Fonergin

FONERGIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FONERGIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FONERGIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

farmasa

Apresentação FONERGIN

Fonergin (sulfato de framicetina + associações) pas- tilhas – embalagem com 12 pastilhas.
Fonergin (sulfato de framicetina + associações) colutório spray – frasco com 15 mL.

FONERGIN – Indicações

Anginas, faringites, amigdalites por germes banais, gengivites, pulpites, estomatites (aftas bucais).

Contra indicações de FONERGIN

Pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

Existindo a possibilidade de mascaramen- to dos sintomas de contaminação por fungos da lesão tratada, é necessário que o paciente permaneça sob vigilância até a cura completa.

Gravidez e lactação: como todo medica- mento, o produto só deve ser utilizado durante a gravidez ou lactação quando os benefícios esperados superarem os possíveis riscos.

Interações medicamentosas de FONERGIN

A co-administração de cidofovir e ciclosporina com a framicetina pode aumentar o risco de nefrotoxicidade. O uso concomitante de ácido acetilsalicílico com corticosteróide aumenta o risco de ulceração gastrintestinal.

Reações adversas / efeitos colaterais de FONERGIN

Reações de hipersensibilidade (edema, reações anafilactóides), nefrotoxicidade, dermatite de contato, “rash”, náuseas, vô- mitos e diarréia.

FONERGIN – Posologia

Pastilha
Uma pastilha a cada duas ou três horas, de acordo com a intensidade da sintomatologia. Um maior tempo de permanência das pastilhas na boca, possibilita sua melhor atuação terapêutica, sintomatológica e etiológica.
As pastilhas não devem ser mastigadas; devem ser deslocadas na boca o mínimo possível, deixando que se dissolvam muito lentamente.

Spray
Fazer uma pulverização na boca e na garganta de hora em hora ou a cada duas horas, conforme a gravidade dos sintomas.

Modo de usar:
-Mantendo o frasco em posição vertical (em pé), fazer uma pulverização da boca e da garganta de hora em hora, ou a cada duas horas, conforme a gravida- de dos sintomas.
-Dirigir o jato em direção ao fundo da garganta, de- vendo a língua ficar abaixada ao máximo.
-Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula. Na criança rebelde, pulverizar no momento da expiração, isto é durante o grito.

Super dosagem

Em caso de superdosagem, são recomendadas as medidas usuais de suporte para remover do organismo a droga não absorvida.

Pacientes Idosos
Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso do produto por pacientes com idade acima de 65 anos.

Caracteristicas farmalogicas

Dor, inflamação e infecção constituem o quadro dominante dos processos patogênicos da garganta, frequentemente não guardando sequer correlação com a infecção por ele responsável. Daí a necessidade de uma terapêutica que não somente se destine ao agente causal como também provoque, com rapidez, o desaparecimento da incômoda sintomatologia. Com este duplo objetivo, a fórmula de Fonergin (sulfato de framicetina + associações) possibilita uma tripla ação: anti-infecciosa, anti-inflamatória e analgésica. A ação anti-infecciosa é assegurada pela associação de dois antibióticos de ação tópica que compõem um espectro bastante
específico para os germes que mais comumente infectam a bucofaringe.
A ação combinada da framicetina e da gramicidina determina uma eficaz cobertura antibiótica contra os germes gram-positivos e gram-negativos, além de uma atuação particularmente eficiente contra os Stafilococcus aureus, Neisseria catharralis, Pneumoco- ccus sp, etc.
A ação antiinflamatória do medica- mento se processa através da terapêutica de contato exercida pela prednisolona, sem dúvida o mais clássico dos corticosteróides, do- sado de maneira a não comportar qualquer atuação sistêmica, o que afasta preocupações ligadas ao seu uso interno.
E, finalmente, ação analgésica, a cargo da amilocaína e da procaína, possibilitando um pronto alívio da dor.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Venda sob prescrição médica. N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho. Ind. Bras. – Reg. MS n° 1.0394.0492 Farm. Resp.: J.G. Rocha CRF/SP n° 4067 – CNPJ 61.150.819/0001-20

FONERGIN – Bula para o paciente

Fonergin (sulfato de framicetina + associações) é um medicamento de ação anti-infecciosa, anti-inflamatória e analgésica utilizado nas infecções da boca e da garganta. O produto deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade. O prazo de validade encon- tra-se impresso na embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término ou se está amamentando. Siga a orientação do seu médi- co respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. As pastilhas de Fonergin (sul- fato de framicetina + associações) não devem ser mastigadas; devem ser deslocadas na boca o mínimo possível, deixando que se dissolvam muito lentamente. Não deixar o pulverizador de Fonergin spray (sulfato de framicetina + associações) funcionar por mais do que uma fração de segundo para não disperdiçar o produto. Na criança rebelde, deve-se pulverizar no momento da expiração, isto é, durante o grito.
Não interromper ou modificar o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe ao seu médico caso apareçam reações desagradáveis, por exemplo, náusea, vômito, diarreia, reações alérgicas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

A co-administração de cidofovir e ciclosporina com a framicetina pode aumentar o risco de nefrotoxicidade. O uso concomitante de ácido acetilsalicílico com corticosteróide aumenta o risco de ulceração gastrointestinal.
Este medicamento é contraindicado em pacientes que já apresentaram reações alérgicas aos componentes da fórmula. Existindo a possibilidade de mascaramento dos sintomas de contaminação por fungos da lesão tratada, é necessário que o paciente permaneça sob vigilância até a cura completa. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, e durante o tratamento.
É recomendado que o paciente permaneça sob cuidados médicos até a completa cura.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

30/11/2017