Dimercaprol

DIMERCAPROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIMERCAPROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIMERCAPROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação DIMERCAPROL

sol. inj. cx. c/ 5 amp. de 1 mL. Cada ampola contém: Dimercaprol .. 100 mg Veículo q.s.p. .. 1 ampola

DIMERCAPROL – Indicações

DIMERCAPROL está indicado no tratamento de intoxicações por arsênico, ouro e mercúrio. Em intoxicações agudas por sais de mercúrio, o tratamento é mais eficaz quando iniciado dentro de 1 a 2 horas após a intoxicação; sua eficácia cessa em aproximadamente 6 horas. Também está indicado no tratamento de intoxicações por chumbo quando utilizado em conjunto com edetato dissódico de cálcio. O uso em intoxicações por outros metais pesados como antimônio e bismuto é questionável.

Contra indicações de DIMERCAPROL

Contra-indicado em pessoas com insuficiência hepática (exceto nos casos de icterícia pós-arsenical, a qual requer redução da dose). DIMERCAPROL está contra-indicado no tratamento de intoxicações por ferro, cádmio, selênio, prata ou urânio pois os complexos desses metais com dimercaprol são mais tóxicos que os metais isoladamente e podem causar nefrotoxicidade. Também está contra-indicado em intoxicações por mercúrio orgânico (o dimercaprol aumenta a distribuição do mercúrio no cérebro) e em intoxicações por hidreto de arsênio (AsH).

Advertências

DIMERCAPROL deve ser usado com muito cuidado em pacientes com: hipertensão arterial, hipersensibilidade ao dimercaprol e insuficiência renal. O medicamento deve ser interrompido ou usado com extremo cuidado se, durante o tratamento, o paciente desenvolver insuficiência renal aguda. DIMERCAPROL pode induzir hemólise em pacientes com deficiência da glicose-6 fosfato desidrogenase. Portanto, seu uso deve ser feito avaliando-se a relação risco/benefício. A alcalinização da urina pode proteger os rins durante o tratamento pela estabilização do complexo dimercaprol-metal.

Interações medicamentosas de DIMERCAPROL

Medicamentos que contém ferro não devem ser administrados conjuntamente com DIMERCAPROL, pois resultam na formação de complexo tóxico. A administração de ferro, quando necessária pode ser feita no mínimo 24 horas após a interrupção do tratamento com dimercaprol.

Reações adversas / efeitos colaterais de DIMERCAPROL

As reações mais freqüentes são: taquicardia, aumento da pressão arterial, dor no local da injeção e hálito desagradável. Menos freqüentemente pode ocorrer tremores, dor abdominal, dor na região lombar, abscessos (geralmente estéreis) no local da injeção. Para evitar a formação de abscessos, deve-se administrar as injeções por via intramuscular profunda, alternando-se os locais de aplicação.

DIMERCAPROL – Posologia

A injeção deve ser administrada somente por via intramuscular profunda. Para o tratamento de intoxicações leves por arsênico ou ouro: 2,5 mg/kg, 4 vezes ao dia durante 2 dias; 2 vezes no terceiro dia e 1 vez ao dia por 10 dias. Para o tratamento de intoxicações graves por arsênico ou ouro: 3 mg/kg a cada 4 horas durante 2 dias; 4 vezes no terceiro dia e 2 vezes ao dia por 10 dias. Para o tratamento de intoxicação por mercúrio: 5 mg/kg inicialmente, seguido por 2,5 mg/kg, 1 ou 2 vezes ao dia durante 10 dias. Para encefalopatia aguda causada por chumbo, administra-se uma dose de 4 mg/kg de DIMERCAPROL. Após a primeira dose administra-se DIMERCAPROL e edetato dissódico de cálcio em locais diferentes a intervalos de 4 horas. Em intoxicações menos severas, a dose pode ser reduzida para 3 mg/kg após a primeira dose. O tratamento deve ser mantido por 2 a 7 dias, dependendo da resposta clínica. O sucesso do tratamento depende do seu rápido início, dose e intervalo de administrações adequados. Outras medidas de suporte devem sempre ser usadas em conjunto com DIMERCAPROL.

Super dosagem

A administração de doses acima das recomendadas pode resultar nas seguintes reações, as quais são geralmente transitórias: náusea e, às vezes, vômitos, cefaléia, sensação de queimação nos lábios, boca, garganta e pênis, sensação de constrição ou de dor na garganta, peito ou mãos, conjuntivite, lacrimejamento, espasmo palpebral, rinorréia, salivação, formigamento das mãos, transpiração na testa, mãos e outras áreas, sonolência, convulsões, dor abdominal e, ocasionalmente, abscessos estéreis dolorosos. Muitos desses sintomas são geralmente acompanhados por sensação de ansiedade, fraqueza e inquietude e são geralmente aliviados pela administração de um anti-histamínico. Náuseas e vômitos podem ser evitados pela hidratação do paciente com líquidos por via parenteral. Após melhora clínica, o paciente pode receber líquidos pela via oral.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DIMERCAPROL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.