Henetix

HENETIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de HENETIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com HENETIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

guerbet

Apresentação HENETIX

HENETIX® 300
Solução injetável
Cartucho com 1 frasco-ampola de 50 mL, 100 mL ou 500 mL;
Caixa hospitalar com 25 frascos-ampola de 50 mL ou 10 frascos-ampola de 100 mL;

HENETIX® 350
Solução injetável
Cartucho com 1 frasco-ampola de 50 mL, 100 mL ou 500 mL;
Caixa hospitalar com 25 frascos-ampola de 50 mL ou 10 frascos-ampola de 100 mL;

HENETIX – Indicações

Este medicamento é destinado ao uso em diagnóstico.
HENETIX® 300 e 350.
Este medicamento é indicado para uso em exames de:
Urografia intravenosa
Tomografia Computadorizada
Angiografia digital por via intravenosa
Angiografia periférica e cerebral
Angiocardiografia

Contra indicações de HENETIX

HENETIX® 300 e HENETIX® 350:
-Hipersensibilidade ao iobitridol ou qualquer um dos excipientes.
-Histórico de uma reação maior imediata ou reação cutânea tardia a uma injeção de HenetiX®. -Tireotoxicose manifesta.

Advertências

HenetiX® 300 e HenetiX® 350:
Existe um risco de reações alérgicas, independentemente da via de administração ou da dose. O mecanismo imuno-alérgico não é dose-dependente e reações imuno-alérgicas podem ocorrer a qualquer momento.

Informações gerais correspondentes a todos os agentes de contraste iodado
Na ausência de estudos específicos, a mielografia não é uma indicação para HenetiX®.
Todos os agentes de contraste iodados podem provocar reações menores ou maiores que podem apresentar risco de vida. Podem ocorrer imediatamente (dentro de 60 minutos) ou serem tardias (até 7 dias), e são frequentemente imprevisíveis.
Devido ao risco de reações graves, equipamentos de ressuscitação de emergência devem estar disponíveis para uso imediato. Existem vários mecanismos para explicar a ocorrência destas reações:
-Toxicidade direta afetando o endotélio vascular e proteínas do tecido.
-Ação farmacológica modificando a concentração de determinados fatores endógenos (histamina, frações do complemento, mediadores da inflamação), observada com mais frequência com os meios de contraste de alta osmolalidade.
-Reações alérgicas imediatas mediadas pela IgE ao meio de contraste HenetiX® (anafilaxia)
-Reações alérgicas devidas a um mecanismo tipo celular (reações cutâneas tardias)
Pacientes que já apresentaram reação após a administração de um meio de contraste iodado apresentam maior risco de apresentar nova reação após administração do mesmo ou possivelmente de outro agente de contraste iodado, e são, portanto, considerados pacientes de risco.

Agentes de contraste iodado e tireoide:
Antes de se administrar um agente de contraste iodado, é importante garantir que o paciente não está programado para submeter-se a um exame de cintilografia, testes laboratoriais relacionados com a tiroide ou para receber iodo radioativo com fins terapêuticos. A administração de agentes de contraste através de qualquer via interfere nas concentrações de hormônio e captação de iodo pela tireoide ou por metástase de câncer de tireoide, até que os níveis de iodo na urina tenham voltado ao normal.
Distireoidismo: Após a injeção de agente de contraste iodado, especialmente em pacientes com bócio ou com histórico de distireoidismo, há um risco de desenvolvimento ou agravamento do hipertireoidismo. Há também um risco de hipotireoidismo em recém-nascidos que receberam, ou cuja mãe recebeu, um agente de contraste iodado.

Outras advertências
Extravasamento é uma complicação incomum (0,04% a 0,9%) de injeções intravenosas de meios de contraste. Mais frequente com os produtos de alta osmolalidade, a maioria das lesões são leves, mas lesões graves, como úlceras de pele, necrose dos tecidos, e síndrome do compartimento podem ocorrer com qualquer meio de contraste iodado. Os riscos e/ou fatores de gravidade são relacionados ao paciente (condições vasculares pobres ou frágeis), e relacionados à técnica (utilização de injetora, grande volume). É importante identificar estes fatores, otimizar apropriadamente o local da injeção e a técnica, e monitorar antes, durante e depois da injeção de HenetiX®.

Precauções de uso:
Intolerância aos agentes de contraste iodado:
Antes do exame:
Identificar pacientes de risco pela anamnese.
Corticosteroides e anti-histamínicos tipo H1 têm sido sugeridos como pré-medicação em pacientes com maior risco para reações ao meio de contraste (história de intolerância a um meio de contraste iodado). No entanto, eles não impedem a ocorrência de choques anafiláticos graves ou fatais. Durante o procedimento, as seguintes medidas devem ser mantidas:
-vigilância médica
-acesso venoso permanente Após o exame:
Após a administração do contraste, o paciente deve ser monitorado por pelo menos 30 minutos, já que a maioria das reações adversas graves ocorre dentro deste período de tempo.
O paciente deve ser informado da possibilidade de reações tardias (até sete dias após o exame).

Insuficiência renal:
Agentes de contraste iodados podem induzir uma alteração transitória da função renal ou agravar uma insuficiência renal pré- existente. As medidas preventivas incluem:
Identificar os pacientes de risco, por exemplo, com desidratação, insuficiência renal, diabetes, insuficiência cardíaca grave, gamopatia monoclonal (mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom’s), histórico de insuficiência renal após a administração de agente de contraste, crianças menores de um ano de idade e indivíduos idosos com ateroma.
Hidratar quando necessário, utilizando uma solução salina.
Evitar combinações com medicamentos nefrotóxicos. Se isso não puder ser evitado, o acompanhamento laboratorial da função renal deve ser intensificado. Os medicamentos nefrotóxicos incluem aminoglicosídeos, composto organoplatínicos, altas doses de metotrexato, pentamidina, foscarnete e alguns agentes antivirais (aciclovir, ganciclovir, valaciclovir, adefovir, cidofovir, tenofovir), vancomicina, anfotericina B, imunossupressores como a ciclosporina ou tacrolimus, ifosfamida.
Aguardar pelo menos 48 horas entre dois exames radiológicos com injeção de agentes de contraste, ou adiar qualquer novo exame até o retorno da função renal a linha de base.
Prevenir acidose lática em pacientes diabéticos tratados com metformina, através da monitorização dos níveis séricos de creatinina. Função renal normal: tratamento com metformina deve ser suspenso antes da injeção de meio de contraste e pelo menos 48 horas depois ou até a função renal normal estar restaurada. Função renal comprometida: A metformina é contraindicada. Em caso de emergência: se o exame é obrigatório, devem ser tomadas precauções, ou seja, a metformina deve ser suspensa, o paciente deve ser hidratado, deve haver monitorização da função renal e deve-se verificar se há sinais de acidose láctica.
Pacientes submetidos à hemodiálise podem receber meio de contraste iodado, uma vez que este é removido por diálise. Deve ser obtida aprovação prévia do departamento de hemodiálise.

Insuficiência hepática:
Uma atenção especial é necessária quando um paciente apresenta insuficiência hepática e renal, pois, nessa situação, o risco de retenção de contraste é maior.
Cuidados devem ser tomados em caso de insuficiência renal ou hepática, diabetes ou em pacientes com doença falciforme.
Hidratação adequada deve ser garantida em todos os pacientes, antes e após a administração de meios de contraste e, especialmente em doentes com insuficiência renal ou diabetes. Nestes, é importante manter a hidratação e minimizar a deterioração da função renal.

Asma:
Estabilização da asma é recomendada antes da injeção de um contraste iodado.
Devido a um aumento do risco de broncoespasmo, cuidado especial deve ser tomado em pacientes que sofreram um ataque de asma no prazo de oito dias antes do exame.

Distúrbios cardiovasculares:
Em pacientes com doença cardiovascular (por exemplo, insuficiência cardíaca inicial ou estabelecida, coronariopatia, hipertensão pulmonar, valvulopatia ou arritmias cardíacas), o risco de reações cardiovasculares é aumentado após a administração de um meio de contraste iodado. Injeção intravascular de meio de contraste pode causar edema pulmonar em pacientes com insuficiência cardíaca incipiente ou manifesta, enquanto a administração em pacientes com hipertensão pulmonar ou valvulopatias cardíacas pode resultar em transtornos hemodinâmicos importantes. A frequência e grau de gravidade parecem estar relacionados com a severidade dos distúrbios cardíacos. Em caso de hipertensão severa e crônica, o risco de lesão renal devido à administração do meio de contraste e também ao cateterismo pode ser aumentada. Cuidadosa ponderação da relação risco-benefício é necessária nestes pacientes.

Distúrbios do sistema nervoso central:
O risco/ benefício deve ser avaliado caso a caso:
-devido ao risco de agravamento dos sintomas neurológicos em pacientes com ataque isquêmico transitório, infarto cerebral agudo, hemorragia intracraniana recente, edema cerebral, epilepsia idiopática ou secundária (cicatrizes tumorais).
-se a via intra-arterial é usada em um paciente alcoólatra (alcoolismo agudo ou crônico) ou com outros tipos de dependência a drogas.

Feocromocitoma:
Pacientes com feocromocitoma podem desenvolver crise hipertensiva após a administração intravascular de um agente de contraste, e devem ser monitorados antes do exame.

Miastenia grave:
A administração de um agente de contraste pode agravar os sintomas de miastenia grave.

Intensificação dos efeitos colaterais:
As reações adversas relacionadas com a administração de contraste iodado podem ser intensificadas em pacientes apresentando acentuada agitação, ansiedade e dor. Uma conduta apropriada, como a sedação, pode ser necessária.

Excipientes:
Este medicamento contém sódio. Ele contém menos de 1 mmol de sódio por 100 ml, ou seja, essencialmente “livre de sódio”.

Gravidez e lactação
Embriotoxicidade:
Estudos em animais não revelaram nenhum efeito teratogênico.
Na ausência de efeitos teratogênicos em animais, não se espera efeitos de má formação em humanos. Até hoje, substâncias responsáveis pela má formação em humanos têm sempre provado serem teratogênicos em animais durante estudos conduzidos em duas espécies.

Feto toxicidade:
A sobrecarga transitória de iodo após a administração na mãe pode induzir distireoidismo fetal, se o exame for realizado após 14 semanas de amenorreia. No entanto, tendo em vista a reversibilidade do efeito e benefício esperado para a mãe, a administração isolada de um contraste iodado é justificável se a indicação para o exame radiológico em uma mulher grávida for cuidadosamente avaliada.

Mutagenicidade e fertilidade:
O produto não se mostrou mutagênico nas condições de ensaio utilizadas. Não há dados disponíveis sobre a função reprodutiva.

Lactação:
Agentes de contraste iodados são excretados no leite materno em quantidades muito pequenas. Administração isolada na mãe, consequentemente implica em baixo risco de reações adversas no lactente. É aconselhável interromper a amamentação por 24 horas após a administração do contraste iodado.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações medicamentosas de HENETIX

HenetiX® 300 e HenetiX® 350:
Radiofarmacos: os agentes de contrate iodado alteram a captação de iodo radioativo pela tireoide por diversas semanas, o que pode por um lado resultar em captação diminuída em uma cintigrafia de tireoide e por outro, reduzir a eficácia da terapia com iodo.
Em pacientes agendados para uma cintigrafia renal com injeção de radiofarmaco excretado pelos túbulos renais, é preferível realizar este exame antes da injeção de um meio de contraste iodado;
Betabloqueadores, substâncias vasoativas, inibidores da ECA, antagonistas dos receptores de angiotensina: estes medicamentos reduzem a eficácia dos mecanismos de compensação cardiovascular que ocorrem durante distúrbios hemodinâmicos. O médico deve ser informado antes da injeção de um meio de contraste, e equipamentos de cuidado intensivo devem estar disponíveis; Diuréticos:Devido ao risco de desidratação induzida por diuréticos, hidratação hidroeletrolítica deve ser realizada antes do exame para limitar o risco de insuficiência renal aguda;
Metformina: ver Precauções de uso – insuficiência renal;
Interleucina 2: o risco de desenvolvimento de uma reação ao meio de contraste iodado é aumentado se o paciente foi recentemente tratado com Interleucina 2 (por via endovenosa), como erupção cutânea ou mais raramente hipotensão, oligúria e insuficiência renal; Outras formas de interação: altas concentrações de meio de contraste iodado no plasma e urina podem interferir com a dosagem in vitro de bilirrubina, proteínas e substâncias inorgânicas (ferro, cobre, cálcio e fosfato). É recomendável evitar tais dosagens nas 24 horas seguintes ao exame.

Reações adversas / efeitos colaterais de HENETIX

Efeitos indesejáveis:
Durante estudos clínicos com 905 pacientes, 11% deles apresentou uma reação adversa relacionada com a administração de HenetiX®(além da sensação de calor), sendo dor a mais comum, dor no local da injeção, mau gosto e náuseas.
Os efeitos indesejáveis relacionados à utilização de HenetiX® são geralmente leves a moderados e transitórios.
As reações adversas mais frequentemente relatadas durante a administração de HenetiX® desde a comercialização são sensação de calor e dor e edema no local da injeção.
As reações de hipersensibilidade são geralmente imediatas (durante a injeção ou ao longo de uma hora após o início da injeção) ou algumas vezes retardadas (uma hora até vários dias após a injeção) que aparecem sob a forma de reações adversas cutâneas. Reações imediatas compreendem um ou vários efeitos, sucessivos ou simultâneos, geralmente incluindo reações cutâneas, distúrbios respiratórios e / ou cardiovasculares, que podem ser os primeiros sinais de choque e que raramente podem ser fatais.
Graves distúrbios do ritmo, incluindo a fibrilação ventricular têm sido muito raramente relatados em pacientes com doença cardíaca, dentro ou fora de um contexto de hipersensibilidade.
As reações adversas estão listadas na tabela abaixo pelo Sistema de Classificação de Órgãos e pela frequência com as seguintes diretrizes: muito comuns (=> 1/10), comum (=> 1/100 a <1/10), incomum (=> 1/1.000 a <1/100), raro (=> 1/10.000 a <1/1.000), muito raros (<1/10.000), desconhecido (não pode ser calculado a partir dos dados disponíveis). As frequências apresentadas são derivadas dos dados de um estudo de observação em 352.255 pacientes.

Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema imunológico

Rara: hipersensibilidade
Muito rara: reação anafilactóide, reação anafilática

Distúrbios endócrinos Muito rara: distúrbios da tireoide
Distúrbios do sistema nervoso

Rara: pre-síncope (reação vaso vagal), tremores*, parestesias*
Muito rara: coma*, convulsões*, confusão mental*, distúrbios visuais*, amnesia*, fotofobia*, cegueira transitória*, sonolência*, agitação*, cefaleias

Distúrbios do ouvido e do labirinto

Rara: vertigem
Muito rara: deficiência auditiva

Distúrbios cardíacos

Rara: taquicardia
Muito rara: parada cardíaca, infarto do miocárdio (mais frequente após injeção intracoronariana), arritmia, fibrilação ventricular, angina

Distúrbios vasculares

Rara: hipotensão arterial
Muito rara: colapso circulatório

Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos

Rara: dispneia, tosse, aperto na garganta, espirros
Muito rara: parada respiratória, edema pulmonar, broncoespasmo, laringe espasmo, edema laríngeo

Distúrbios gastrointestinais

Pouco frequente: náuseas
Rara: vômitos
Muito rara: dor abdominal

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

Rara: angioedema, urticaria (localizada ou generalizada), eritema, prurido
Muito raras: pustulose exantematosa generalizada aguda, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell, eczema, exantema maculopapular (tratando-se em todos os casos de reações de hipersensibilidade retardada)

Distúrbios renais e urinários Muito rara: insuficiência renal aguda, anúria
Distúrbios gerais e alterações no local da injeção

Pouco frequente: sensação de calor
Rara: edema facial, mal estar geral, calafrios, dor no local da injeção
Muito raras: necrose no local da injeção após extravasamento, edema no local da injeção, inflamação no local da injeção após extravasamento

Investigações clínicas Muito rara: elevação da creatinina
Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema nervoso Paralisia, paresia, alucinações e distúrbios na fala
Distúrbios gastrointestinais Pancreatite aguda, (Depois de um PRE), dor abdominal, diarreia, parotidite, hipersecreção salivar, disgeusia
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo Eritema polimorfo
Distúrbios vasculares Tromboflebite
Investigações clínicas Anormalidades eletroencefalográficas, aumento da amilase



-Colapso cardiovascular de gravidade variável pode ocorrer sem sinais de alerta, e pode complicar as manifestações cardiovasculares mencionadas na tabela acima.
-Podem ocorrer dor local e edema no local da injeção sem extravasamento do produto injetado, e são benignos e transitórios.
-Durante administração intra-arterial, a sensação de dor no local da injeção depende da osmolalidade do produto injetado.
-População pediátrica: a natureza esperada dos efeitos indesejáveis relacionados a Henetix é a mesma daquela dos efeitos reportados em adultos. A frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/ index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

HENETIX – Posologia

HenetiX® 300:
As doses devem ser adaptadas ao exame e as regiões a serem opacificadas, bem como ao peso corporal e a função renal do indivíduo, especialmente em crianças.
Doses médias recomendadas para via intravascular:

Indicações Dose média (mL/Kg) Faixa de volume total (mL)

Urografia com:
– injeção intravenosa rápida
– injeção intravenosa lenta

1,2
1,6

50-100
100

Tomografia computadorizada:
– crânio
– corpo inteiro

1,4
1,9

20-100
20-150

Angiografia digital de subtração intravenosa 1,7 40-270
Angiocardiografia 1,1 70-125

Angiografia:
– cerebral
– extremidades inferiores

1,8
2,8

42-210
85-300



HenetiX® 350:
As doses devem ser adaptadas ao exame e as regiões a serem opacificadas, bem como ao peso corporal e a função renal do indivíduo, especialmente em crianças.
Doses médias recomendadas:

Indicações Dose média (mL/Kg) Faixa de volume total (mL)
Urografia intravenosa 1,0 50-100

Tomografia computadorizada:
– crânio
– corpo inteiro

1.0
1,8

40-100
90-180

Angiografia digital por subtração intravenosa 2,1 95-250

Angiocardiografia
– Adultos
– Crianças

1,9
4,6

65-270
10-130

Super dosagem

Se uma dose muito alta de agente de contraste for administrada, a perda de água e eletrólitos podem ser compensadas com uma reidratação apropriada. A função renal deve ser monitorada por pelo menos 3 dias. Hemodiálise pode ser realizada, se necessário.

Em caso de intoxicação, ligue 0800 722 6001 para mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacodinâmicas HenetiX® 300
HenetiX® 300 é um agente de contraste urográfico e angiográfico hidrossolúvel não-iônico, com uma osmolalidade de 695 mOsm / kg.

Propriedades farmacodinâmicas HenetiX® 350
HenetiX® 350 é um agente de contraste urográfico e angiográfico hidrossolúvel não-iônico, com uma osmolalidade de 915 mOsm / kg.

Propriedades farmacocinéticas HENETIX® 300 e 350
Após a injeção intravascular, o iobitridol é distribuído no sistema vascular e no compartimento intersticial. Em humanos, a meia- vida de eliminação é de 1,8 h, o volume de distribuição é de 200 mL / kg e a depuração total é de 93 mL / min em média. A ligação às proteínas plasmáticas é insignificante (<2%). É eliminado principalmente por via renal (filtração glomerular sem reabsorção tubular ou secreção), em forma inalterada. A diurese osmótica induzida por HenetiX® 300 e HenetiX® 350 é dependente da osmolalidade e do volume injetado.
Nos pacientes com insuficiência renal, a eliminação ocorre principalmente por via biliar. A substância pode ser dialisada.

Resultados de eficacia

HENETIX® 300
As indicações do medicamento HenetiX® 300 são suportadas por evidências clínicas adequadas ou ensaios publicados. Quatorze estudos duplo-cegos foram realizados em pacientes submetidos aos seguintes exames: tomografia computadorizada de cérebro e todo o corpo, urografia intravenosa, arteriografia periférica, arteriografia cerebral, coronariografia, angiografia digital intravenosa da subtração, artrografia e histerossalpingografia. Um total de 1177 pacientes adultos e pediátricos (600 homens e 577 mulheres de 11meses a 94 anos de idade) foram incluídos nestes ensaios.
A avaliação de eficácia foi baseada na avaliação global da qualidade da imagem (péssimo, ruim, razoável, bom, excelente) e na capacidade de permitir o diagnóstico, em comparação com iopromida, iohexol, iopamidol ou ioxaglato.
A eficácia do diagnóstico e qualidade de imagem de HenetiX® 300 em todas as indicações acima mencionadas foram satisfatórias e comparáveis aos medicamentos de referência.
A maioria destes ensaios clínicos foi apoiada por dados publicados (Bettman MA 1996).
Além disso, dois estudos publicados (Barkin et al. 1997; Van Ginderachter et al. 1990) suportaram a pancreatografia retrógrada endoscópica, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica e indicações de herniografia.
As indicações do medicamento HenetiX® 350 são suportadas por evidências clínicas adequadas ou ensaios publicados. Onze estudos
(10 de duplo-cego comparativo e 1 não comparativo aberto) foram realizados em pacientes submetidos aos seguintes exames: tomografia computadorizada de cérebro e todo o corpo, urografia intravenosa, arteriografia periférica, arteriografia abdominal, angiocardiografia e angiografia digital por via intravenosa. Um total de 901 pacientes adultos e pediátricos (577 homens e 324 mulheres de 3 semanas a 89 anos de idade) foram incluídos nestes ensaios.
A avaliação de eficácia foi baseada na avaliação global da qualidade da imagem (péssimo, ruim, razoável, bom, excelente) e na capacidade de permitir o diagnóstico, em comparação com iohexol e iopamidol.
A eficácia do diagnóstico e qualidade de imagem de HenetiX® 350 em todas as indicações acima mencionadas foram satisfatórias e comparáveis aos dos medicamentos de referência.
A maioria destes ensaios clínicos foi apoiada pelos dados publicados (Bettman MA 1996).
Além disso, a indicação da colangiopancreatografia endoscópica retrógrada foi suportada por um estudo publicado (Ida et al. 1991) e a indicação de sialografia foi suportada por Martin et al. (2001).

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Solução límpida de incolor à amarelo pálido que deve ser conservada em temperatura ambiente (temp. entre 15 e 30°C) e protegida da luz.
A apresentação deste medicamento em frasco-ampola tem validade de 36 (trinta e seis) meses, a partir da sua data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Farmacêutico responsável:
Fabio Bussinger – CRF-RJ 9.277
Forma de Apresentação: Frasco Ampola
Fabricado e Embalado por Guerbet Produtos Radiológicos Ltda.
Rua André Rocha, 3000 Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP 22710-561
Indústria Brasileira

HENETIX – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao uso em diagnóstico.

HenetiX® 300 e 350
Este medicamento é indicado para uso em exames de: Urografia intravenosa
Tomografia Computadorizada Angiografia digital por via intravenosa Angiografia periférica e cerebral Angiocardiografia.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
HenetiX® 300 e HenetiX® 350 realçam o contraste das imagens obtidas durante exames radiológicos. Este aumento de contraste melhora a visualização e delimitação de certas partes do corpo.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você e seu médico devem considerar estas informações antes da administração de HenetiX® 300 e de
HenetiX® 350:
-Hipersensibilidade ao Iobitridol ou qualquer um dos excipientes.
-Histórico de uma reação imediata ou reação cutânea tardia a uma injeção de HenetiX®
-ireotoxicose manifesta.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve saber se:
-já apresentou alguma reação alérgica durante um exame com meio de contraste,
-será submetido a um exame de cintilografia, teste relacionado com a tireóide, ou receberá iodo radioativo para fins terapêuticos,
-apresenta insuficiência renal,
-apresenta insuficiência hepática,
-apresenta distireoidismo,
-apresenta doenças cardiovasculares,
-apresenta distúrbios do sistema nervoso central,
-tem feocromocitoma,
-apresenta miastenia,
-tem ansiedade, nervosismo ou dor, pois esses sintomas intensificam os efeitos colaterais,
-tem pancreatite.
-asma.

Uso na gravidez e lactação
Informe ao seu médico se estiver grávida, com suspeita de gravidez, ou se sua menstruação está atrasada. É aconselhável interromper a amamentação durante as 24 horas após a administração do contraste iodado, pois uma pequena quantidade pode passar para o leite materno.

Associação com outros tratamentos:
-Betabloqueadores, substâncias vasoativas, inibidores da ECA, e antagonistas dos receptores de angiotensina: essas substâncias reduzem a eficácia dos mecanismos de compensação cardiovascular que ocorrem durante transtornos hemodinamicos, como hipotensão por exemplo, e o médico deve ser informado antes da injeção de um meio de contraste. O tratamento por betabloqueadores deve ser interrompido, se possível, antes das explorações radiológicas.
-Diuréticos: Devido ao risco do diurético induzir desidratação, é necessário priorizar a hidratação para limitar o risco de insuficiência renal aguda;
-Metformina: a exploração radiológica em diabéticos induz a insuficiência renal funcional produzindo acidose lática. O tratamento com metformina deve, se possível, ser suspenso 48 horas antes do exame e não deve ser reiniciado nas 48 horas seguintes;
-Interleucina II: o tratamento com Interleucina II (via intavenosa) aumenta o risco de reações aos meios de contraste, erupção cutânea ou mais raramente hipotensão, oligúria e insuficiência renal.
-Radiofármacos: meios de contraste iodados causam distúrbios na captação da radioatividade do iodo pela tireóide por diversas semanas, que podem resultar em absorção prejudicada na cintilografia tireoidiana e podem reduzir a eficácia do tratamento com o iodo-131. Se o paciente vai se submeter a uma cintilografia renal com a injeção de um produto radiofármaco secretado pelo túbulo renal, é preferível realizar esse exame antes da injeção do meio de contraste.
-Outras formas de interação: altas concentrações de meio de contraste iodado no plasma e urina podem interferir com a dosagem in vitro de bilirrubina, proteínas e substâncias inorgânicas (ferro, cobre, cálcio e fósforo). Por isso é recomendado evitar tais dosagens nas 24 horas seguintes ao exame.
5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Solução límpida de incolor à amarelo pálido que deve ser conservada em temperatura ambiente (temp. entre 15 e 30°C) e protegida da luz.
A apresentação deste medicamento em frasco-ampola tem validade de 36 (trinta e seis) meses, a partir da sua data de fabricação.

Número de lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
HenetiX® 300 e HenetiX® 350 serão administrados a você por injeção intravenosa. O seu médico determinará a dose que irá receber, conforme exame e as regiões a serem opacificadas, bem como ao peso corporal e a função renal, especialmente em crianças.

HenetiX® 300:
As doses devem ser adaptadas ao exame e as regiões a serem opacificadas, bem como ao peso corporal e a função renal do indivíduo, especialmente em crianças.
Doses médias recomendadas para via intravascular:
HenetiX® 350:
As doses devem ser adaptadas ao exame e as regiões a serem opacificadas, bem como ao peso corporal e a função renal do indivíduo, especialmente em crianças.
Doses médias recomendadas:

Indicações Dose média (mL/Kg) Faixa de volume total (mL)

Urografia com:
– injeção intravenosa rápida
– injeção intravenosa lenta

1,2
1,6

50-100
100

Tomografia computadorizada:
– crânio
– corpo inteiro

1,4
1,9

20-100
20-150

Angiografia digital de subtração intravenosa 1,7 40-270
Angiocardiografia 1,1 70-125

Angiografia:
– cerebral
– extremidades inferiores

1,8
2,8

42-210
85-300



Indicações Dose média (mL/Kg) Faixa de volume total (mL)
Urografia intravenosa 1,0 50-100

Tomografia computadorizada:
– crânio
– corpo inteiro

1.0
1,8

40-100
90-180

Angiografia digital por subtração intravenosa 2,1 95-250

Angiocardiografia
– Adultos
– Crianças

1,9
4,6

65-270
10-130



Deverá ser mantido um acesso venoso, caso seja necessário realizar uma terapêutica de emergência.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

*Exames durante os quais a concentração do agente de contraste no sangue arterial é alta.
As seguintes reações adversas foram reportadas com outros agentes de contraste hidrossolúveis:

Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema imunológico

Rara: hipersensibilidade
Muito rara: reação anafilactóide, reação anafilática

Distúrbios endócrinos Muito rara: distúrbios da tireoide
Distúrbios do sistema nervoso

Rara: pre-síncope (reação vaso vagal), tremores*, parestesias*
Muito rara: coma*, convulsões*, confusão mental*, distúrbios visuais*, amnesia*, fotofobia*, cegueira transitória*, sonolência*, agitação*, cefaleias

Distúrbios do ouvido e do labirinto

Rara: vertigem
Muito rara: deficiência auditiva

Distúrbios cardíacos

Rara: taquicardia
Muito rara: parada cardíaca, infarto do miocárdio (mais frequente após injeção intracoronariana), arritmia, fibrilação ventricular, angina

Distúrbios vasculares

Rara: hipotensão arterial
Muito rara: colapso circulatório

Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos

Rara: dispneia, tosse, aperto na garganta, espirros
Muito rara: parada respiratória, edema pulmonar, broncoespasmo, laringe espasmo, edema laríngeo

Distúrbios gastrointestinais

Pouco frequente: náuseas
Rara: vômitos
Muito rara: dor abdominal

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

Rara: angioedema, urticaria (localizada ou generalizada), eritema, prurido
Muito raras: pustulose exantematosa generalizada aguda, síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Lyell, eczema, exantema maculopapular (tratando-se em todos os casos de reações de hipersensibilidade retardada)

Distúrbios renais e urinários Muito rara: insuficiência renal aguda, anúria
Distúrbios gerais e alterações no local da injeção

Pouco frequente: sensação de calor
Rara: edema facial, mal estar geral, calafrios, dor no local da injeção
Muito raras: necrose no local da injeção após extravasamento, edema no local da injeção, inflamação no local da injeção após extravasamento

Investigações clínicas Muito rara: elevação da creatinina
Classificação por sistemas e órgãos Frequência: Reação adversa
Distúrbios do sistema nervoso Paralisia, paresia, alucinações e distúrbios na fala
Distúrbios gastrointestinais Pancreatite aguda, (Depois de um PRE), dor abdominal, diarreia, parotidite, hipersecreção salivar, disgeusia
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo Eritema polimorfo
Distúrbios vasculares Tromboflebite
Investigações clínicas Anormalidades eletroencefalográficas, aumento da amilase



-Colapso cardiovascular de gravidade variável pode ocorrer sem sinais de alerta, e pode complicar as manifestações cardiovasculares mencionadas na tabela acima.
-Podem ocorrer dor local e edema no local da injeção sem extravasamento do produto injetado, e são benignos e transitórios.
-Durante administração intra-arterial, a sensação de dor no local da injeção depende da osmolalidade do produto injetado.
-População pediátrica: a natureza esperada dos efeitos indesejáveis relacionados a Henetix é a mesma daquela dos efeitos reportados em adultos. A frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

8. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
No caso de administração de uma dose muito alta de agente de contraste, a perda de água e eletrólitos podem ser compensadas com uma reidratação apropriada. A função renal deve ser monitorada por, pelo menos, 3 dias. A hemodiálise pode ser realizada, se necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

23/08/2017