Colestase

COLESTASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de COLESTASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com COLESTASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação COLESTASE

COLESTASE compr.: emb. c/ 12 compr. COLESTASE susp.: fr. c/ 60 ml da susp.

COLESTASE – Indicações

COLESTASE é indicado no tratamento da diarréia aguda de origem infecciosa, ao lado das medidas de reidratação. COLESTASE não é indicado na diarréia aguda ou persistente da criança.

Contra indicações de COLESTASE

COLESTASE é contra-indicado em pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula, em pacientes com icterícia obstrutiva, e em casos de diarréia associada a enterocolite pseudomembranosa ou a microorganismos invasivos produtores de enterotoxinas, tais como: cepas toxigênicas de E. coli, Salmonella e Shigela. O uso concomitante de COLESTASE e de medicamentos inibidores da monoaminoxidase é contra-indicado, assim como de anfetamínicos e descongestionantes nasais do tipo efedrina ou fenilefrina. COLESTASE também está contra-indicado em crianças com menos de 12 anos de idade.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de COLESTASE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de COLESTASE

A furazolidona, é bem tolerado nas doses recomendadas, tendo sido relatados raros casos de hipersensibilidade cutânea, hipotensão, febre ou artralgia, que cederam prontamente à suspensão do tratamento. Foram também referidos episódios de náusea, vômitos, cefaléia e mal-estar, sempre reversíveis. Muito raramente observou-se reação tipo dissulfiram, ao associar-se bebidas alcoólicas. Em pequeno percentual de grupos étnicos particulares, com defeito intrínseco do metabolismo dos eritrócitos, a furazolidona e outros medicamentos podem provocar hemólise intravascular, de grau leve e reversível. O cloridrato de difenoxilato pode provocar reações adversas ao nível do sistema nervoso central, tais como: depressão, euforia, sedação, confusão mental, tonteira, cefaléia, agitação; no sistema gastrointestinal, como náusea, vômito, anorexia, íleo paralítico, megacólon tóxico, pancreatite; e reações alérgicas, como prurido, urticária, edema angioneurótico, anafilaxia. As reações de caráter grave são raras.

COLESTASE – Posologia

Via oral colestase comprimidos adultos e crianças acima de 12 anos: 2 comprimidos de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas colestase suspensão adultos e crianças acima de 12 anos: 4 colheres das de chá de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas. Obtido o efeito desejado a posologia deverá ser reduzida gradativamente, aumentando-se os intervalos entre as administrações de colestase até sua completa retirada. A posologia deverá ser aumentada, ou reduzida, a critério médico e segundo a gravidade do caso. A fim de se evitar ao máximo efeitos colaterais indesejáveis, a posologia no caso dos comprimidos não deverá ser superior a 12 comprimidos ao dia, e de 4 comprimidos em cada tomada. Os comprimidos poderão ser ingeridos inteiros , partidos, mastigados ou dissolvidos na boca, desfeitos em meio copo de água ou então triturados e adicionados a líquidos e alimentos comuns. No caso da suspensão, a posologia não deverá ser superior a 16 colheres de chá ao dia, nem de 4 colheres de chá em cada ingestão. A duração do tratamento não deverá ultrapassar a 7 dias.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

COLESTASE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.