Enfluran

ENFLURAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENFLURAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENFLURAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cristália

Apresentação ENFLURAN

fr. c/ 100 ml, 125 ml e c/ 240 ml.

ENFLURAN – Indicações

O ENFLURAN é indicado na indução de anestesia geral em adultos e crianças. O produto pode ser usado em anestesias gerais, em obstetrícia. Pode ser utilizado como analgésico em partos vaginais. Frequentemente se empregam outros medicamentos para indução ou suplementação anestésica USO CLÍNICO: PRÉ-MEDICAÇÃO: O pré-anestésico deve ser escolhido de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, não esquecendo de que o ENFLURAN produz um discreto estímulo das secreções, sem alterar o ritmo cardíaco que permanece constante. O emprego de anticolinérgicos fica a critério do anestesiologista. INDUÇÃO: A indução pode ser obtida com ENFLURAN, administrado em fluxo de oxigênio puro ou através de mistura de O2/N2. Recomenda-se que seja iniciada com ENFLURAN em concentração de 0,5%, aumentando-se gradativamente, após algumas inspirações, com incrementos de 0,5% até atingir-se o nível de anestesia cirúrgica. A concentração mais elevada não deve ultrapassar 4%. Como alternativa, pode-se recorrer a uma dose hipnótica de barbitúrico de ação curta, para obter estado de inconsciência e prosseguir normalmente a anestesia inalatória. OBSTETRÍCIA: O ENFLURAN pode ser usado de 0,25% a 1,0% para dar analgesia durante o trabalho de parto, tendo efeito semelhante ao produzido por 30% a 60% de N2O. MANUTENÇÃO: Os níveis cirúrgicos de anestesia podem ser mantidos com concentrações de 0,5% a 2% de ENFLURAN, com as quais se obtém relaxamento muscular adequado para cirurgia intra-abdominal. Caso haja necessidade de um efeito mais acentuado nesse sentido, pode-se administrar doses suplementares de miorrelaxantes. É preferível ventilar o suficiente para manter a tensão de CO2 arterial em torno de 35 a 45 mm Hg do que recorrer a uma hipo ou hiperventilação. Desse modo reduz-se ao mínimo a possibilidade de uma eventual excitação do SNC. Salvo em casos de complicações, a tensão arterial durante a manutenção é inversamente proporcional à concentração de ENFLURAN. Por conseguinte, uma queda acentuada das cifras tensionais pode ser devida a um aprofundamento excessivo do nível de anestesia, a menos que seja atribuível a hipovolemia. Em tais casos, é prudente reduzir a concentração do anestésico. RECUPERAÇÃO: A administração de ENFLURAN pode ser reduzida a 0,5% ao aproximar-se o final do ato cirúrgico ou interrompida por ocasião da sutura da pele. Ao interromper-se a administração do agente anestésico, convém ventilar o aparelho respiratório do paciente com oxigênio puro, várias vezes, até sua completa recuperação.

Contra indicações de ENFLURAN

História ou suspeita de hipertermia maligna contra-indica o uso do enflurano. A relação risco- benefício deve ser avaliada nas seguintes situações clínicas: pneumotórax, pneumoencefalografia, embolia gasosa, disfunção hepática, icterícia ou lesão hepática aguda após exposição a anestésicos gerais, arritmias cardíacas, diabetes não controladas, disfunção renal, toxemia gravídica, hipertensão intracraniana, miastenia grave e feocromocitoma.

Advertências

O enflurano, como todos os anestésicos inalatórios, produz alterações nos traçados eletroencefalográficos. Quando a anestesia com enflurano é aprofundada além dos limites recomendados, pode ocorrer no EEG um traçado caracterizado por alta voltagem e alta frequência, que progride através de complexos de espículas-ondas, intercaladas por período de silêncio elétrico. Às vezes, tal quadro acompanha-se de atividade motora, a qual quando ocorre, assume a forma de concentrações súbitas de diversos grupos musculares, que costumam desaparecer espontaneamente ou pela redução da concentração do anestésico. Em registro eletroencefalográfico, observado em níveis profundos de anestesia, intensifica-se pela hiperventilação e consequente diminuição da tensão parcial de CO2. Seu aparecimento constitui uma advertência de que a profundidade da anestesia é excessiva. Ao reajustar-se o procedimento anestésico pela redução da concentração e/ou do ritmo da respiração assistida, a atividade motora desaparece. A cessação imediata pode ser obtida, administrando-se pequena dose de relaxante muscular. Estudos da irrigação sanguínea cerebral e do metabolismo, efetuados em voluntários normais, durante as alterações eletroencefalográficas não revelam evidência de hipóxia cerebral e a recuperação foi isenta de complicações. Reitera-se a advertência de que enflurano intensifica os efeitos dos relaxantes musculares não despolarizantes e que, por conseguinte, as doses habitualmente empregadas devem ser reduzidas aproximadamente à metade. O enflurano deve ser usado com precaução em pacientes que, por uso de drogas ou história clínica, demonstrem ser sensíveis à estimulação cortical produzida por essa droga. Como os níveis de anestesia frequentemente se alteram com rapidez e facilidade, recomenda-se o uso exclusivo de vaporizadores que proporcionem concentrações previsíveis, com precisão adequada. Observou-se em alguns casos uma discreta elevação dos níveis séricos de glicose, fato que deve ser levado em consideração em se tratando de pacientes diabéticos. Entretanto, o moderado aumento de glicemia, que pode ocorrer durante a anestesia com enflurano retorna a níveis normais no período pós-operatório imediato. Disfunção hepática, icterícia e necrose hepática fatal têm sido relatadas após anestesia com anestésicos halogenados. Tais reações parecem representar uma reação de sensibilidade aos anestésicos. Cirrose ou outras anormalidades envolvendo disfunção hepática podem ser a base para selecionar um outro anestésico que não agente halogenado.

Interações medicamentosas de ENFLURAN

A ingestão crônica de álcool pode aumentar as necessidades de enflurano na anestesia. Aminoglicosídeos, lincomicina, polimixina e bloqueadores neuromusculares não despolarizantes podem produzir bloqueio neuromuscular aditivo se usado com enflurano. A importância clínica deste fato é mínima, se o paciente estiver ventilado mecanicamente mas, ainda assim, a dose deve ser ajustada e instituído tratamento anticolinesterásico ou sais de cálcio, se necessário. Não se recomendam os sais de cálcio, se houve administração de tubocurarina, já que estes em vez de reverter os efeitos, podem potencializá-los. A amiodarona e anti-hipertensivos potencializam a hipotensão causada pelo enflurano. Betabloqueadores, inclusive os de uso oftálmico, poderão causar hipotensão severa e prolongada, se usados simultaneamente com enflurano, reduzindo ainda a capacidade de resposta aos estímulos simpáticos betaadrenérgicos. Caso seja necessário reverter os efeitos dos betabloqueadores, pode-se usar agonistas adrenérgicos como dopamina, isoprenalina ou norepinefrina, mas com extrema cautela. A levodopa aumenta a concentração endógena de dopamina e deve ser suspensa de 6 a 8 horas antes da anestesia. A metildopa pode diminuir as necessidades do anestésico. Medicamentos nefrotóxicos podem aumentar os riscos de nefrotoxicidade severa, não se recomendando o uso simultâneo ou sequencial ao enflurano. A resposta uterina aos ocitócicos sofre uma redução que é dose dependente do enflurano (concentrações maiores que 1,5%), podendo ocorrer hemorragias. O uso simultâneo com suxametônio pode aumentar os riscos de hipertermia maligna e bradicardia enquanto que as xantinas aumentam os riscos de arritmias cardíacas. A administração simultânea com óxido nitroso, reduz os requerimentos deste e por isso pode atenuar, de certa forma, seus efeitos cardiovasculares.

Reações adversas / efeitos colaterais de ENFLURAN

O enflurano é um depressor do SNC e portanto, pode produzir sintomas característicos como depressão respiratória e circulatória, principalmente com doses elevadas. Contrações musculares, hepatoxicidade, hipóxia e crise de hipertermia maligna podem ocorrer. Excitação paradoxal do SNC pode surgir com alucinações, ansiedade e nervosismo. Apesar de raras, podem surgir arritmias cardíacas, náuseas e vômitos.

ENFLURAN – Posologia

Para a indução da anestesia em pacientes adultos pode ser usada uma concentração de 0,5%, administrada em fluxo de oxigênio puro ou através de O2/ N2O, aumentando-se gradativamente, após algumas inspirações, com incrementos de 0,5% até atingir-se o nível de anestesia cirúrgica. A concentração mais elevada não deve ultrapassar 4%. Para a manutenção, os níveis podem ser mantidos com concentrações de 0,5% a 2% de ENFLURAN, com as quais obtém-se relaxamento muscular adequado para a cirurgia intra-abdominal. Em obstetrícia, o ENFLURAN pode ser usado de 0,25% a 1% para dar analgesia durante o trabalho de parto, tendo efeito semelhante ao produzido por 30% a 60% de N2O. Na recuperação, a administração do ENFLURAN pode ser reduzida a 0,5% ao aproximar-se o final do ato cirúrgico ou por ocasião da sutura da pele. Ao interromper-se a administração do agente anestésico, convém ventilar o aparelho respiratório do paciente com oxigênio puro, várias vezes até sua completa recuperação.

Super dosagem

No caso de superdosagem ou quando a situação parecer superdosagem, deve-se interromper imediatamente a aplicação do produto e promover a ventilação assistida ou controlada com oxigênio puro.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ENFLURAN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.