Gonol

GONOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GONOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GONOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

neo

Apresentação GONOL

Pó para suspensão oral: Embalagens contendo 1 frasco com pó para suspensão oral extemporânea em dose única de 60mL após reconstituição.

GONOL – Indicações

Gonol é indicado para o tratamento específico da gonorreia em dose única.

Contra indicações de GONOL

Gonol é contraindicado para pacientes hipersensíveis às penicilinas e à probenecida, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, portadores de discrasias sanguíneas, cálculos renais ou insuficiência renal grave.

Advertências

Recomenda-se o uso de antibiogramas para a definição da sensibilidade do(s) microrganismo(s) antes de qualquer tratamento com antimicrobiano.
Antes do tratamento com ampicilina deve ser realizado anamnese completa para buscar histórico alérgico do mesmo, tanto às penicilinas, como cefalosporinas e outros agentes alergênicos.
O uso em mulheres grávidas é contraindicado, porém se não houver outro medicamento de escolha deve-se fazer uma prévia avaliação médica da relação risco/benefício.

Interações medicamentosas de GONOL

O uso concomitante com alopurinol pode levar ao surgimento frequente de erupções cutâneas. Quimioterápicos bacteriostáticos que inibem a síntese proteica (clindamicina, cloranfenicol, eritromicina, sulfonamidas, tetraciclinas) podem interferir com o efeito bactericida da ampicilina. A ampicilina pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais contendo estrogênio.
A probenecida reduz a excreção e aumenta os níveis plasmáticos do ácido pantotênico, cetoprofeno, clofibrato, dapsona, indometacina, naproxeno, nitrofurantoína e rifampicina, além de aumentar e prolongar os efeitos anticoagulantes da heparina.

Reações adversas / efeitos colaterais de GONOL

As mais comuns relatadas são náuseas, vômitos, diarréia e anorexia. Existem relatos de casos raros de pacientes que apresentaram alterações hematológicas (anemia, trombocitopenia, eosinofilia, leucopenia). Podem ocorrer reações de hipersensibilidade que vão desde erupções cutâneas até o choque anafilático.

“ATENÇÃO: este medicamento contém AÇÚCAR, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes”.

ALTERAÇÕES EM EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Até o momento não foram relatadas alterações em exames clínicos e laboratoriais. Porém, recomenda-se informar ao seu médico e ao laboratório clínico, o uso de Gonol

GONOL – Posologia

O medicamento deve ser administrado após a reconstituição (para 60mL), em uma única dose, por via oral, cerca de 30 minutos antes de uma refeição.

Super dosagem

Obedecendo a posologia da dose única, a superdose é evitada. Em casos de ingestão acidental de maior quantidade do que a preconizada, e nos casos de hipersensibilidade recomenda-se: relativo à ampicilina: ao primeiro sinal de reação alérgica deve-se administrar de 0,3 a 1mL de adrenalina por via intramuscular, ou 0,2mL intravenosa nos casos mais graves; a urticária pode ser tratada com corticosteróides orais;. Relativo à probenecida: fazer esvaziamento do estômago por aspiração e/ou lavagem; para controlar eventuais convulsões deve ser administrado diazepam (5 a 10 mg) por via intravenosa.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Registro M.S. nº 1. 0465. 0369
Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho – CRF-GO nº 3.524
Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Prezado Cliente:
Você acaba de receber um produto Neo Química.
Em caso de alguma dúvida quanto ao produto, lote, data de fabricação, ligue para nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.
VPR 1 – Quadra 2-A – Módulo 4 – DAIA – Anápolis – GO – CEP 75132-020

GONOL – Bula para o paciente

-Gonol tem ação antimicrobiana.
-Conservar em temperatura ambiente (15° a 30° C). Proteger da luz e umidade.
-Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido; poderá ocorrer diminuição significativa do seu efeito terapêutico.
-“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término”. “Informe seu médico se está amamentando”.
-“Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.
-Para a reconstituição de Gonol, adicionar água filtrada até a seta indicada no rótulo do frasco, agitar até completa homogeneização do produto e se necessário, adicionar mais água filtrada até atingir a seta novamente para perfazer o volume de 60mL.
-Para facilitar a absorção do medicamento, aconselha-se administrar a dose 30 minutos antes de uma refeição.
-“Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico”.
-“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: lesões na pele após o uso do medicamento”.

-“ATENÇÃO: este medicamento contém AÇÚCAR, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes”.

-“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORADO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.
-Gonol é contraindicado para pacientes alérgicos às penicilinas em geral ou à probenecida, mulheres grávidas ou em fase de amamentação e portadores de doenças renais graves.

-“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento”.

-“NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE”.

Data da bula

26/02/2018