Ketek

KETEK com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KETEK têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KETEK devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação KETEK

compr. rev. 400 mg. cx. c/ 10 e 14 compr.

KETEK – Indicações

ketekrrR (telitromicina) é indicado para o tratamento de infecções causadas por cepas suscetíveis dos seguintes patógenos comuns, incluindo as cepas resistentes de S. pneumoniae e os patógenos atípicos nas condições específicas listadas abaixo, em pacientes com 18 anos de idade ou mais, exceto em amigdalite/ faringite, nas quais ketekrrR (telitromicina) é indicado para pacientes com 13 anos de idade ou mais.

Contra indicações de KETEK

ketekR (telitromicina) está contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade à telitromicina ou qualquer dos agentes antibacterianos macrolídeos ou à qualquer componente da fórmula. A administração concomitante de telitromicina com as seguintes substâncias está contra-indicada: cisaprida, pimozida, astemizol e terfenadina (ver item Interações Medicamentosas).

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de KETEK

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de KETEK

Sistema Gastrintestinal: Muito comum (? 10% dos pacientes): diarréia Comum (1 a 10% dos pacientes): náusea, vômito, dor gastrintestinal, flatulência Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): constipação, anorexia, monilíase oral, estomatite Reações Alérgicas: Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): erupção cutânea, urticária, prurido Muito raro (0,01% dos pacientes ou menos): reações alérgicas graves, incluindo angioedema e anafilaxia Sistemas Hepático e Biliar: Comum (1 a 10% dos pacientes): aumento das enzimas hepáticas (TGP, TGO e fosfatase alcalina) Raro (0,01 a 0,1% dos pacientes): icterícia colestática Sistema Nervoso: Comum (1 a 10% dos pacientes): vertigem, cefaléia Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): sonolência, insônia, nervosismo Raro (0,01 a 0,1% dos pacientes): parestesia Sistemas Hematológico e Linfático: Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): eosinofilia Órgãos Sensoriais: Comum (1 a 10% dos pacientes): alterações do paladar Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): Foram relatados distúrbios visuais (? 1%) associados com o uso de KETEKR (telitromicina), incluindo visão embaçada, dificuldade no foco e diplopia. A maioria dos eventos foram de grau leve a moderado. Normalmente, os eventos visuais ocorreram dentro de poucas horas após a primeira ou segunda dose, recorrendo nas doses subseqüentes, duraram várias horas e foram totalmente reversíveis tanto durante a terapia ou após o final do tratamento. Estes eventos não foram associados com sinais de anormalidade ocular (ver sub-item Efeitos sobre a habilidade para dirigir veículos ou operar máquinas). Casos isolados: parosmia. Sistema Urogenital: Comum (1 a 10% dos pacientes): monilíase vaginal Pele: Raro (0,01 a 0,1% dos pacientes): eczema Sistema músculo-esquelético: Raro (0,01 a 0,1% dos pacientes): cãimbras musculares, exacerbação de miastenia gravis Alterações Cardiovasculares: Incomum (0,1 a 1% dos pacientes): rubor Raro (0,01 a 0,1% dos pacientes): arritmia atrial, hipotensão, bradicardia Muito raro (0,01% dos pacientes ou menos): palpitações Adicionalmente, as seguintes reações adversas foram relatadas em casos isolados: hepatite, eritema multiforme, edema facial, pancreatite, perda transitória da consciência/síncope geralmente associada com síndrome vagal.

KETEK – Posologia

KETEKR (telitromicina) comprimidos pode ser administrado com ou sem alimentos. Os comprimidos de KETEKR (telitromicina) devem ser ingeridos inteiros com quantidade suficiente de água. A tabela a seguir traz orientações sobre a dose, via de administração, freqüência de administração e duração do tratamento, segundo a indicação: Infecção Dose diária e via de administração Freqüência de Administração Duração do Tratamento Exacerbação bacteriana aguda da bronquite crônica 800 mg via oral (2 comprimidos) Uma vez ao dia 5 dias Sinusite aguda 800 mg via oral (2 comprimidos) Uma vez ao dia 5 dias Amigdalite/ Faringite 800 mg via oral (2 comprimidos) Uma vez ao dia 5 dias Pneumonia adquirida na comunidade 800 mg via oral (2 comprimidos) Uma vez ao dia 7-10 dias A segurança e eficácia da telitromicina em crianças menores de 13 anos de idade ainda não foram estabelecidas. Não é necessário ajuste posológico em pacientes idosos, quando baseado na idade isoladamente. Não é necessário ajuste posológico em pacientes com insuficiência renal leve ou moderada. No caso de insuficiência renal severa (clearance de creatinina < 30 mL/ min), a dose deve ser reduzida à metade (por exemplo, 400 mg uma vez ao dia). Para pacientes sob hemodiálise, nos dias de diálise, KETEKR (telitromicina) deve ser administrado após a sessão de diálise. Não é necessário ajuste posológico em pacientes com insuficiência hepática leve, moderada ou severa, a menos que a função renal esteja gravemente prejudicada.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

KETEK – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.