Fersil

FERSIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FERSIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FERSIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

hipolabor

Apresentação FERSIL

125mg/mL– Caixa com 200 frascos plásticos opaco gotejadores de 30Ml

FERSIL – Indicações

Atua no tratamento e prevenção da anemia ferropriva.

Contra indicações de FERSIL

O sulfato ferroso é contraindicado em pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro.

Advertências

Os sais de ferro devem ser administrados com cautela a pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenamento de ferro, hemoglobinopatias, ou doenças gastrointestinais extensas.
Evitar o uso regular de grandes quantidades de suplementos de ferro, várias vezes ao dia e por mais de seis meses, sem prescrição médica.
O sangramento no trato gastrintestinal também pode escurecer as fezes, e frequentemente é acompanhado de outros sintomas: listras vermelhas nas fezes, câimbras, dores de estômago ou na região abdominal. Nestes casos a atenção do médico é necessária para avaliar a causa.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. Gravidez e lactação: “Categoria A” do FDA.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Atenção diabéticos: este medicamento contém sacarose.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Este produto contém corante amarelo TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Interações medicamentosas de FERSIL

O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio e citrato de bismuto diminuem a absorção de ferro. O uso concomitante com cimetidina, omeprazol e metildopa também reduz a absorção de ferro. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacina) e, ainda, a eficácia da penicilamina. A levodopa interfere no efeito terapêutico do ferro.
Nesses casos, é aconselhável um intervalo de 2 (duas) horas entre a administração do ferro e outros fármacos.

Interações com alimentos: Embora a absorção seja maior quando o estômago está vazio a administração junto às refeições diminui a frequência de efeitos indesejáveis.
Muitas substâncias (fitatos e oxalatos) presentes na alimentação reduzem a absorção do ferro.
A ingestão de sulfato ferroso juntamente com ovos, leite, café e chá deve ser evitada, visto que estes alimentos podem diminuir a absorção do ferro. Em uso do medicamento, abster-se de bebidas alcoolicas.

Interações em exames laboratoriais:
Teste de ortotoluidina: A presença de ferro pode dar resultado falso-positivo. Concentrações de bilirrubina sérica: Falsos valores elevados podem ocorrer.
Teste de glicose oxidada: Pode dar resultado falso-negativo.
Sangue oculto nas fezes: Pode ser obscurecido pela coloração preta do ferro nas fezes.

Reações adversas / efeitos colaterais de FERSIL

Sintomas como distúrbio gastrintestinal, anorexia, náusea, vômito, constipação e diarreia podem ocorrer naqueles pacientes que utilizam sais de ferro. A reação adversa mais frequente é a diarreia. A administração de ferro em gotas em crianças e lactentes pode provocar escurecimento das fezes e dos dentes. Esta reação, quando ocorre, não é séria e tampouco permanente, pois o esmalte dos dentes não é afetado. Nesses casos, recomenda-se esfregar os dentes da criança com solução de bicarbonato de sódio uma vez por semana.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em: www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

FERSIL – Posologia

Posologia – A critério do médico sendo sugerido:
Solução oral (38 gotas = 1mL): Dose profilática diária:
-Lactente e crianças até 3 anos: 0,3mL (11 gotas) = 7,5mg de ferro elementar (sob a forma de sulfato ferroso) por dia.
-Crianças maiores de 3 anos, adolescentes, adultos e gestantes: 0,6mL (23 gotas) = 15,0mg de ferro elementar (sob a forma de sulfato ferroso) por dia.
Dose terapêutica diária:
-De 1 a 3 anos: 2mL (0,6mL três vezes por dia = 23 gotas três vezes por dia) = 50mg de ferro elementar por dia.
-De 4 a 6 anos: 3mL (0,9mL três vezes por dia = 34 gotas três vezes por dia) = 75mg de ferro elementar por dia.
-De 7 a 10 anos: 4mL (1,2mL três vezes por dia = 46 gotas três vezes por dia) = 100mg de ferro elementar por dia.
-De 11 anos a adultos e gestantes: 6mL (1,8mL três vezes por dia = 68 gotas três vezes por dia) = 150mg de ferro elementar por dia.

Administrar o produto diluído em água, suco de frutas ou vegetais logo após as refeições. Caso o paciente apresente sinais de desconforto gastrintestinal, aconselha-se sua administração durante as refeições.

Pacientes idosos: O tratamento de pacientes idosos deverá ser feito com acompanhamento médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Super dosagem

As superdoses agudas são muito raras em adultos, mas atingem as crianças e podem ser muito graves, até mortais.
As principais manifestações da intoxicação por ferro são náuseas, vômitos com sangue, diarreia abundante e com sangue, diminuição da pressão arterial, insuficiência respiratória e morte.
Em caso de ingestão de grandes quantidades, deve-se oferecer ao paciente leite e clara de ovo e procurar auxílio médico de urgência. Se possível, levar o produto e/ou embalagem ao local de atendimento.
No caso de superdosagem em crianças, pode ser feita uma determinação de emergência da concentração de ferro no plasma. Se a concentração for inferior a 500mg/dL, a criança não se encontra em perigo imediato. No entanto, o vômito deve ser induzido quando existe ferro no estômago, e quando a concentração de ferro for superior a 500mg/dL, deve-se administrar desferoxamina, choque, desidratação e alterações de equilíbrio ácido-basico devem ser tratados de modo convencional.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Mecanismo de ação: O ferro é um componente essencial para a formação fisiológica do heme e a capacidade resultante em transportar o oxigênio, tendo uma função similar na produção da mioglobina. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais.

Absorção, distribuição e excreção:
Absorção: Após a administração via oral, o ferro passa através das células mucosas em estado ferroso e se une à proteína transferrina. Nessa forma, o ferro é transportado no organismo para a medula óssea para a produção de glóbulos vermelhos, estimulada pela eritropoetina. É geralmente absorvido na parte superior do intestino delgado e a absorção é aumentada quando os depósitos de ferro estão vazios ou quando aumenta a produção de glóbulos vermelhos. O ferro existe em seres humanos quase exclusivamente complexado à proteína ferritina ou em moléculas de hemosiderina. Aproximadamente 70% está na hemoglobina, 25% nos estoques de ferro como ferritina ou hemosiderina, 4% na mioglobina, 0,5% em enzimas e 0,1% na transferrina. Tanto os estoques de ferritina como os de hemosiderina do corpo estão localizados no fígado, sistema retículo endotelial, baço e medula óssea. Apresenta uma alta taxa de ligação a proteínas (cerca de 90%).

Distribuição: O ferro sob a forma ferrosa passa através da mucosa gastrintestinal diretamente à corrente sanguínea e é imediatamente ligado à transferrina, que transporta o ferro para a medula óssea onde é incorporado na molécula de hemoglobina. O tempo de atingimento da concentração máxima de ferro é de 2 a 3 horas após a administração de sulfato ferroso.

Excreção: Não existe um mecanismo fisiológico de eliminação do ferro, podendo se acumular no organismo em quantidades tóxicas, entretanto pequenas quantidades são perdidas diariamente na mudança de pelo, cabelos, unhas assim como nas fezes, transpiração, leite materno, urina e menstruação, totalizando cerca de 0,5 a 1,5mg por dia.

Resultados de eficacia

A terapêutica e a prevenção para a anemia nutricional ferropriva, a partir da utilização de compostos de ferro, é plenamente válida e constitui um dos mais antigos recursos de tratamento (Batista Filho & Ferreira, 1996, Umbelino & Rossi, 2006). A administração de sulfato ferroso por via oral é a mais recomendada, devido ao seu baixo custo e alta biodisponibilidade (Lopes et al, 1999). Os primeiros ensaios clínicos para testar as formas intermitentes de administração de ferro começaram a ser publicados na década de 1990 (Souza et al, 2004). Resultados podem ser encontrados em HILLMAN RS. Deficiência de ferro e outras anemias hipoproliferativas – Harrison, Medicina Interna, Falci AS et al. 14ª Edição. McGraw Hill. Rio de Janeiro. 1998: 681 – 86.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Cuidados de conservação: Conservar em temperatura ambiente (15 a 30º C). Proteger da luz e umidade. Aspectos físicos: frasco plástico opaco gotejador de 30mL.
Características organolépticas: solução límpida, cor amarela a esverdeada, odor característico. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

Após aberto, válido por 50 dias.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance dascrianças.

Dizeres legais

MS: 1.1343.0039
Farm. Resp.: Dr. Renato Silva
CRF-MG: 10.042
HIPOLABOR FARMACÊUTICA Ltda.
Rod BR 262 – Km 12,3 Borges /Sabará – MG
CEP: 34.735-010
SAC 0800 031 1133
CNPJ: 19.570.720/0001-10
Indústria Brasileira

FERSIL – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Fersil – sulfato ferroso – atua no tratamento e prevenção da anemia ferropriva, ou seja, anemia causada pela insuficiência de ferro.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento contém ferro, que é um elemento essencial utilizado no tratamento de anemias devidas à falta deste elemento no organismo. Estas anemias podem ser decorrentes de sangramentos agudos ou crônicos ou em razão da má absorção deste elemento ou ainda por deficiência da alimentação. O ferro também é utilizado na suplementação alimentar em situações como gravidez, amamentação, fases de crescimento rápido, em recém-nascidos com baixo peso e bebês alimentados com mamadeiras. No tratamento mencionado, os sinais de melhora podem demorar dias ou semanas para aparecer.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O sulfato ferroso é contraindicado em pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro.

Este medicamento também não deve ser utilizado por pacientes que possuem hipersensibilidade ao sulfato ferroso ou a qualquer outro componente do produto.
Gravidez e Lactação: “Categoria A” do FDA

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Os sais de ferro devem ser administrados com cautela a pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenamento de ferro, hemoglobinopatias, ou doenças gastrointestinais extensas.
Evitar o uso regular de grandes quantidades de suplementos de ferro, várias vezes ao dia e por mais de seis meses, sem prescrição médica.
O sangramento no trato gastrintestinal também pode escurecer as fezes, e frequentemente é acompanhado de outros sintomas: listras vermelhas nas fezes, câimbras, dores de estômago ou na região abdominal. Nestes casos a atenção do médico é necessária para avaliar a causa.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Interações Medicamentosas: O ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro medicinal em pelo menos 30%, no entanto, essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos.
Medicamentos contendo alumínio, magnésio e citrato de bismuto diminuem a absorção de ferro. O uso concomitante com cimetidina, omeprazol e metildopa também reduz a absorção de ferro. O tratamento concomitante com cloranfenicol retarda a absorção do ferro.
O ferro reduz a absorção das tetraciclinas orais, das quinolonas (ciprofloxacina) e, ainda, a eficácia da penicilamina. A levodopa interfere no efeito terapêutico do ferro.
Nesses casos, é aconselhável um intervalo de 2 (duas) horas entre a administração do ferro e outros fármacos.

Interações com alimentos: Embora a absorção seja maior quando o estômago está vazio a administração junto às refeições diminui a frequência de efeitos indesejáveis.
Muitas substâncias (fitatos e oxalatos) presentes na alimentação reduzem a absorção do ferro.
A ingestão de sulfato ferroso juntamente com ovos, leite, café e chá deve ser evitada, visto que estes alimentos podem diminuir a absorção do ferro.
Em uso do medicamento, abster-se de bebidas alcoolicas.

Interações em exames laboratoriais:
Teste de ortotoluidina: A presença de ferro pode dar resultado falso-positivo.
Concentrações de bilirrubina sérica: Falsos valores elevados podem ocorrer. Teste de glicose oxidada: Pode dar resultado falso-negativo.
Sangue oculto nas fezes: Pode ser obscurecido pela coloração preta do ferro nas fezes.
Atenção diabéticos: este medicamento contém sacarose.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Este produto contém corante amarelo TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO? Cuidados de conservação: Conservar em temperatura ambiente (15 a 30º C). Proteger da luz e umidade. Aspectos físicos: frasco plástico opaco gotejador de 30mL.
Características organolépticas: solução límpida, cor amarela a esverdeada, odor característico. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

Após aberto, válido por 50 dias.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Posologia – A critério do médico sendo sugerido:
Solução oral (38 gotas = 1mL): Dose profilática diária:
-Lactente e crianças até 3 anos: 0,3mL (11 gotas) = 7,5mg de ferro elementar (sob a forma de sulfato ferroso) por dia.
-Crianças maiores de 3 anos, adolescentes, adultos e gestantes: 0,6mL (23 gotas) = 15,0mg de ferro elementar (sob a forma de sulfato ferroso) por dia.
Dose terapêutica diária:
-De 1 a 3 anos: 2mL (0,6mL três vezes por dia = 23 gotas três vezes por dia) = 50mg de ferro elementar por dia.
-De 4 a 6 anos: 3mL (0,9mL três vezes por dia = 34 gotas três vezes por dia) = 75mg de ferro elementar por dia.
-De 7 a 10 anos: 4mL (1,2mL três vezes por dia = 46 gotas três vezes por dia) = 100mg de ferro elementar por dia.
-De 11 anos a adultos e gestantes: 6mL (1,8mL três vezes por dia = 68 gotas três vezes por dia) = 150mg de ferro elementar por dia.
Administrar o produto diluído em água, suco de frutas ou vegetais logo após as refeições. Caso o paciente apresente sinais de desconforto gastrintestinal, aconselha-se sua administração durante as refeições.

Pacientes idosos: O tratamento de pacientes idosos deverá ser feito com acompanhamento médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso houver o esquecimento de uma dose, ela deve ser tomada assim que possível. Entretanto, se faltar pouco tempo para a próxima dose, não tome em dobro a dose recomendada pelo seu médico. Continue tomando nos mesmos horários.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou do seu cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR? REAÇÕES ADVERSAS:
Sintomas como distúrbio gastrintestinal, anorexia, náusea, vômito, constipação e diarreia podem ocorrer naqueles pacientes que utilizam sais de ferro. A reação adversa mais frequente é a diarreia. A administração de ferro em gotas em crianças e lactentes pode provocar escurecimento das fezes e dos dentes. Esta reação, quando ocorre, não é séria e tampouco permanente, pois o esmalte dos dentes não é afetado. Nesses casos, recomenda-se esfregar os dentes da criança com solução de bicarbonato de sódio uma vez por semana.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
As superdoses agudas são muito raras em adultos, mas atingem as crianças e podem ser muito graves, até mortais.
As principais manifestações da intoxicação por ferro são náuseas, vômitos com sangue, diarreia abundante e com sangue, diminuição da pressão arterial, insuficiência respiratória e morte.
Em caso de ingestão de grandes quantidades, deve-se oferecer ao paciente leite e clara de ovo e procurar auxílio médico de urgência.
No caso de superdosagem em crianças, pode ser feita uma determinação de emergência da concentração de ferro no plasma. Se a concentração for inferior a 500mg/dL, a criança não se encontra em perigo imediato. No entanto, o vômito deve ser induzido quando existe ferro no estômago. Quando a concentração de ferro for superior a 500mg/dL, deve-se administrar desferoxamina, choque, desidratação e alterações de equilíbrio ácido-basico devem ser tratados de modo convencional.

Data da bula

08/03/2017