrexato, causando toxicidade da medula óssea.
Drogas antiinflamatórias não esteroidais: o uso corrente destas drogas juntamente com ácido acetilsalicílico deve ser evitado, pois pode aumentar o sangramento ou levar a uma diminuição da função renal.
Hipoglicemiantes orais: doses moderadas de ácido acetilsalicílico podem aumentar a eficácia destas drogas, levando a hipoglicemia.
Agentes uricosúricos (probenecida e sulfinpirazona): salicilatos antagonizam a ação destas drogas.

Reações adversas / efeitos colaterais de BUFFERIN CARDIO

Muitos eventos adversos devido à ingestão de ácido acetilsalicílico são relacionados à dose.
Abaixo está descrita uma lista de reações adversas que foram reportadas na literatura.
Gerais: febre, hipotermia e sede.
Cardiovascular: disritmia, hipotensão e taquicardia.
Sistema Nervoso Central: agitação, edema cerebral, coma, confusão, tontura, dor de cabeça, hemorragia intracraniana ou subdural, letargia e convulsões.Fluidos e eletrólitos: desidratação, hipercalemia, acidose metabólica e alcalose respiratória.
Gastrointestinal: dispepsia, sangramento gastrointestinal, ulceração e perfuração, náusea,
vômito, elevação transitória das enzimas hepáticas, hepatite, síndrome de Reye e pancreatite.
Hematológico: prolongamento do tempo de protrombina, coagulação intravascular disseminada,
coagulopatia e trombocitopenia.
Hipersensibilidade: anafilaxia aguda, angioedema, asma, broncoespasmo, edema de laringe e
urticária.
Musculoesquelético: rabdomiólise.
Metabolismo: hiperglicemia e hipoglicemia (em crianças).
Reprodutivo: gravidez e trabalho de parto prolongado, bebês natimortos, baixo peso do recémnascido
e sangramento antes e após o parto.
Respiratório: aumento anormal dos movimentos respiratórios, edema pulmonar e respiração
excessivamente rápida.
Sentidos especiais: perda de audição e zumbido. Pacientes que freqüentemente apresentam
perda de audição, podem ter dificuldade em perceber o zumbido. Nestes pacientes, zumbido não
pode ser usado como um indicador clínico de salicilismo.
Urogenital: nefrite intersticial, necrose papilar, proteinúria, insuficiência renal e falência renal.

BUFFERIN CARDIO – Posologia

Cada dose de BUFFERIN CÁRDIO deve ser tomada com um copo cheio de água, a menos que o paciente esteja sob restrição de fluidos, durante ou após a refeição.
Devem ser administrados de 1 a 4 comprimidos por dia, ou a critério médico.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Características farmacológicas
Descrição: Bufferin® cardio contém ácido acetilsalicílico em formulação tamponada o que possibilita uma absorção mais rápida, proporcionando o dobro da concentração plasmática obtida com o ácido acetilsalicílico comum.
Os três componentes de ação tamponante, o carbonato de cálcio, o óxido de magnésio e o carbonato de magnésio, presentes na fórmula de Bufferin® cardio, ajudam a prevenir o aparecimento de eventos gastrintestinais comuns às formulações simples do ácido acetilsalicílico. Os comprimidos revestidos facilitam a ingestão.
O ácido acetilsalicílico inibe a síntese de prostaglandinas e de tromboxano A2, prevenindo a agregação plaquetária e a formação de trombos.
Mecanismo de ação: Bufferin® cardio é um potente inibidor tanto da síntese das prostaglandinas como da agregação plaquetária, entre os derivados do ácido salicílico. As diferenças entre a atividade Bufferin® cardio e a do ácido salicílico são devidas ao grupo acetila da molécula de ácido acetilsalicílico. Este grupo é responsável pela inativação da via cicloxigenase.
Farmacocinética
Absorção: é absorvido no trato gastrointestinal.
Distribuição: o ácido acetilsalicílico é amplamente distribuído para todos os tecidos e fluidos corporais, inclusive no sistema nervoso central, no leite materno e nos tecidos fetais. As concentrações mais altas são encontradas no plasma, fígado, córtex renal, coração e pulmões.
A ligação dos salicilatos às proteínas plasmáticas é dependente da concentração. Em doses baixas ( < 100 microgramas/ml), aproximadamente 90% do salicilato no plasma estão ligados à albumina, enquanto em concentrações mais altas ( > 400 microgramas/mL), somente 75% estão ligados.
Metabolismo: o ácido acetilsalicílico é rapidamente hidrolisado no plasma em ácido salicílico, tanto que seus níveis plasmáticos são essencialmente indetectáveis após 1-2 horas da ingestão da dose. O ácido salicílico tem meia-vida plasmática de aproximadamente 6 horas. Para doses tóxicas seguidas (10-20 g) a meia-vida plasmática pode ser aumentada para mais de 20 horas.
Eliminação: a taxa de eliminação da droga é constante em relação à concentração plasmática. A excreção renal da droga inalterada depende do pH urinário. Na medida em que o pH urinário chega em torno de 6,5, o clearance renal do salicilato livre aumenta de menos de 5% para mais de 80% .
Farmacodinâmica
O ácido acetilsalicílico afeta a agregação plaquetária pela inibição irreversível da cicloxigenase. Este efeito perdura por toda a vida plaquetária, prevenindo a formação do fator tromboxano A2, responsável pela agregação plaquetária.

Resultados de eficacia

Muitos estudos demonstram a eficácia do ácido acetilsalicílico em doses baixas (75 a 325 mg) como agente antiplaquetário na prevenção primária e secundária em eventos cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, tromboembolia, e outros eventos cardiovasculares.
Referências:
1) Final report on the aspirin component of the ongoing physicians’ health study. The New Englan Journal of Medicine. Volume 321 – Number 3 – July 20, 1989. p. 129 – 135.
2) Randomised trial of intravenous streptokinase oral aspirin, both, or neither among 17 187 cases of suspected acute myocardial infarction: ISIS-2 (Second International study of Infarct Survival – Collaborative Group). The Lancet. Saturday 13 August 1988. p. 349 – 360.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Antes de iniciar o tratamento de longo prazo com o ácido acetilsalicílico, recomenda-se avaliar a existência de problemas renais e complicações gastrintestinais.

Armazenagem

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da umidade e do calor excessivo.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

BUFFERIN CARDIO – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.