Calcichell

CALCICHELL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCICHELL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCICHELL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ativus

Apresentação CALCICHELL

Pó Oral Instantâneo: Caixa com 4 e 15 envelopes contendo 3,5g de pó oral (250mg de cálcio elementar como cálcio aminoácido quelato).
Pó Oral Instantâneo: Caixa com 15 envelopes contend o 7,0g de pó oral (500mg de cálcio elementar como cálcio aminoácido quelato).

CALCICHELL – Indicações

Este medicamento é indicado como complemento nutricional e terapêutico, podendo ser utilizado em situações tais como: prevenção de baixa densidade óssea (nas crianças), hipocalcemia (em recém-nascidos e adolescentes), raquitismo, prevenção de cáries dentárias, complemento nutricional para uma adequada maturação óssea, tratamento auxiliar na desmineralização óssea, osteomalácia, suplemento de cálcio na gestação e lactação.

Contra indicações de CALCICHELL

Este medicamento está contraindicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade ao cálcio aminoácido quelato ou à qualquer constituinte da fórmula e nos casos de hipercalcemia e hipercalciúria.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Advertências

Evitar que se ultrapasse a dosagem maior que 4000 mg/dia, uma vez que podem produzir cálculo renal empessoas suscetíveis, hipercalcemia, síndrome do leite álcali, deficiência de ferro e constipação intestinal.

Este medicamento contém aspartamo.
Fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Interações medicamentosas de CALCICHELL

A utilização de Calcichell em pacientes que estão s endo medicados com bloqueadores dos canais de cálcio deve ser criteriosa, pois, pode haver interferência com a eficácia desta classe terapêutica.
O cálcio compete com o magnésio pela absorção intestinal. Sua presença em quantidades maiores através de produtos lácteos ou suplementos inibe a absorção de magnésio.

Reações adversas / efeitos colaterais de CALCICHELL

Até o momento não se tem relatos de reações adversas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária NOTIVISA, d isponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CALCICHELL – Posologia

Este medicamento deve ser administrado sempre junto às principais refeições, já que o cálcio é melhor absorvido em meio ácido. Lactentes (0 a 11 meses): recomenda-se a ingestão diária de 500 mg de cálcio.
Crianças de 1 a 10 anos: recomenda-se a ingestão diária de 750 mg de cálcio. Adultos: recomenda-se a ingestão diária de 1500 mg de cálcio.
As doses sugeridas podem ser aumentadas a critériomédico, de acordo com a necessidade do paciente.

Super dosagem

A ingestão acidental ou involuntária de grandes quantidades de Calcichell pode, eventualmente, causar sintomas gerais gastrointestinais e riscos de hipercalcemia. É reco mendado o esvaziamento gástrico seguido de hiper-hidratação para diminuir a absorção e acelerar, posteriormente, a eliminação d o excesso de cálcio absorvido.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

O cálcio possui um papel fundamental para o desempenho de funções reguladoras básicas, tais como: contração e relaxamento dos músculos (inclusive no miocárdio) por ação direta na placa mioneural; atuação nos mecanismos de transmissão de impulsos nervosos; ativação das reações enzimáticas; estimulação da secreção hormonal; preservação da integrida de das substâncias aglutinantes intracelulares; formação do tecido ósseo e da dentina durante o período de crescimento; coagulação sanguínea; permeabilidade capilar e da membrana celular; captação e união de aminoácidos; absorção de vitamina B1 2 e na secreção gástrica. O cálcio é primeiramente absorvido no intestino delgado sob forma ionizada, necessitando de mecanismos ativos para que esta absorção ocorra. O cálcio utilizado para a preparação de Calcichell (cálcio aminoácido quelato) apresenta-se sob a forma de quelato, sendo assim não tem que passar pelo caminho normal da absorção de cálcio no intestino, caminho que depende da vitamina D. Ele é absorvido por transporte ativo como uma pequena molécula de proteína, atingindo um bioaproveitamento de 44%, duas vezes maior que a absorção dos sais comuns de melhor qualidade mineral. A utilização de cálcio na forma de aminoácido quelato é justificada devido a diversos fatores, tais como:
-Estabilidade para ultrapassar a barreira digestiva, sendo absorvido intacto;
-Não reage com outros componentes da dieta;
-Absorvido no jejuno, possui mais sítios de absorção que os sais que são absorvidos no duodeno;
-Não estando na forma iônica, não compete com outros metais;
-A forma de quelato com aminoácidos é muito mais compatível com os sistemas de transportes celulares que as outras formas;
– É absorvido como quelato e assim permanece até que os metabólitos apropriados quebrem a ligação para o uso do cálcio. – Os aminoácidos resultantes do processo serão metabolizados como material nutricional comum.

Resultados de eficacia

Estudos demonstram que a deficiência de cálcio norganismo é responsável pela calcificação incompletada matriz óssea (Amaya, 1999).
Em estudo realizado na Iugoslávia, foram estudadasduas áreas de diferente ingestão de cálcio: Em Podravina, a ingestão diária de cálcio em indivíduos mais jovens foi de 25mmol (1gao dia) e em indivíduos idosos 22.075mmol (0.88g) ao dia; diferentemente, em Istra, em uma população semelhante, ingestão foi de apenas 12 mmol (0.48g) ao dia nos jovens e de 9.025mmol (0.36g) ao dia em indivíduos idosos. Em todas as idades ocorreu uma massa óssea mais elevada e Podravina, houve uma diminuição da incidência de fraturas do fêmur proximal nos idosos. (MATKOVIC, 1999).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C), protegido da luz e umidade. O prazo de validade do medicamento é de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
O medicamento é um pó de coloração branca, com odor característico e sem sabor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

M.S. nº 1.1861.0055
Farm. Resp.: Dra. Lucineia Nascimento N. de S. Machado – CRF-SP nº 31.274

Registrado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Emílio Mallet, 317 – Sala 1005 – Tatuapé – CEP: 03320-000 – São Paulo-SP
CNPJ: 64.088.172/0001-41

Fabricado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua Fonte Mécia, 2.050 – Caixa Postal 489 – CEP: 13273-900 – Valinhos-SP
CNPJ: 64.088.172/0003-03
Indústria Brasileira

Comercializado por: Arese Pharma Distr. de Med. Ltda-ME.
Rua José Leal Fontoura, 332 – Sala 1 – Centro – CEP: 83414-190 – Colombo-PR
CNPJ: 14.812.380/0001-73 – SAC: 0800 770 79 70

CALCICHELL – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado como complemento nutricional e terapêutico, podendo ser utilizado em situações de prevenção da baixa densidade óssea (nas crianças), hipocalcemia (diminuição do cálcio no sangue em recém-nascidos e adolescentes), raquitismo (enfraquecimento ósseo), prevenção de cáries dentárias, complemento nutricional para uma adequada formação óssea, tratamento auxiliar para desmineralização óssea e osteomalácia (perda de massa e força óssea), suplemento de cálcio na gestação e lactação.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Participa da formação do tecido ósseo e da dentina durante o período de crescimento, além de intervir ativamente em outros processos de vital importância para o corpo humano.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com antecedentes de hipersensibilidade (alergia) ao cálcio aminoácido quelato ou qualquer constituinte da fórmula e nos casos de aumento de cálcio no sangue e na urina.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento contém aspartamo.
Fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Evitar que se ultrapasse a dosagem maior que 4000 mg/dia, uma vez que podem produzir cálculo (pedra) renal em pessoas suscetíveis, hipercalcemia (aumento de cálcio no sangue), síndrome do leite álcali, deficiência de ferro e constipação intestinal (laxativo). A utilização deste medicamento em pacientes que estão sendo medicados com bloqueadores dos canais d e cálcio deve ser criteriosamente avaliada pelo médico, pois, pode haver interferência na eficácia destes medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) e protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O medicamento é um pó de coloração branca, com odor característico e sem sabor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tomar sempre junto às principais refeições, já que o cálcio é melhor absorvido em meio ácido. Lactentes (0 a 11 meses): recomenda-se a ingestão diária de 500 mg de cálcio.
Crianças de 1 a 10 anos: recomenda-se a ingestão diária de 750 mg de cálcio. Adultos: recomenda-se a ingestão diária de 1500 mg de cálcio.
As doses sugeridas podem ser aumentadas a critério médico, de acordo com a necessidade do paciente.

Siga corretamente o modo de usar. Em casos de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Até o momento não se tem relatos de reações adversas.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de grandes quantidades deste medicamento pode, eventualmente, causar sintomas gerais gastrointestinais e riscos de hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue). É recomendado o esvaziamento gástrico seguido de hiper-hidratação para diminuir a absorção e acelerar, posteriormente, a eliminação do excesso de cálcio absorvido.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

25/05/2017