Cefix

CEFIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CEFIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CEFIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

haller

Apresentação CEFIX

cáps. 400mg: emb. c/ 5 cáps. Susp. 100mg: emb. c/ um fr. c/ pó para preparo de 50 ou 100ml de susp. oral.

CEFIX – Indicações

Tratamento de infecções por microrganismos sensíveis à cefixima, tais como: faringites, amigdalites, otites médias, bronquites agudas, agudização de bronquites crônicas, infecções não-complicadas no trato geniturinário, inclusive uretrite gonocócica.000

Contra indicações de CEFIX

Reconhecida hipersensibilidade ao princípio ativo do produto; história clínica de alergia às cefalosporinas ou às cefamicinas. Por não ter sido determinada a segurança de seu uso para prematuros, recém-nascidos, lactentes até seis meses e gestantes, não se recomenda o produto para esses tipos de pacientes.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de CEFIX

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de CEFIX

As reações adversas mais comumente observadas durante o uso do produto foram gastrintestinais, registradas em 31% dos pacientes, tais como: diarréia (16%), náuseas (7%), evacuações freqüentes ou fezes amolecidas (6%), flatulência (4%), dor abdominal (3%), dispepsia (3%) e vômitos (1,3%). Essas reações foram leves em 20% dos casos, moderadas em 9% e graves em apenas 2%. Geralmente eram controladas pelo uso de medicação sintomática ou desapareciam quando se interrompia o tratamento c/ cefixima. Cefixima, tal como outros antibióticos de amplo espectro, altera a flora normal do cólon e pode permitir o crescimento excessivo de clostrídios. Estudos indicam que uma toxina produzida pelo Clostridium difficile é uma causa primária de graves diarréias associadas c/ o uso de antibióticos, incluindo colite pseudomembranosa. Também foram observadas as seguintes reações adversas: erupções cutâneas, urticária, febre medicamentosa, prurido, elevações transitórias de SGPT, SGOT, fosfatase alcalina, uréia ou creatinina, cefaléia, tonteira, trombocitopenia, leucopenia e eosinofilia transitórias, raramente prolongamento do tempo de protrombina, pruridos genital e vaginal, e candidíase. Em 5.000 pacientes tratados c/ cefixima, foram observados cinco casos de colite, sendo três de colite pseudomembranosa. Atenção: Este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas realizadas tenham indicado eficácia e segurança quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ainda não descritas ou conhecidas. Em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.

CEFIX – Posologia

Crianças c/ mais de 12 anos ou peso maior que 40kg e adultos: 200mg, duas vezes ao dia (12 em 12 horas), ou 400mg, uma vez ao dia. Crianças c/ menos de 12 anos ou peso inferior a 40kg: 8mg/kg/dia, em uma única tomada ou divididos em duas tomadas ao dia, c/ intervalo de 12 horas. A presença ou ausência de alimentos no tubo digestivo não influencia a absorção do medicamento, que pode ser tomado antes ou depois das refeições. Em doentes c/ insuficiência renal a dose deverá ser reduzida à metade se o clearance de creatinina for inferior a 20ml/minuto. A posologia não deve ultrapassar 200mg ao dia em hemodialisados. Em casos de insuficiência hepática, não é necessário alterar a posologia do produto, pois a cefixima não é metabolizada pelo fígado. Também não é necessário alterar a posologia em pacientes idosos. As cápsulas do produto devem ser ingeridas inteiras, c/ um pouco de líquido.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

CEFIX – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.