Isoforine

ISOFORINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ISOFORINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ISOFORINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cristália

Apresentação ISOFORINE

Líquido para anestesia inalatória.
Frasco âmbar contendo 100 ml e 240 ml

ISOFORINE – Indicações

O ISOFORINE pode ser utilizado para indução e manutenção da anestesia geral.
Condições adequadas para seu uso em anestesia obstétrica ou em crianças menores de 2 anos não estão ainda estabelecidas.

Contra indicações de ISOFORINE

Sensibilidade conhecida ao isoflurano ou a algum outro agente halogenado.
Susceptibilidade genética suspeita ou conhecida à hipertermia maligna.

Advertências

O isoflurano aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo cerebral, com aumento transitório da pressão do líquor, que é totalmente reversível com hiperventilação.
Como os níveis de anestesia podem sofrer modificações com muita facilidade e rapidez, devem ser utilizados unicamente vaporizadores que proporcionem concentrações previsíveis e com precisão adequada, como os do tipo “flow-through” construidos e especialmente calibrados para o isoflurano. Observam-se aumento na hipotensão e depressão respiratória à medida que se aprofunda a anestesia.
Em comparação com o halotano, tem-se observado aumento da perda de sangue em pacientes com aborto.

TODOS OS RELAXANTES MUSCULARES CORRENTES SÃO NOTAVELMENTE POTENCIALIZADOS PELO ISOFLURANO; NÃO OBSTANTE, O EFEITO TEM SIDO PROFUNDAMENTE MARCANTE COM OS RELAXANTES NÃO DESPOLARIZANTES.

Interações medicamentosas de ISOFORINE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de ISOFORINE

Reações adversas encontradas na administração de ISOFORINE são, em geral, extensões dose-dependente de efeitos farmacofisiológicos incluindo depressão respiratória, hipotensão e arritmias.
Calafrios, náuseas e vômitos têm sido observados no período pós-operatório.
Assim como todos os anestésicos gerais, elevações transitórias na contagem dos glóbulos brancos têm sido observadas, mesmo na ausência de estresse cirúrgico.

ISOFORINE – Posologia

PRÉ-MEDICAÇÃO: A pré-medicação deve ser selecionada de acordo com a necessidade individual de cada paciente, levando-se em conta que as secreções são ligeiramente estimuladas e o débito cardíaco tende a ser aumentado.
O uso de agentes anticolinérgicos dependerá de avaliação criteriosa por parte do médico.
INDUÇÃO: A indução com ISOFORINE , em oxigênio ou em combinação com uma mistura de oxigênio – óxido nitroso poderá ocasionar tosse, dispnéia ou laringoespasmo.
Essas dificuldades podem ser evitadas pelo uso de uma dose (à critério médico) hipnótica de um barbitúrico de ação ultra-curta antes da mistura de isoflurano.
Concentrações inspiradas de isoflurano, da ordem de 1,5 a 3,0%, produzem habitualmente anestesia cirúrgica entre 7 a 10 minutos.
MANUTENÇÃO: Níveis cirúrgicos de anestesia podem ser sustentados com concentrações da ordem de 1,0 a 2,5% de ISOFORINE, com o uso concomitante de óxido nitroso. Uma concentração adicional de 0,5 a 1,0% pode ser necessária quando ISOFORINE é administrado usando-se o oxigênio sozinho. Caso seja necessário um relaxamento muscular, doses suplementares de agentes relaxantes musculares podem ser utilizadas.
O nível da pressão sangüínea durante a manutenção é função inversa da concentração de isoflurano, na ausência de outras complicações.
Um decréscimo excessivo da mesma pode ser devido à profundidade da anestesia, sendo que em tais casos, aconselha-se uma anestesia de menor intensidade.

Super dosagem

Em caso de superdosagem ou aparecimento de sintomas característicos de superdosagem, deve-se interromper a administração do anestésico e instituir ventilação assistida ou controlada com oxigênio puro, segundo as circunstâncias.

Caracteristicas farmalogicas

O Isoflurano é um anestésico destinado à anestesia geral inalatória. A CAM (Concentração Alveolar Mínima) no homem é a seguinte:
FAIXA ETÁRIA 100% OXIGÊNIO 70% N2O
26 ± 4 1,28 0,56
44 ± 7 1,15 0,50
64 ± 5 1,05 0,37
Em relação à sua farmacologia clínica, o Isoflurano apresenta as seguintes características:
– A indução e a recuperação da anestesia são rápidas;
– O isoflurano tem odor característico e forte, que limita a capacidade de indução, embora aparentemente não provoque estímulo de salivação excessiva ou secreções traqueobrônquicas;
– O nível de anestesia pode ser alterado rapidamente;
– Como acontece com outros anestésicos por inalação o volume de ventilação pulmonar diminui à medida que se aprofunda a anestesia; em contrapartida, a freqüência respiratória se mantém praticamente constante ou diminui muito ligeiramente. Essa depressão é parcialmente anulada pela estimulação cirúrgica, mesmo quando os níveis de anestesia são mais profundos;
– O isoflurano produz uma reação de movimento respiratório profundo semelhante à que produzem o éter dietílico e o enflurano, ainda que a frequência com o isoflurano seja menor do que com o enflurano;
– A pressão arterial diminui com a indução da anestesia mas retorna aos valores normais com a estimulação cirúrgica;
– O isoflurano não sensibiliza o miocárdio à administração exógena de epinefrina. Estudos indicam que a injeção subcutânea de 0,25 mg de epinefrina ( 50 ml de uma solução 1:200.000) não produz aumento das arritmias ventriculares em pacientes anestesiados com isoflurano;
– Todos os relaxantes musculares de uso corrente são notavelmente potencializados pelo isoflurano; não obstante, o efeito tem sido profundamente marcante com os relaxantes não despolarizantes. A neostigmina inverte o efeito dos relaxantes musculares não despolarizantes na presença do isoflurano, mas não inverte a depressão neuromuscular direta do isoflurano. Todos os relaxantes de uso corrente são compatíveis com o isoflurano.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o produto em temperatura ambiente controlada, entre 15 e 25°C, protegido da luz.

Dizeres legais

USO RESTRITO A HOSPITAIS E CLÍNICAS
Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho
Reg. MS nº 1.0298.0130
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP nº 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18

CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

ISOFORINE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

07/10/2011