Diprosone

DIPROSONE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIPROSONE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIPROSONE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

mantecorp

Apresentação DIPROSONE

DIPROSONE Creme apresenta-se em bisnagas de 30 gramas.
DIPROSONE Pomada apresenta-se em bisnagas de 30 gramas.
DIPROSONE Loção apresenta-se em frascos com 30 ml.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO
Cada grama de DIPROSONE Creme contém 0,64 mg do dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, formulado em base cremosa, hipoalergênica e otimizada com propilenoglicol. Componentes inativos: carbômero, propilenoglicol, hidróxido de sódio, dióxido de titânio e água.

Cada grama de DIPROSONE Pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, formulado em base oleosa, hipoalergênica e otimizada com propilenoglicol. Componentes inativos: cera branca, propilenoglicol, propilenoglicol estearato e petrolato branco.

Cada ml de DIPROSONE Loção contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg (0,05%) de betametasona em veículo isento de lipídios e otimizado com propilenoglicol. Componentes inativos: carbômero, propilenoglicol, hidróxido de sódio, álcool isopropílico e água.
Somente para uso dermatológico

DIPROSONE – Indicações

DIPROSONE é indicado para o alívio de manifestações inflamatórias e pruriginosas tópicas das dermatoses sensíveis aos corticosteroides, inclusive psoríase.
DIPROSONE Loção é especialmente apropriado às áreas pilosas, incluindo o couro cabeludo.

Contra indicações de DIPROSONE

DIPROSONE é contraindicado em pacientes com histórico de reações de sensibilidade ao dipropionato de betametasona, a outros corticoides ou a qualquer componente do produto.

Advertências

Caso ocorra irritação ou sensibilização com o uso de DIPROSONE, o tratamento deverá ser interrompido e sucedido de medicação adequada.
Na presença de infecção, um agente antibacteriano ou antifúngico deverá ser administrado. Caso não ocorra resposta favorável imediata, o corticosteroide deve ser descontinuado até que o controle adequado da infecção seja obtido. Qualquer dos efeitos colaterais relatados com o uso sistêmico de corticosteroide, incluindo supressão suprarrenal, também pode ocorrer com o uso tópico de corticosteroide, especialmente em lactentes e crianças.
DIPROSONE tem demonstrado ser supressor do eixo hipotálamo-hipófise–adrenal com aplicações repetidas de 7 g/dia.
A absorção sistêmica dos corticosteroides tópicos eleva-se quando extensas áreas são tratadas ou quando se emprega a técnica oclusiva. Consequentemente, pacientes recebendo altas doses de corticosteroides tópicos potentes, aplicados em áreas extensas, devem ser avaliados periodicamente para evidenciar supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Caso ocorra supressão do eixo hipotálamo- hipófise-adrenal deve-se reduzir a frequência de aplicação, suspender o uso do corticosteroide ou ainda substituí-lo por um corticosteroide menos potente.
A recuperação da função do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é geralmente imediata e completa com a descontinuação da medicação. Raramente, sinais e sintomas podem ocorrer devido à suspensão dos corticosteroides, requerendo-se corticoterapia sistêmica suplementar.
DIPROSONE não é recomendado para uso oftálmico.

Uso Pediátrico
Pacientes pediátricos podem demonstrar maior susceptibilidade que pacientes adultos à supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal induzida por corticosteroides tópicos, bem como aos efeitos característicos dos corticosteroides exógenos. Isto se deve ao aumento relativo na área de absorção, considerando-se a razão entre a superfície corporal e o peso corpóreo.
Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, Síndrome de Cushing, retardo no crescimento linear, ganho de peso prolongado e hipertensão intracraniana têm sido relatados em crianças recebendo corticosteroides tópicos. Manifestações de supressão adrenal em crianças incluem: baixos níveis de cortisol no plasma e ausência de resposta à estimulação por hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Manifestações de hipertensão intracraniana incluem: fontanela inchada, dores de cabeça e papiledema bilateral.

Interações medicamentosas de DIPROSONE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de DIPROSONE

A maioria das reações adversas relatadas são transitórias, de intensidade leve a moderada, como aderência, ressecamento, prurido e irritação. Raramente reações adversas como formigamento, irritação, tensão ou rachadura da pele, calor, descamação laminar e perilesional, exantema folicular, atrofia da pele, eritema e telangiectasia são relatadas.
Outras reações adversas locais relatadas com o uso de corticosteroide tópicos incluem: prurido, foliculites, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite alérgica de contato, maceração da pele, infecções secundárias, estrias e miliária.

DIPROSONE – Posologia

Antes do uso, bata levemente a bisnaga em superfície plana com a tampa virada para cima, para que o conteúdo do produto esteja na parte inferior da bisnaga e não ocorra desperdício ao se retirar a tampa.
Aplicar DIPROSONE Creme ou Pomada em quantidade suficiente para encobrir toda a área afetada, uma ou duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Aplicar algumas gotas de DIPROSONE Loção na área afetada, espalhando-a cuidadosamente. Geralmente são feitas duas aplicações diárias (de manhã e à noite). Em certos pacientes pode ser feita uma terapia de manutenção, com aplicações únicas diárias.
Conforme ocorre com todas as preparações corticosteroides tópicas altamente ativas, o tratamento deverá ser suspenso tão logo a afecção dermatológica for controlada. A duração do tratamento pode variar de uns poucos dias a um período mais extenso, de acordo com a resposta clínica, não devendo exceder quatro semanas sem que seja feita uma reavaliação do paciente.

Super dosagem

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode suprimir a função hipotálamo-hipófise- adrenal, resultando em insuficiência suprarrenal secundária. Neste caso, é indicado o tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercorticismo agudo são virtualmente reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em casos de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa do corticosteroide.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS n° 1.0093.0033
Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes – CRF-RJ 2.804

MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA
Estrada dos Bandeirantes, 3091 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.060.740/0001-72 – Indústria Brasileira
®Marca Registrada

VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA

Central de Atendimento 08000117788 – Cx. Postal 18388 ou 18114 – CEP 04699970 – São Paulo – SP
atendimento@mantecorp.com

DIPROSONE – Bula para o paciente

DIPROSONE proporciona alívio das manifestações inflamatórias e pruginosas tópicas das dermatoses sensíveis aos corticosteroides, inclusive psoríase. O início de ação do medicamento é imediato.
DIPROSONE deve ser armazenado em temperatura entre 2o e 30oC
O prazo de validade de DIPROSONE encontra-se gravado na embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilize o produto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Antes do uso, bata levemente a bisnaga em superfície plana com a tampa virada para cima, para que o conteúdo do produto esteja na parte inferior da bisnaga e não ocorra desperdício ao se retirar a tampa.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Caso ocorra irritação ou sensibilização com o uso de DIPROSONE, o tratamento deverá ser descontinuado.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como ardência, prurido, irritação, ressecamento, acne, estrias, despigmentação, dermatite de contato e surgimento de pelos.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
DIPROSONE é contraindicado para pacientes com alergia a qualquer um dos componentes de sua fórmula.
DIPROSONE não é recomendado para uso oftálmico. Quando aplicado no couro cabeludo ou rosto, deve-se evitar que entre em contato com os olhos.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

16/07/2013