Calcimed

CALCIMED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CALCIMED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CALCIMED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

medquimica

Apresentação CALCIMED

Calcimed® suspensão oral apresenta-se em frasco contendo 240 mL.

CALCIMED – Indicações

Suplemento vitamínico e/ou mineral em dietas restritivas.
Suplemento vitamínico e/ou mineral para a prevenção /tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal.

Contra indicações de CALCIMED

Calcimed® está contraindicado nos seguintes casos: hipersensibilidade conhecida aos componentes do produto, hipercalcemia, sarcoidose, hipercalciúria grave.

Este medicamento é contraindicado para uso por portadores de insuficiência renal grave.

Advertências

Na hipercalciúria leve, bem como na insuficiênciaenalr crônica, ou quando há propensão à formação de cálculos renais, deve-se realizar monitorizarão daexcreção urinária de cálcio e, se necessário, a dose deve ser reduzida ou o tratamento interrompido.
Em pacientes com acloridria ou hipocloridria, a absorção de cálcio pode estar reduzida, a menos que este seja administrado durante as refeições.
Recomenda-se a monitorização regular da concentração de cálcio em pacientes recebendo doses farmacológicas da vitamina D, especialmente no inicio do tratamento e caso surjam sintomas sugestivos de toxidade.

Gravidez e lactação
Gestantes, nutrizes e crianças até 3 anos, somente devem consumir este produto sob a orientação do médico.

Categoria de risco na gravidez: C. este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Populações especiais
O uso prolongado do cálcio em idosos pode provocar constipação intestinal.
A vitamina D não deve ser administrada em pacientes com hipercalcemia e deve ser administrada com cautela em crianças (devido à maior sensibilidade a os seus efeitos), em pacientes com insuficiência renal ou cálculos, ou em pacientes com doença cardíaca, que apresentam maior risco de dano ao órgão caso ocorra hipercalcemia. As concentrações plasmáticas de fosfato devem ser controladas durante o tratamento com vitamina D, visando reduzir o risco de calcificação ectópica.

Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.
Contém 0,5% de etanol.

Interações medicamentosas de CALCIMED

Medicamento-medicamento:
A administração simultânea com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada. Nestes casos, os medicamentos devem ser ingeridos obedecendo-se um intervalo de tempo de pelo menos 2-3 horas.
Em pacientes digitalizados, altas doses de cálcio podem aumentar o risco de arritmias cardíacas. Diuréticos tiazídicos aumentam o risco de hipercalcemia se administrados juntamente com a vitamina D e cálcio. Nestes casos, aconselha-se a monitorização das concentrações séricas de cálcio.
Alguns antiepilépticos (ex.: carbamazepina, fenobarbital, fenitoina e primidona) podem aumentar a necessidade de vitamina D.

Medicamento-alimentos:
O consumo excessivo e prolongado de cálcio (leite)e álcalis absorvíveis (produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio) podem causar altas concentrações de cálcio (exemplo, síndrome leite-álcali). Dois tipos de síndromes podem ser vistas: (1) alcalose e uremia, que melhora após a retirada do antiácido, ou
(2) azotemia com alcalose e calcinose. Fósforo, encontrado nos laticínios, pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis com íons cálcio. Essa ligação forma um mineral que é pobremente absorvido através da parede intestinal. Essa interação é de gravidade moderada, tendo um tempo tardio de aparecimento. Recomenda-se, então, evitar a ingestão de produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio com altas quantidades de cálcio (leite).
Outra interação que pode ocorrer é entre os sais de cálcio e alimentos contendo ácido oxálico que é encontrado em espinafre e ruibarbo. Essa interação pode levar a diminuição da exposição de cálcio, diminuindo sua absorção pela formação de compostos insolúveis. O tempo de aparecimento dos efeitos da reação é rápido. Para manejar essa interação, recomenda-se não ingerir produtos contendo cálcio no intervalo de duas horas ao consumo de alimentos com alto teor de ácido oxálico.
A ingestão de sais de cálcio com alimentos contendo ácido fítico também pode diminuir a efetividade do cálcio. O ácido fítico pode ser encontrado em farelos e cereais integrais e este pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis. Esta interação é de gravidade moderada, de rápido início de ação.
Em relação à vitamina D pode observar que o uso concomitante de produtos contendo vitamina D e olestra pode diminuir as concentrações sistêmicas de colecalciferol e pode resultar em eventos adversos relacionados à deficiência de vitamina D, incluindo hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário. Essa interação é de gravidade leve, com início de aparecimento tardio. Recomenda-se monitorizar o paciente para possíveis eventos adversos.

Medicamentos-substâncias químicas:
O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.

Medicamento-exames laboratoriais:
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência deCalcimed® em testes laboratoriais.

Reações adversas / efeitos colaterais de CALCIMED

Reações com frequência < 1%: constipação, boca seca , hipercalcemia, hipofosfatemia, síndrome leite- álcali, náusea, tontura, dor de cabeça, hipercalciúria, hipomagnesemia, confusão mental, vômito. Frequência não definida: Hipervitaminose D (sinaise sintomas incluem hipercalcemia, resultando em dor de cabeça, náusea, vômito, letargia, confusão, lentidão, dor abdominal, dor óssea, poliúria, fraqueza, arritmias cardíacas, calcificação de tecidos moles, calciúria e nefrocalcinose). Além disso, tem-se relatado: hipertensão, infarto do miocárdio, cálculo renal, nefrotoxicidade, efeitos dislipidêmicos.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponíveis em www.anvisa.gov.br/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

CALCIMED – Posologia

Agite antes de usar.
1 colher de chá = 5 mL
1 colher de sobremesa = 10 mL
– Lactentes (0-11 meses): 4 colheres de chá (20 mL)ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de chá de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (1-6 anos): 3 colheres de sobremesa (30 mL) ao dia uma vez ao dia.
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após UMA das principais refeições(almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (7-10 anos): 4 colheres de sobremesa (40 mL) ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Adultos, gestantes e lactantes: 6 colheres de sobremesa (60 mL) ao dia durante as principais refeições, ou conforme recomendação médica
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA    
MEDIDOR  Lactentes
 Crianças  

Adultos,
Gestantese
Lactantes

0-11 meses 1-6 anos 7-10 anos

Colher de chá
(5 mL)

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

___ ___  ___ 

Colher de
sobremesa (10
mL)

___

3 colheres,
UMA vez ao
dia

 

 

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

 

3 colheres,
DUAS vezes
ao dia



Não há estudos dos efeitos de Calcimed® administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral.

Super dosagem

A ingestão excessiva de vitamina D pode causar o de senvolvimento de reações gastrintestinais (pacientes que recebem altas doses de vitaminas D), hipercalcemia (diminuição do apetite, náusea, vômito, constipação, dor abdominal, fraqueza muscular, poliúria, sede, sonolência e confusão) e seus efeitos associados incluindo hipercalciúria, calcificação e ctópica e dano cardiovascular e renal. Em casos severos, coma ou arritmias cardíacas. É conhecido que a suplementação de vitamina D pode ser prejudicial para pessoas que já recebem ingestão adequada por meio da própria dieta alimentar e da exposição à luz solar, visto que a diferença entre as concentrações terapêutica e tóxica é relativamente pequena.
Tratamento: interrupção do tratamento; na hipercalcemia severa, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, diurese forçada e fosfato oral.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisa de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Calcimed® é um medicamento que se destina à reposição de cálcio e vitamina D3(que auxilia na absorção de cálcio) nos casos de dietas restritivas e inadequadas de cálcio e colecalciferol (vitamina D3), por pessoas que apresentam deficiência destes no organismo. Também ajuda na prevenção ou tratamento ósseo (pré e pós menopausal) na perda ou diminuição de constituintes minerais do organismo e tecidos individuais.

Propriedades farmacodinâmicas
O cálcio é um eletrólito essencial para a integridade dos sistemas nervoso, muscular e esquelético. O esqueleto contém 99% do total do cálcio corporal. O cálcio do esqueleto está em constante troca com o cálcio plasmático. Uma vez que as funções metabólicas do cálcio são essenciais para a vida, quando existe algum distúrbio no balanço de cálcio, devido à deficiência na dieta ou outras causas, podem ser utilizadas as reservas de cálcio, presentes nos ossos para atender às necessidades mais vitais do organismo. Portanto, a mineralização normal dos ossos depende da quantidade total de cálcio no organismo.
As perturbações do metabolismo do cálcio estão intimamente ligadas às alterações do tecido ósseo. Assim, pode-se distinguir: raquitismo primário, osteomálacia nutricional (raquitismo), má absorção intestinal, diarreia grave intratável, osteoporose, hipoparatiroidismo. Em cada uma dessas condições observam-se alterações dos níveis plasmáticos de cálcio, da estrutura e metabolismo ósseo, bem como repercussões funcionais em vários sistemas.
Aproximadamente 1/5 a 1/3 da dose de cálcio administrada por via oral é absorvida no intestino, dependendo da presença de, por exemplo, fatores dietéticos, pH e presença de vitamina D. A absorção de cálcio está aumentada na presença de deficiências de cálcio ou quando o paciente está sob dieta de baixo conteúdo da cálcio. A excreção ocorre principalmente nas fezes e, em menor grau, na urina. O cálcio atravessa a placenta e também é excretado no leite materno.
A vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelos ossos. Se não há uma exposição regular ao sol ou se a alimentação é deficitária em vitamina D, poderá não ocorrer uma absorção regular de cálcio. Portanto, nestes casos, é recomendável a suplementação com vitamina D. A vitamina D é hidroxilada no corpo humano obtendo-se o 1,25-dihidroxicolecalciferol, ou calcitriol, a forma mais ativa da vitamina D. O calcitriol, que é importante na regulação da absorção de cálcio no intestino, é produzido nos rins e, durante a gravidez, na unidade fetoplacentária, A vitamina D necessária para os humanos geralmente é obtida por meio da exposição da pele à quantidade de luz solar.
Propriedades farmacocinéticas
Parte do cálcio é absorvida no intestino e a porção não absorvida é excretada nas fezes.
A vitamina D também é absorvida no trato gastrintestinal. A presença da bile é essencial para uma adequada absorção intestinal.
A vitamina D liga-se a uma proteína plasmática e étransportada pelo sangue para o figado onde passa pela primeira hidroxilação para formar o 25-hidroxi colecalciferol e o 25-hidroxiergocalciferol.Também ocorre metabolismo adicional nos rins. A vitamina D e seus metabólitos são excretados principalmente n a bile e nas fezes. Somente pequenas quantidades são encontradas na urina.

Resultados de eficacia

O cálcio é considerado um composto essencial para manutenção da saúde em geral e, em particular, do tecido ósseo. (Rev. BrasReumato. 2004).
Observa-se que tanto a redução da ingestão de cálcio quanto as baixas reservas de vitaminas D implicam na redução da resistência óssea. Pacientes idosos t endem a reduzir a ingestão diária de cálcio e possuir baixas concentrações de vitamina D e, nesses casos, os suplementos com cálcio e vitamina D parecem ser de grande importância na redução de fraturas, como a fratura de quadril. (JCEM. 2000)
Estudos com suplementação de cálcio e vitamina D demonstram resultados positivos na redução destes riscos (JAMA. 2001; NEJM. 2001).
Redução do risco de outras fraturas, como as não ve rtebrais também são observadas com a suplementação destes compostos (RevRhum. 1994; CalcifTissueInt 2004.)
Estudo de 3 anos realizado com idosos que receberam suplemento diário de 1000mg de cálcio elementar na forma de carbonato de cálcio e 400UI de vitaminaD demonstrou redução de 12% na incidência de quedas graves (AgingClinExp Res. 2005).
O cuidado com as necessidades diárias de cálcio nãose resume aos idosos. A ingestão adequada de cálcio durante a infância e adolescência é necessária paraque o pico de massa óssea seja atingido, reduzindo o risco de fraturas osteoporóticas durante a vida (Pe diatrics. 2006).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre15 e 30°C). Proteger da umidade. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto Físico:
Suspensão homogênea de coloração rosa com odor característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto de medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Dizeres legais

MS nº 1.0917.0096
Farm. Resp.: Dr. Jadir Vieira Junior CRF-MG 10.681
MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua Otacílio Esteves da Silva, 40 – Granjas Betânia CEP 36.047-400 – Juiz de Fora – MG
CNPJ 17.875.154/0001-20
Indústria Brasileira SAC: 0800 032 4087

CALCIMED – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Suplemento vitamínico e/ou mineral em dietas restritivas.
Suplemento vitamínico e/ou mineral para a prevenção /tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Calcimed® é um medicamento que se destina à reposição de cálcio e vitamina D3 (que auxilia na absorção de cálcio) nos casos de dietas restritivas e inadequadas de cálcio e colecalciferol (vitaminaD3), por pessoas que apresentam deficiência destes no organismo. Também ajuda na prevenção ou tratamento ósseo (pré e pós menopausal) na perda ou diminuição de constituintes minerais do organismo e tecidos individuais.

Informações sobre cálcio e vitamina D:
O cálcio é um elemento fundamental ao organismo, porém não é produzido endogenamente e somente é adquirido através da ingestão diária de alimentos que o contêm.
A vitamina D, embora disponha de uma via endógena d e formação (pele), tem em seu aporte exógeno um importante fator para a manutenção de níveis ideais às necessidades orgânicas.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Calcimed® não deve ser usado caso você tenha alergia aos componentes da fórmula, aumento dos níveis de cálcio no sangue, problemas graves nos rins, sarcoidose (doença inflamatória que pode acometer órgãos como os pulmões, fígado e gânglios linfáticos) e eliminação excessiva de cálcio na urina.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com problemas renais graves.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE TOMAR ESTE MEDICAMENTO?
– Advertências e Precauções:
Se você tiver os seguintes problemas de saúde você deverá utilizar o produto sob supervisão médica: hipercalciúria leve (eliminação leve de cálcio na urina), insuficiência renal (problemas nos rins) crônica, ou quando há propensão à formação de cálcio e, se necessário, reduza a dose ou interrompa o tratamento. Caso você tenha ausência ou redução dos níveis de ácido clorídrico no estômago, a absorção de cálcio pode estar reduzida.
Este medicamento contém 0,5% (0, 005 mL/mL) de álcool (etanol).

– Gravidez e amamentação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez duranteo tratamento e após o seu termino ou se está amamentando. As mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças até 3 anos, somente devem consumir este produto sob orientação do médico.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

– Populações especiais
O uso prolongado de cálcio em idosos pode provocar prisão de ventre.
A vitamina D não deve ser administrada em pacientes com níveis elevados de cálcio no sangue e deve ser administrada com cautela em crianças (devido á maior sensibilidade de seus efeitos), em pacientes com insuficiência dos rins ou cálculos, ou em pacientes com doenças cardíacas, que apresentam maior risco de dano ao órgão caso ocorra elevação dos níveis sanguíneos de cálcio. As concentrações de fosfato no sangue devem ser controladas durante o tratamento com vitamina D, visando reduzir o risco de calcificação em outras áreas.
Seu médico poderá realizar o controle regular da concentração de cálcio em pacientes recebendo vitamina D, especialmente no início do tratamento e caso surjam sintomas sugestivos de toxicidade.

Atenção diabéticos: contém açúcar (0,021 mg/mL de açúcar), portanto, deve ser utilizado com cautela em portadores de Diabetes.

– Interações Medicamentosas:
Medicamento-medicamento
A administração simultânea com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada. Nestes casos, os medicamentos devem ser ingeridos obedecendo-se um intervalo de tempo de pelo menos 2-3 horas. Em pacientes que utilizam digitálicos (medicamentos usados no tratamento de doenças do coração), altas doses de cálcio podem aumentar o risco de alterações do ritmo cardíaco.
Alguns tipos de diuréticos aumentam o risco de elevar os níveis de cálcio no sangue se administrados juntamente com a vitamina D e cálcio. Nestes casos, aconselha-se o controle das concentrações de cálcio no sangue. Informe seu médico.
Alguns antiepilépticos (ex.: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona) podem aumentar a necessidade de vitamina D.

Medicamento-alimento
O consumo excessivo e prolongado de cálcio (leite)e álcalis absorvíveis (produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio) podem causar altas concentrações de cálcio (exemplo, síndrome leite-álcali).Recomenda-se, então, evitar a ingestão de produtos contendo alumínio, cálcio ou magnésio com altas quantidades de cálcio (leite).
Os sais de cálcio interagem com alimentos contendo ácido oxálico, encontrado no espinafre e no ruibarbo. Essa interação pode levar a diminuição da exposição de cálcio, diminuindo sua absorção pela formação de compostos insolúveis. O tempo de aparecimento dos efeitos da reação é rápido.
A ingestão de sais de cálcio com alimentos contendo ácido fítico também pode diminuir a efetividade do cálcio. O ácido fítico pode ser encontrado em farelos e cereais integrais e este pode inibir a absorção de cálcio pela formação de compostos insolúveis. Esta interação é de gravidade moderada, de rápido início de ação.
O uso concomitante de produtos contendo vitamina D e olestra pode diminuir as concentrações sistêmicas de colecalciferol e pode resultar em eventos adversos relacionados à deficiência de vitamina D, incluindo hipocalcemia e hiperparatireoidismo secundário. Essa interação é de gravidade leve, com início de aparecimento tardio.

Medicamento-substâncias químicas
O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.

Medicamentos-exames laboratoriais
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de Calcimed® em testes laboratoriais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.


5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser mantido em sua embalagem original.
Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30° C). Proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto Físico:
Suspensão homogênea de coloração rosa com odor característico de morango.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Agite antes de usar.
1 colher de chá = 5 mL
1 colher de sobremesa = 10 mL
– Lactentes (0-11 meses): 4 colheres de chá (20 mL)ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de chá de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (1-6 anos): 3 colheres de sobremesa (30 mL) uma vez ao dia.
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após UMA das principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Crianças (7-10 anos): 4 colheres de sobremesa (40 mL) ao dia.
Recomenda-se administrar 2 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.
– Adultos, gestantes e lactantes: 6 colheres de sobremesa (60 mL) ao dia antes ou após as principais refeições, ou conforme recomendação médica.
Recomenda-se administrar 3 colheres de sobremesa de preferência 2 horas antes ou após as principais refeições (almoço e jantar), ou conforme recomendação médica.

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA

POSOLOGIA DIÁRIA RECOMENDADA    
MEDIDOR  Lactentes
 Crianças  

Adultos,
Gestantese
Lactantes

0-11 meses 1-6 anos 7-10 anos

Colher de chá
(5 mL)

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

___ ___  ___ 

Colher de
sobremesa (10
mL)

___

3 colheres,
UMA vez ao
dia

 

 

2 colheres,
DUAS vezes
ao dia

 

3 colheres,
DUAS vezes
ao dia



Não há estudos dos efeitos de Calcimed® administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo a o horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reações com frequência < 1%: constipação, boca seca , hipercalcemia, hipofosfatemia, síndrome leite- álcali, náusea, tontura, dor de cabeça, hipercalciúria, hipomagnesemia, confusão mental, vômito. Frequência não definida: Hipervitaminose D (sinais e sintomas incluem hipercalcemia, resultando em dor de cabeça, náusea, vômito, letargia, confusão, lentidão, dor abdominal, dor óssea, poliúria, fraqueza, arritmias cardíacas, calcificação de tecidos moles, calciúria e nefrocalcinose). Além disso, tem-se: hipertensão, infarto do miocárdio, cálculo renal, efrotoxicidade, efeitos dislipidêmicos.

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão excessiva de vitamina D pode causar o desenvolvimento de reações gastrintestinais (paciente s que recebem altas doses de vitamina D), sinais e sintomas da elevação de cálcio no sangue, ou seja, diminuição do apetite, enjoo, vômito, prisão de ventre, dor abdominal, fraqueza muscular, aumento na frequência de micções, sede, sonolência e confusão; e maior excreção de cálcio pela urina, calcificação em outras áreas e dano cardiovascular (do coração e sistema circulatório) e nos rins. Em casos severos, coma ou alterações do ritmo cardíaco. É conhecido que a suplementação com vitamina D pode ser prejudicial para pessoas que já recebem dose adequada por meio da própria dieta alimentar e da exposição da luz solar, visto que a diferença entre as concentrações terapêutica e tóxica é relativamente pequena. Caso você utilize uma quantidade maior do que a indicada o tratamento é: interrupção do tratamento; no aumento severo dos níveis de cálcio no sangue, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, força r a micção e administrar fosfato oral.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

24/07/2017