Etambutol

ETAMBUTOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETAMBUTOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETAMBUTOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

iquego

Apresentação ETAMBUTOL

Xpe: fr. de vidro c/ 200ml (25mg/ml). compr.: emb. c/ 10 comp. de 400mg.

ETAMBUTOL – Indicações

IQUEGO – ETAMBUTOL é um tuberculostático indicado no tratamento da tuberculose pulmonar, associado com outros medicamentos tuberculostáticos; meningite tuberculóide; e infecções micobacterianas atípicas.

Contra indicações de ETAMBUTOL

IQUEGO – ETAMBUTOL é contra-indicado para pacientes com história de hipersensibilidade ao etambutol, neurite óptica, disfunção renal, na lactação e para crianças com menos de 5 anos.

Advertências

Na ocorrência de distúrbios gastrintestinais, o etambutol pode ser administrado com alimentos. Não fracionar a dose diária, administrá-la em dose única. Em pacientes com comprometimento renal ou hepático, as concentrações séricas aumentam e a meia-vida é prolongada; recomenda-se reduzir a posologia. Podem ocorrer sintomas de visão turva e diminuição da acuidade visual. O risco/benefício deve ser avaliado em situações clínicas como: gota, neurite óptica, e comprometimento renal. Monitorar os exames oftalmológicos e concentrações séricas de ácido úrico.

Interações medicamentosas de ETAMBUTOL

O uso concomitante com medicamentos que possuem potencial neurotóxico, pode resultar no aumento da incidência dessa reação adversa, causando neurite periférica e óptica.

Reações adversas / efeitos colaterais de ETAMBUTOL

As doses diárias produzem toxicidade mínima. As reações adversas observadas incluem prurido; dor articular; distúrbios gastrintestinais; dor abdominal; mal-estar; cefaléia; tontura; confusão mental; desorientação e possível alucinação; gota aguda ou hiperuricemia. O entorpecimento e o formigamento dos dedos causados pela neurite periférica são infreqüentes. A anafilaxia e a leucopenia são raras. As reações adversas mais importantes, embora de incidência rara, são a neurite periférica e a neurite óptica retrobulbar (visão turva , dor ocular, imagens vermelhas-acinzentadas, diminuição da visão). A neurite óptica retrobulbar é dose-dependente, ocorrendo mais freqüentemente com doses diárias de 25 mg/kg e após 2 meses de terapia; em muitos casos é reversível após várias semanas ou vários meses.

ETAMBUTOL – Posologia

Crianças: Até 25 kg: 25 mg/dia; entre 25 e 35 kg: 600 mg/dia; entre 35 e 45 kg: 800 mg/dia. Adultos: Paciente acima de 45 kg: 1.200 mg/dia. A duração do tratamento sempre se prolonga por diversos meses, conforme os esquemas adotados.

Super dosagem

Não há relato de ocorrência. No caso de intolerância medicamentosa ao fármaco ou ao esquema de tratamento, consultar o Manual de Normas para o Controle de Tuberculose do MS de 1995.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ETAMBUTOL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.