Indinavir

INDINAVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de INDINAVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com INDINAVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

genérico

Apresentação INDINAVIR

Sulfato de Indinavir é apresentado em:
Frasco contendo 360 cápsulas de 200 mg
Frasco contendo 180 cápsulas de 400 mg
Caixa com 50 frascos contendo 60 cápsulas de 200 mg
Caixa com 50 frascos contendo 60 cápsulas de 400 mg
Caixa com 50 frascos contendo 90 cápsulas de 200 mg
Caixa com 50 frascos contendo 90 cápsulas de 400 mg

INDINAVIR – Indicações

O Sulfato de Indinavir é indicado para o tratamento de indivíduos adultos com infecção por HIV quando a terapia anti-retroviral é adequada. Esta indicação está baseada na análise dos marcadores laboratoriais dos estudos de até 24 semanas de duração para avaliar os pacientes que receberam Indinavir com outros agentes anti-retrovirais ou em monoterapia. Até o momento, não há resultados dos estudos controlados que avaliam o efeito da terapia com Indinavir na progressão clínica da infecção por HIV, como sobrevida ou incidência de infecções oportunistas.

Contra indicações de INDINAVIR

É contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao Sulfato de Indinavir ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Advertências

ADVERTÊNCIAS
Em pacientes que estão tomando Sulfato de Indinavir existe a possibilidade de ocorrer nefrolitíase, caso apareçam sinais e sintomas da mesma (incluindo dor lombar com ou sem hematúria – inclusive hematúria microscópica), deve ser considerada a interrupção temporária do tratamento (1-3 dias por exemplo), durante os episódios agudos.
Recomenda-se que todos pacientes em tratamento com Indinavir sejam orientados para fazer uma hidratação adequada (ver posologia e administração, nefrolitíase).
O Indinavir não deve ser administrado concomitantemente com astemizol, cisaprida, midazolam, terfenadina e triazolam pois a competição do Indinavir pelo citocromo P450 pode resultar na inibição do metabolismo destas drogas e criar um potencial de efeitos adversos sérios e/ou eventos que envolvem risco de vida (por exemplo, arritmias cardíacas, estados de sedações prolongadas).

PRECAUÇÕES
-Gerais: durante o tratamento com Indinavir houve ocorrência frequente de hiperbilirrubinemia indireta, esta foi raramente associada a aumento das transaminases séricas (veja: reações adversas). Não se sabe se Indinavir exacerbara a hiperbilirrubinemia fisiológica em recém- nascidos. (Veja gravidez)

-Insuficiência hepática devido à cirrose: devido a diminuição do metabolismo a dose de Indinavir deve ser reduzida. (veja posologia e administração)

-Insuficiência renal: não foram estudados pacientes com insuficiência renal.

-Gravidez: categoria C, não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas, portanto deve ser avaliado o risco/benefício antes de se prescrever Indinavir durante a gravidez. Os estudos de toxicidade no desenvolvimento realizados em ratos e em coelhos (a doses comparáveis ou ligeiramente mais elevadas do que aquelas às quais são expostos os seres humanos) não revelaram evidência de teratogenicidade. Não foram observadas, em ratos, alterações externas ou viscerais relacionadas ao tratamento. Foram observados em ratos, comparativamente aos controles, aumentos na incidência de costelas supranumerárias e de costelas cervicais. Não foram observadas alterações externas, viscerais ou no esqueleto, em coelhos. Em ambas as espécies, não foram observados efeitos na sobrevivência do embrião/feto ou no peso do feto, relacionados ao tratamento. A exposição do feto ao Indinavir no útero foi significativa em ratos. Uma vez que a exposição fetal foi baixa em coelhos, está em andamento um estudo de toxicidade no desenvolvimento, em cães. Não se sabe se a administração de Indinavir no período perinatal exacerbará a hiperbilirrubinemia em recém-nascidos.

-Amamentação: as mães devem ser orientadas a descontinuar a amamentação se estiverem recebendo Indinavir, pois os estudos realizados em ratos demonstraram que o Indinavir é excretado no leite das lactantes. Embora não se saiba se Indinavir é excretado no leite humano, há o potencial para os efeitos adversos do Indinavir em bebês que estão sendo amamentados.

-Carcinogênese, mutagênese, diminuição da fertilidade: estão sendo feitos estudos de longa duração para avaliação da carcinogenicidade em ratos e camundongos. Não foram observadas evidências de mutagenicidade ou de genotoxicidade nos seguintes testes: mutagênese microbiana in vitro (AMES), eluição alcalina para quebra do DNA in vitro, estudos de aberração cromossômica in vitro e in vivo e ensaios de mutagênese de células de mamíferos in vitro. Não foram observados efeitos nem nos ratos e nem nas ratas no cruzamento, na fertilidade ou na sobrevivência do embrião, em doses nas quais a exposição sistêmica era comparável ou ligeiramente superior àquela da dose clínica. Não foram observados efeitos na fecundidade e na fertilidade de ratas não tratadas, cruzadas com ratos tratados.

-Uso pediátrico: a segurança e a eficácia de Indinavir em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Interações medicamentosas de INDINAVIR

Nos estudos de interação medicamentosa não foram observadas interações clinicamente significativas quando Indinavir foi administrado concomitantemente com as seguintes drogas: cimetidina, claritromicina, estavudina, fluconazol, isoniazida, quinidina, trimetoprima/sulfametoxazol, zidovudina, zidovudina/lamivudina ou um contraceptivo oral (noretindrona/etinil estradiol 1/35).

As drogas nas quais foram observadas interações medicamentosas significativas foram:
-Cetoconazol: ocorre um aumento da concentração plasmática do Indinavir quando ele é administrado concomitantemente com cetoconazol, portanto deve-se considerar uma redução na posologia do Indinavir.
-Didanosina: se Indinavir e didanosina forem administrados em terapia combinada, eles devem ser tomados com um intervalo de pelo menos 1 hora, pois a didanosina é formulada com agentes tampão que elevam o pH do estômago para que ela não seja degradada; e nesse pH a absorção de Indinavir ficaria comprometida pois é necessário um pH gástrico normal (ácido)para que ele tenha uma ótima absorção. (Consulte a bula de didanosina).

-Rifabutina: ocorre um aumento da concentração plasmática de rifabutina quando esta é administrada conjuntamente com o Indinavir, portanto é necessário ajuste de posologia. (Ver Posologia: Terapia Concomitante)
-Rifampicina: ela é um potente indutor do citocromo P450 3A4, isto pode reduzir significativamente as concentrações plasmáticas de Indinavir, portanto não é aconselhável administração conjunta desses dois medicamentos.
Embora não tenham sido realizados estudos específicos com a administração conjunta de Indinavir com, astemizol, cisaprida, midazolam, terfenadina e triazolam e, estas as drogas competem também com o citocromo P450 3A4. Portanto isto pode resultar na inibição do metabolismo destas drogas e criar um potencial para efeitos adversos graves e/ou efeitos que impliquem em risco de vida (arritmias cardíacas, estados de sedações prolongadas, etc).

Reações adversas / efeitos colaterais de INDINAVIR

A nefrolitíase incluindo dor lombar com ou sem hematúria (incluindo hematúria microscópica) foi relatada em 4% (79/2205) dos pacientes recebendo Indinavir em estudos clínicos. Em geral, estes eventos não foram associados à disfunção renal e foram solucionados com hidratação e interrupção temporária do tratamento (de 1 a 3 dias por exemplo). Em seguida ao episódio agudo, 9,2% dos pacientes descontinuaram a terapia (7/76). (ver Posologia: Terapia Concomitante)
Ocorreu hiperbilirrubinemia assintomática (bilirrubina maior ou igual a 2,5 mg/dl), relatada predominantemente como bilirrubina indireta elevada, em aproximadamente 10% dos pacientes tratados com Sulfato de Indinavir. Em menos de 1% dos casos, foi associada com elevações de ALT ou AST.
Hiperbilirrubinemia e nefrolitíase ocorreram mais frequentemente com doses acima de 2,4 g/dia, comparativamente a dose menor ou igual a 2,4 g/dia.
A tabela abaixo apresenta experiências clínicas adversas, de intensidade moderada ou grave, relacionadas em 2% ou mais dos pacientes tratados com Indinavir em regime de monoterapia, Indinavir em combinação com zidovudina, ou com zidovudina em monoterapia.
Em estudos controlados de Fase I e II, os seguintes eventos adversos foram relatados com frequência mais significativa pelos pacientes incluídos no braço do estudo com Sulfato de Indinavir do que por aqueles incluídos no braço do estudo com análogos de nucleosídeos: erupção cutânea, infecção do trato respiratório superior, pele seca, faringite e alteração do paladar.
A seguir estão relacionados os eventos adversos que ocorreram em menos de 2% dos pacientes que receberam Indinavir em todos os estudos Fase II/Fase III e, que foram considerados pelo menos possivelmente relacionados ou de relação duvidosa com o tratamento e, com intensidade pelo menos moderada:

Corpo como um todo: distensão abdominal, dor no peito, dor lombar, dor síncope, estado gripal, febre, mal estar, micose, tremores.
Metabólito/imunológico: alergia a alimentos.

Pele e relacionados: dermatite, dermatite de contato, doenças de pele, foliculite, herpes simples, herpes zoster, infecções na pele, odores no corpo, pele seca, prurido, rubores, seborréia, suores noturnos, sudorese, urticária.

Sentidos especiais: alteração do paladar, distúrbios de acomodação, dores nos olhos, edema orbital, visão embaçada.

Sistema cardiovascular: distúrbios cardiovasculares, palpitação

Sistema digestivo: aumento do apetite, anorexia, azia, boca seca, cirrose hepática, colecistite, colestase, constipação, dispepsia, eructação, estomatite aftosa, flatulência, gastrite, gengivite, glossodinia, hemorragia gengival, icterícia, infecção gastrointestinal, queilite.

Sistema músculo esquelético: artralgia, caimbras, dor nas pernas, dor musculoesquelética, dor nos ombros, fraqueza muscular, mialgia, rigidez.

Sistema nervoso e psiquiátrico: alterações do sono, agitação, alteração dos sonhos, ansiedade, bruxismo, depressão, disestesias, doenças relacionadas à ansiedade, excitação, fasciculação, hipoestesia, nervosismo, neuralgia, neuroses, parestesias, neuropatia periférica, redução da acuidade mental, sonolência, tontura, tremores, vertigem.

Sistema Respiratório: dispnéia, estertores/roncos, faringite, halitose, hiperemia faringeana, infecção no trato respiratório superior, insuficiência respiratória, pneumonia, sinusite, tosse.

Sistema urogenital: anormalidades na urina, cólica renal, disúria, hematúria, hidronefrose, infecção do trato urinário, noctúria, polaciúria, proteinúria, sedimentos anormais na urina, síndrome pré-menstrual, urolitíase.

INDINAVIR – Posologia

A dose recomendada de Sulfato de Indinavir é de 800 mg (2 cápsulas de 400 mg) por via oral a cada 8 horas. A dose não é alterada na utilização em monoterapia ou terapia combinada com outros agentes anti-retrovirais. A atividade anti-retroviral do Sulfato de Indinavir pode ser aumentada quando utilizado em combinação com inibidores de transcriptase reversa aprovados. Para obter a melhor absorção, o Sulfato de Indinavir deve ser administrado somente com água (sem alimentos), 1 hora antes ou 2 horas depois da refeição. Alternativamente o Sulfato de Indinavir pode ser tomado com outros líquidos como leite desnatado, sucos, café, chá, etc; ou com uma refeição leve do tipo torrada com geléia e chá ou leite desnatado com sucrilhos. Mas nunca se deve tomar o Sulfato de Indinavir com uma refeição rica em calorias, gorduras e proteínas pois isto diminui sua absorção.
Recomenda-se que o paciente tome pelo menos 1,5 L de água por dia para se assegurar uma hidratação adequada.

Terapia concomitante:
Cetoconazol: deve ser considerada uma redução de dose do Sulfato de Indinavir para 600 mg a cada 8h horas quando este for administrado em conjunto com o cetoconazol, pois ocorre um aumento da concentração plasmática do Indinavir
Didanosina: se o Indinavir e a Didanosina forem administrados em terapia combinada, devem ser tomados com um intervalo de pelo menos 1 hora, pois na formulação da Didanosina existem agentes tamponantes que elevam o pH do estômago e com isso a absorção do Indinavir fica comprometida.
Rifabutina: recomenda-se uma redução da dose de rifabutina para a metade da dose padrão se ela for administrada em conjunto com o Indinavir (consultar a bula de rifabutina).

Nefrolitíase: além da hidratação adequada (pelo menos 1,5L de água por dia) o médico deve considerar a possibilidade da interrupção temporária do tratamento (por exemplo, por 1-3 dias) durante o episódio agudo de nefrolitíase ou até mesmo a descontinuação da terapia se julgar necessário.

Insuficiência hepática: a dose de Indinavir deve ser reduzida para 600 mg a cada 8 h em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada, devido à cirrose.

Super dosagem

Não há relatos de superdosagem em seres humanos. Não se sabe se o sulfato de Indinavir é dialisável por diálise peritoneal ou por hemodiálise. Em ratos, doses únicas de Indinavir por via oral ou intraperitoneal de até 20 vezes a dose relativa em seres humanos, e 10 vezes a dose relativa em camundongos, não causaram letalidade.

USO SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA COM RETENÇÃO DE RECEITA. PROIBIDO A VENDA NO COMÉRCIO
ATENÇÃO – O USO INCORRETO CAUSA RESISTÊNCIA DO VÍRUS DA AIDS E FALHA NO TRATAMENTO.

Caracteristicas farmalogicas

Características
O Sulfato de Indinavir é um inibidor específico da protease do vírus HIV, para ser tomado por via oral.

Modo de ação
Durante o processo de replicação o vírus HIV forma poliproteínas que são quebradas em proteínas funcionais individuais pela ação de uma protease. O Sulfato de Indinavir compete pelo mesmo sítio ativo desta protease e inibe a atividade da enzima, conseqüentemente a quebra das poliproteínas virais não ocorre e formam-se partículas virais imaturas que não são infecciosas.

Virologia
A relação entre a susceptibilidade da inibição da replicação do HIV ao Sulfato de Indinavir in vitro e in vivo não foi estabelecida. A atividade do Sulfato de Indinavir in vitro foi avaliada em linhagens de células de origem linfoblástica e monocítica e em linfócitos do sangue periférico. As variedades de HIV utilizadas para infectar os diferentes tipos de células incluíram variedades adaptadas em laboratórios isoladas de casos clínicos primários resistentes aos análogos de nucleosídeos e aos inibidores não nucleosídeos da transcriptase reversa do HIV.
Foram isolados vírus de pacientes tratados com Indinavir com susceptibilidade reduzida à droga. A resistência do vírus foi correlacionada com o acúmulo de mutações que resultaram na expressão da substituição de aminoácidos na protease viral.

Resistência cruzada: com outros agentes anti-retrovirais: é pouco provável a resistência cruzada entre o Indinavir e os inibidores de transcriptase reversa, pois as enzimas envolvidas são diferentes. Foram observados vários graus de resistência cruzada entre o Indinavir e outros inibidores de protease do HIV, sendo que entre o Indinavir e o Ritonavir foi observada resistência cruzada.

Farmacocinética
– Absorção: o Indinavir é rapidamente absorvido em jejum com um intervalo para o pico de concentração plasmática Cmáx de 0,8 +/- 0,3 hora.
A administração oral de Indinavir com refeições ricas em calorias, gorduras e proteínas (784 kcal, 48,6g de gordura, 31,3g de proteínas) resultou na redução de 77% +/- 8% na área sob a curva (AUC) e em 84% +/- 7% na redução da Cmáx. A administração com refeições mais leves (torradas com geléia, suco de maçã, café com leite desnatado e açúcar ou uma refeição com sucrilhos, leite desnatado e açúcar) resultaram em pouca ou nenhuma alteração da AUC, na Cmáx, ou na concentração global.

Distribuição: aproximadamente 60% do Indinavir liga-se às proteínas plasmáticas humanas em uma concentração na faixa de 81nM a 16300nM.
-Tempo de meia vida: 1,8 +/- 0,4 h.
-Tempo para atingir a concentração máxima: 0,8 +/- 0,3 hora
-Biotransformação: nos estudos realizados após a administração de uma dose de 400 mg de Indinavir marcado com carbono14 / 83% +/- 1% (n=4) da radioatividade total foi recuperada nas fezes e 19% +/- 3% (n=6) na urina. Foram identificados 7 metabólitos: 1 glicuronídeo conjugado e 6 metabólitos oxidativos. Estudos in vitro indicam que o citocromo P-4503A4(CIP3A4) é a principal enzima responsável pela formação dos metabólitos oxidativos.

-Eliminação: menos de 20% de Indinavir é excretado inalterado na urina. A excreção urinária média da droga inalterada, após a administração de uma dose única de 700mg foi de 10,4 +/- 4,9% (n=10) e após dose de 1000mg foi 12% +/- 4,9%. O Indinavir foi rapidamente eliminado, com uma meia-vida de 1,8 +/- 0,4 h (n=10). Não foi observado acúmulo significativo após doses múltiplas a cada 8 horas.

-Ligação com proteínas plasmáticas: aproximadamente 60% do sulfato de Indinavir liga-se às proteínas plasmáticas.

-Comprometimento da função renal: a farmacocinética do Indinavir não foi estudada em pacientes com insuficiência renal.

-Insuficiência hepática: pacientes com insuficiência hepática leve a moderada e com evidência clínica de cirrose, apresentam evidência de decréscimo no metabolismo do Indinavir resultando em uma AUC média aproximadamente 60% maior após uma dose de 400mg (n=12). A meia vida do Indinavir aumentou de 1,8 +/- 0,4h para 2,8 +/- 0,5h. A farmacocinética não foi estudada em pacientes com insuficiência hepática grave (ver posologia)

-Pacientes pediátricos: a segurança e a eficácia de Indinavir não foram estabelecidas.
-Sexo: com base nos estudos realizados incluindo 32 mulheres, parece que a farmacocinética do Indinavir é comparável em homens e mulheres.
-Raça: foram realizados estudos incluindo 42 caucasianos e 16 negros que indicam que farmacocinética do Indinavir é comparável entre os dois grupos.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

INDINAVIR – Bula para o paciente

-O Sulfato de Indinavir está indicado para o tratamento de adultos infectados pelo vírus do HIV, quando a terapia anti-retroviral é necessária.
-O Sulfato de Indinavir não cura a infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), e os pacientes podem continuar a desenvolver doenças associadas com a AIDS, inclusive as infecções oportunistas.
-O Sulfato de Indinavir não impede a transmissão do vírus HIV, portanto, no contato sexual use preservativo e utilize somente agulhas descartáveis, sem dividi-las com outras pessoas.
-Prazo de validade: O prazo de validade é de 17 meses a partir da data de fabricação. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
-Cuidados de conservação: Sulfato de Indinavir deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), em local protegido da umidade, dentro da embalagem original bem fechada e com o dessecante dentro do frasco, pois as cápsulas são sensíveis à umidade.
-Cuidados de administração: não interrompa o tratamento e nem altere as doses e horários prescritos, sem orientação médica. Isso prejudica o tratamento. Caso não tome uma das doses, tome a dose seguinte na hora regular e sem dobrar a dose. A terapia deve ser iniciada e mantida na posologia recomendada.
-Gravidez e lactação: informe imediatamente seu médico se estiver grávida ou se ficar grávida durante o tratamento e, caso esteja amamentando.
-Sulfato de Indinavir deve ser tomado 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições com água ou outros líquidos como leite desnatado, sucos, café, chá ou no máximo junto com uma refeição leve do tipo torrada com geléia. (veja posologia e administração). A administração de Sulfato de Indinavir com uma refeição rica em calorias, gorduras e proteínas reduz a absorção.
-Interrupção no tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
-Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
-Informe o seu médico o aparecimento dos seguintes sintomas: dores lombares e perda de sangue na urina.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
-Outros medicamentos ou bebidas alcoólicas podem aumentar a toxidade do Sulfato de Indinavir. Portanto, informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
-Contra indicações: alergia ao Sulfato de Indinavir ou a qualquer componente da fórmula. Qualquer reação de hipersensibilidade ou reação inesperada deve ser comunicada ao médico.

NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER
PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

09/03/2018