Gretivit

GRETIVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GRETIVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GRETIVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

belfar

Apresentação GRETIVIT

Comprimido revestido: embalagem com 30 comprimidos.

GRETIVIT – Indicações

Gretivit é indicado como suplemento vitamínico e mineral nos seguintes casos: em anemias carenciais, em dietas restritivas e inadequadas, em estados de convalescença, em períodos de crescimento acelerado e em idosos.

Contra indicações de GRETIVIT

Gretivit não deve ser utilizado no tratamento de hipovitaminoses específicas (carência de uma única vitamina) e graves, em casos de hipervitaminose A e/ou D (excesso destas vitaminas), insuficiência renal grave e em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Gretivit não deve ser a opção de escolha para o tratamento d e anemia perniciosa ou outras anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12 devido à baixa dosagem desta vitamina. Gretivit não deve ser administrado por períodos prolongados em doses superiores às recomendadas. A alteração da coloração da urina devido à presença de riboflavina (vitamina B2) em Gretivit não é prejudicial à saúde. O uso da piridoxina (vitamina B6) em doses altas e por períodos prolongados pode ocasionar neuropatia sensorial, portanto, diante da ocorrência de alterações sensoriais, ataxia e fraqueza muscular em pacientes utilizando a vitamina B6, por longos períodos, pode-se considerar a possibilidade de alterações sensoriais por piridoxina. O uso prolongado e excessivo de ferro pode ocasionar hemocromatose. O uso de retinóides – etretinato, isotretinoína, acitretina, etc. devem ser evitados, devido à possibilidade de hipervitaminose A.

Interações medicamentosas de GRETIVIT

Em indivíduos que fazem uso do fenobarbital ou da fenitoína (difenilhidantoína), carbamazepina e levodopa em concomitância com a piridoxina (vitamina B6), pode haver redução dos níveis plasmáticos destes medicamentos. Porém, quando a levodopa estiver associada com benserazida ou carbidopa, não ocorre interação com a vitamina B6 presente no Gretivit. O uso concomitante de carbamazepina e da nicotinamida (vitamina B3) pode ocasionar redução do clearance da carbamazepina levando a um aumento de seu nível plasmático. Deve-se evitar o uso concomitante de derivados do ácido retinóico (etretinato, isotretinoína, acitretina, etc.) com medicamentos que contenham vitamina A, devido à possibilidade de aparecimento de hipervitaminose A. A absorção de vitamina B12 pode ser reduzida pela neomicina, ácido aminosalicílico e bloqueadores H2. A vitamina D aumenta a absorção intestinal de cálcio e os diuréticos tiazídicos reduzem a sua excreção urinária. As vitaminas D e E podem potencializar os efeitos da digoxina. A associação de vitamina B3 com drogas antilipêmicas pode aumentar o risco de abdomióliser.

Reações adversas / efeitos colaterais de GRETIVIT

Reações alérgicas e idiossincrásicas podem rarament ocorrer quando do uso de vitaminas. Podem ocorrer sintomas gastrintestinais como náusea, vômito, diarréia e irritação gástrica, bem como eritema e prurido cutâneo. A alteração da coloração da urina devido à presença de riboflavina (vitamina B2) não é prejudicial à saúde.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

GRETIVIT – Posologia

O comprimido deve ser tomado com líquido, por via oral, antes das principais refeições.

Adultos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia, ou a critério médico.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Super dosagem

Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os si nais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. O uso de piridoxina (vitamina B6) em doses altas e por períodos prolongados pode ocasionar sintomas como: alteração da sensibilidade, alteração no modo de andar, fraqueza muscular, cefaléia, dor abdominal, ausência de fome, prisão de ventre, náusea, tontura, vômito e eritema cutâneo. Caso alguma destas reações venha a ocorrer, procure imediatamente um médico para que sejam adotadas medidas de desintoxicação adequadas.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Gretivit contém quantidades balanceadas das principais vitaminas e minerais e é utilizado para prevenção e tratamento das deficiências de vitaminas e minerais. Vitaminas são substâncias orgânicas essenciais para a manutenção de inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. As vitaminas atua m como coenzimas no metabolismo dos lipídios, hidratos de carbono e proteínas, participando do processo de transformação dos alimentos em energia na forma de ATP. Minerais são substâncias inorgânicas essenciais para a manutenção das funções vitais. São responsáveis pela manutenção do equilíbrio eletrolítico e osmótico, regulam processos metabólicos como a coagulação do sangue, a excitabilidade das fibras musculares e a condução neuromuscular. As vitaminas e os minerais não são sintetizados pelo organismo um ano e devem ser obtidos de fontes externas como a alimentação e a suplementação farma cológica (polivitamínico polimineral). Devido ao fato de que, no metabolismo, as vitaminas e minerais encontram-se intrinsicamente ligados, do ponto de vista bioquímico, raramente se observa carência de um único elemento, sendo mais comum a carência de vários deles. A deficiência de vitaminas e minerais, a curto e a médio prazo, compromete o estado geral do indivíduo levando a sintomas como fraqueza, cansaço, fadiga e diminuição da resistência às infecções.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de fabricação.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O comprimido é vermelho, oblongo, liso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS 1.0571.0009
Farmacêutico Responsável: Dr. Rander Maia – CRF-MG2546 BELFAR LTDA.
Rua Alair Marques Rodrigues, 516 – Belo Horizonte – MG – CEP 31560-220 C.N.P.J.: 18.324.343/0001-77
Indústria Brasileira

GRETIVIT – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Gretivit é indicado como suplemento vitamínico e mineral nos seguintes casos: em anemias carenciais, em dietas restritivas e inadequadas, em estados de convalescença, em períodos de crescimento acelerado e em idosos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Gretivit é utilizado para a prevenção e tratamento das deficiências de vitaminas e minerais. Vitaminas e minerais são substâncias indispensáveis para o funcionamento do organismo, participam das reações químicas que transformam os alimentos em energia e são necessárias para a formação de novos tecidos.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Gretivit não deve ser utilizado no tratamento de hipovitaminoses específicas (carência de uma única vitamina) e graves, em casos de hipervitaminose A e/ou D (excesso destas vitaminas), insuficiência renal grave e em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Gretivit não deve ser a opção de escolha para o tratamento d e anemia perniciosa ou outras anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12 devido à baixa dosagem desta vitamina. Gretivit não deve ser administrado por períodos prolongados em doses superiores às recomendadas. A alteração da coloração da urina devido à presença de riboflavina (vitamina B2) em Gretivit não é prejudicial à saúde. O uso da piridoxina (vitamina B6) em doses altas e por períodos prolongados pode ocasionar sintomas como: alteração da sensibilidade, alteração no modo de andar e fraqueza muscular. O uso prolongado e excessivo de ferro pode ocasionar acúmulo de ferro em alguns órgãos. O uso de retinóides – etretinato, isotretinoína, acitreti na, etc. deve ser informado para evitar o acúmulo de vitamina A no organismo. Deve-se informa ao médico o uso de Gretivit em indivíduos que utilizam fenobarbital ou fenitoína (difenilhidantoína), carbamazepina e levodopa, porque as quantidades destes medicamentos no sangue podem se alterar (diminuir). Porém, quando a levodopa estiver associada com benserazida ou carbidopa não ocorre interação com a vitamina B6 presente em Gretivit. O uso concomitante de carbamazepina e nicotinamida (vitamina B3) pode causar um aumento da quantidade de carbamazepina no sangue.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas e fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O comprimido é vermelho, oblongo, liso.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O comprimido deve ser tomado com líquido, por via oral, antes das principais refeições.
Adultos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia ou a critério médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar Gretivit conforme as recomendações da bula ou orientação médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reações alérgicas podem raramente ocorrer quando do uso de vitaminas. Podem ocorrer sintomas gastrintestinais como náusea, vômito, diarreia e irritação no estômago, bem como vermelhidão e coceira na pele. A alteração da color ação da urina devido à presença de riboflavina (vitamina B2) não é prejudicial à saúde.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. O uso de piridoxina (vitamina B6) em doses altas (doses muito acima daquelas indicadas na bula) e por períodos prolongados, pode ocasionar sintomas como: alteração da sensibilidade, alteração no modo de andar, fraqueza muscular, dor de cabeça, dor abdominal, ausência de fome, prisão de ventre, náusea, tontura, vômito e vermelhidão na pele. Caso alguma destas reações venha a ocorrer, procure imediatamente um médico para que sejam adotadas medidas de desintoxicação adequadas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

17/01/2017