Famoset

FAMOSET com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FAMOSET têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FAMOSET devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

solvay

Apresentação FAMOSET

FAMOSET 20 mg: caixa c/ 30 compr. rev. FAMOSET 40 mg: caixa c/ 30 compr. rev.

FAMOSET – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de FAMOSET

Não há contra-indicações conhecidas ao uso de famotidina. Entretanto, como com todos os medicamentos, a possibilidade de hipersensibilidade à famotidina ou aos demais componentes do produto não pode ser excluída. Se houver evidências de hipersensibilidade, o medicamento deve ser descontinuado.

Advertências

Neoplasia gástrica A malignidade gástrica deve ser excluída antes do início da terapia de úlcera gástrica com FAMOSET. Resposta sintomática à terapia com FAMOSET para úlcera gástrica não exclui a presença de malignidade gástrica. Disfunção renal ou hepática Como a famotidina é parcialmente metabolizada no fígado e excretada primariamente pelos rins, deve-se ter cautela na administração da famotidina a pacientes com disfunção hepática ou renal. A redução da posologia deve ser considerada se a depuração de creatinina for menor que 10mL/min. Uso geriátrico Não foi observado qualquer aumento na incidência ou mudança do tipo de efeito colateral em pacientes idosos. Não é necessário alterar a posologia com base apenas na idade.

Interações medicamentosas de FAMOSET

A famotidina não interage com o sistema enzimático de metabolismo de drogas ligado ao citocromo P450; portanto, se espera que drogas como warfarina, propranolol, teofilina e diazepam, que são metabolizadas através desse sistema, não interajam com a famotidina.

Reações adversas / efeitos colaterais de FAMOSET

FAMOSET é geralmente bem tolerado. Raramente foram relatadas diarréia, cefaléia, tonturas e constipação. Outras reações adversas, ainda menos freqüentemente relatadas incluíram boca seca, náuseas e/ou vômitos, exantema, desconforto ou distensão abdominal, anorexia e fadiga.

FAMOSET – Posologia

ADMINISTRAÇÃO ORAL ÚLCERA DUODENAL Terapia inicial A dose recomendada de FAMOSET é de 1 comprimido de 40 mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada. Na maioria dos casos de úlcera duodenal, a cura ocorre dentro de 4 semanas, com este regime posológico. Nos casos em que a cura completa não se verifica após 4 semanas, o tratamento deve ser continuado por um período adicional de 4 semanas. Terapia de manutenção Para a prevenção da recorrência da ulceração duodenal, recomenda-se que a terapia com o FAMOSET seja mantida com um comprimido de 20 mg/dia, ao deitar. ÚLCERA GÁSTRICA BENIGNA A dose recomendada de FAMOSET é de um comprimido de 40 mg/dia, ao deitar. A duração do tratamento é de 4 a 8 semanas, podendo ser abreviada se a endoscopia revelar que a úlcera foi curada. SÍNDROME DE ZOLLINGER-ELLISON Pacientes sem terapia anti-secretória anterior devem ser tratados, inicialmente, com uma dose de 20 mg a cada 6 horas. A posologia deve ser ajustada às necessidades individuais do paciente e deve ser mantida, enquanto houver indicação clínica. Doses de até 800 mg/dia têm sido usadas, por até um ano, sem o desenvolvimento de efeitos adversos significativos ou taquifilaxia. Os pacientes que estavam recebendo outro antagonista H2 podem passar diretamente para o uso de FAMOSET com uma dose inicial mais alta do que aquela recomendada para casos novos; esta dose inicial dependerá da gravidade da condição e da última dose de antagonista H2 previamente utilizada. Ajuste posológico para pacientes com insuficiência renal grave (depuração da creatinina abaixo de 10 mL/min): a dose de FAMOSET deve ser reduzida para 20 mg, ao deitar.

Super dosagem

Não há experiência, até o momento, com superdosagem. Devem ser empregadas as medidas habituais para a remoção do material não absorvido do trato gastrintestinal, monitorização clínica e medidas de suporte.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FAMOSET – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.