Dolosal

DOLOSAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOLOSAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOLOSAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cristália

Apresentação DOLOSAL

Solução injetável – 50 mg/ml
Caixa com 25 ampolas de 2 ml.

DOLOSAL – Indicações

O DOLOSAL® está indicado para o alívio da dor moderada e aguda; como medicação pré-anestésica; na manutenção da anestesia e para analgesia obstétrica.

Contra indicações de DOLOSAL

O DOLOSAL® está contra-indicado em pacientes hipersensíveis à substância ativa. Ele é também contra-indicado em pacientes que estão recebendo inibidores da MAO ou que tenham sido medicados recentemente.

Advertências

DEPENDÊNCIA:- A PETIDINA pode produzir dependência do tipo Morfina. A dependência psíquica, física e tolerância podem desenvolver após repetidas administrações, motivo pelo qual sua administração deve ser criteriosa.
USO INTRAVENOSO: – se necessário, a PETIDINA pode ser dada intravenosamente, porém de forma lenta, preferivelmente diluída. A injeção venosa rápida aumenta a incidência de reações adversas, depressão respiratória, apnéia, hipotensão, colapso circulatório periférico. Não se deve aplicar PETIDINA intravenosamente a não ser que um antagonista narcótico e facilidades para respiração controlada ou assistida estejam disponíveis.

Interações medicamentosas de DOLOSAL

A PETIDINA deve ser usada cuidadosamente e em dosagens reduzidas em pacientes que estejam recebendo outros analgésicos narcóticos, anestésicos gerais, fenotiazinas, outros tranquilizantes, sedativos hipnóticos (inclusive barbitúricos), antidepressivos tricíclicos e outros depressores do SNC (inclusive álcool). Pode ocorrer depressão respiratória, hipotensão e sedação profunda ou coma.

Reações adversas / efeitos colaterais de DOLOSAL

Os maiores riscos envolvidos com a utilização da PETIDINA, bem como com outros analgésicos narcóticos são a depressão respiratória e, em menor grau, depressão circulatória e choque.
Os efeitos colaterais mais frequentemente observados incluem delírio, tontura, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais proeminentes em pacientes ambulatoriais e naqueles que não tenham dor aguda.

DOLOSAL – Posologia

PARA ALÍVIO DA DOR:- a dose deverá ser ajustada de acordo com severidade da dor e resposta do paciente.
– Em adultos a dose varia de 50 a 150 mg por via intramuscular ou subcutânea a cada 3/4 h., se necessário.
– Em crianças, a dose é de 1 mg/kg a 1,6 mg/kg de peso por via intramuscular ou subcutânea até atingir a dose adulta, se necessário.
COMO MEDICAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA:- 50 a 100 mg IM ou subcutânea, 30 a 90 minutos antes de começar a anestesia nos adultos. Em crianças recomenda-se 1 mg/kg a 1,6 mg/kg, 30 a 90 minutos antes da anestesia.
NA MANUTENÇÃO DA ANESTESIA:- repetidas injeções intravenosas lentas e doses fracionadas (10 mg/ml) ou infusão intravenosa contínua de uma solução mais diluída (1 mg/ml) deverá ser usada.
PARA ANALGESIA OBSTÉTRICA:- a dose usual é de 50 a 100 mg por via IM ou subcutânea, quando a dor torna-se regular. Pode ser repetida em intervalos de 1 a 3 horas.

Super dosagem

A superdosagem caracteriza-se por depressão respiratória e extrema sonolência que progride para estupor ou coma, flacidez da musculatura esquelética, pele fria e úmida, algumas vezes bradicardia e hipotensão. O tratamento consiste em restabelecer a adequada respiração. A naloxona é um antagonista específico contra a depressão respiratória.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.
Reg. MS n.º 1.0298.0034
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP nº 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

DOLOSAL – Bula para o paciente

O DOLOSAL® é uma solução injetável de Cloridrato de Petidina, substância analgésica sintética que apresenta efeitos farmacológicos similares aos da Morfina.
Os efeitos analgésicos do DOLOSAL® aparecem por volta de 10 minutos após administração subcutânea e/ou intramuscular, alcançando o pico em cerca de uma hora, o que corresponde às concentrações máximas da droga no plasma. A duração da analgesia, para uso clínico, é de aproximadamente duas a quatro horas.
O prazo de validade do produto é de 36 meses a partir da data de fabricação, sendo que após este prazo o produto pode não apresentar mais efeito terapêutico.
Conservar o produto em temperatura ambiente controlada, entre 15° e 30°C, protegido da luz.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

06/10/2011