Matervit

MATERVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MATERVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MATERVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

fqm

Apresentação MATERVIT

Comprimidos revestidos – Embalagem com 30 comprimidos.

MATERVIT – Indicações

Suplemento vitamínico mineral indicado para uso durante os períodos de gravidez e lactação.

Contra indicações de MATERVIT

Matervit® não deve ser administrado nas situações a seguir:
·Hipercalcemia (alta concentração de cálcio no sangue)
·Hipervitaminose (níveis elevados de vitaminas no sangue)
·Hiperfosfatemia (alta concentração de fosfato no sangue)
·Hiperoxalúria (níveis elevados de oxalatos ou ácido oxálico na urina)
·Hemocromatose (acúmulo de ferro no organismo)
·Pedra nos rins
·Hipersensibilidade comprovada a qualquer dos componentes da fórmula.

Advertências

·Existem relatos de sensibilização alérgica após administração de preparados contendo ácido fólico.
·Em casos de anemia perniciosa, o ácido fólico pode mascarar o quadro clínico, através de uma possível reversão do quadro sanguíneo periférico ao normal, enquanto manifestações neurológicas podem continuar progredindo.
·O uso de Matervit® não é indicado para o tratamento de hipovitaminoses específicas

Interações medicamentosas de MATERVIT

Interações medicamentosas
·Etretinato ou isotretinoína: o uso concomitante com vitamina A pode resultar em efeitos tóxicos aditivos.
·Colestiramina, colestipol e óleo mineral: podem diminuir a absorção da vitamina E.
·Preparações contendo magnésio (por exemplo: antiácido e laxativos): o uso concomitante de suplemento de magnésio pode causar toxicidade, especialmente em pacientes com insuficiência renal.
·Sulfonato de poliestireno sódico: pode ligar-se ao magnésio. O uso concomitante não é recomendado.
·Matervit® diminui os efeitos das seguintes drogas: quinolonas oral, levodopa, tetraciclinas, trissilicato de magnésio, cloroquina, hidroxicloroquina, bifosfonatos orais, cefdinir, tireoidianos, penicilamina, orlistat, altretamina, cisplatina, pirimetamina, hidantoína, anfetaminas, antiácidos, lantânio, antifúngicos azólicos, cefalosporinas e gabapentina.
·Matervit® aumenta os efeitos das seguintes drogas: delavirdina, quinidine e anticoagulantes.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis.

Reações adversas / efeitos colaterais de MATERVIT

Informação não disponível para esta bula.

MATERVIT – Posologia

Um comprimido revestido diário administrado com ou sem alimentos, ou segundo orientação médica, durante os períodos de gravidez e lactação.

Super dosagem

Não foram observados até o momento efeitos de superdosagem. Recomendam-se medidas gerais de suporte.

Caracteristicas farmalogicas

Características
Comprimido revestido com coloração bege.
A vitamina A desempenha várias funções importantes no organismo, exercendo papel essencial na função retiniana. É necessário para o crescimento e a diferenciação do tecido epitelial, o crescimento ósseo, a reprodução e o desenvolvimento embrionário.
O papel fisiológico da vitamina D é melhor caracterizado como regulador positivo da homeostasia do cálcio. O metabolismo do fosfato é afetado pela vitamina de modo paralelo ao do cálcio.
O alfa-tocoferol (Vitamina E) atua como antioxidante para prevenir a peroxidação lipídica dos ácidos graxos poliinsaturados nas células e manter a integridade da membrana. Tem relação metabólica direta com o selênio, uma vez que o elemento é envolvido na reoxidação de glutationa reduzida, e é parte da enzima glutationa peroxidase, que é responsável pela destruição de peróxidos derivados de ácidos graxos insaturados.
A vitamina C desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo, oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, síntese da noradrenalina e dos hormônios corticóides pelas supra-renais, dentre outros processos.
A vitamina B1 exerce um papel fundamental no metabolismo dos hidratos de carbono, cujas transformações químicas se produzem por ação de enzimas, entre elas a carboxilase, que é uma proteína conjugada formada pela cocarboxilase ou pirifosfato de tiamina. Esse sistema enzimático provoca a descarboxilação dos alfa-cetoácidos que intervêm no metabolismo dos hidratos de carbono e que entram no ciclo tricarboxílico com o ácido pirúvico, oxalácetico, cítrico e alfa- cetoglutárico.
A riboflavina (Vitamina B2) executa suas funções no organismo sob a forma de uma ou outra das duas enzimas, fosfato de riboflavina, conhecida como mononucleotídeo de flavina (FMN), e dinucleotídeo de flavina adenina (FAD). A riboflavina é convertida em FMN e FAD, por duas reações catalisadas por enzimas. Nenhum efeito farmacológico evidente ocorre após a administração oral ou parenteral da riboflavina. As FMN e FAD são formas fisiologicamente ativas da riboflavina, têm papel vital no metabolismo, como coenzimas de muitas flavoproteínas respiratórias, algumas das quais contém metais, a exemplo da xantina oxidase.
A piridoxina (Vitamina B6) tem papel importantíssimo no metabolismo como coenzima para muitas transformações metabólicas de aminoácidos, inclusive descarboxilação, transaminação e racemização, bem como para as etapas enzimáticas do metabolismo do triptofano e hidroxiaminoácidos. A vitamina B6 é
um cofator na conversão de triptofano em 5-hidroxitriptamina. A conversão de metionina em cisteína também depende da vitamina B6.
A nicotinamida atua no organismo após sua conversão em dinucleotídeo nicotinamida andenina (NAD) ou dinucleotídeo fosfato nicotinamida adenina (NADP). O NAD e NADP, as formas fisiologicamente ativas desempenham papel fundamental como coenzimas para muitas proteínas que catalisam reações de oxiredução essenciais à respiração tecidual.
O ácido pantotênico apresenta atividade biológica na forma de seu isômero dextro-rotatório e atua após sua incorporação à coenzima A, servindo como cofator para diversas reações catalisadas enzimaticamente que envolvem a transferência de grupos sulfidrila da coenzima A. Essas reações são importantes para o metabolismo oxidativo dos carbohidratos, a gliconeogênese, a síntese e a degradação de ácidos graxos e a síntese de esteróis, hormônios esteróides e porfirinas.
O ácido fólico desempenha uma atuação fundamental na maturação das hemácias e síntese das purinas e pirimidinas.
Quanto aos minerais, incluindo os oligoelementos, podemos sintetizar o papel desempenhado pelos mesmos, ilustrando as seguintes funções biológicas: potássio – na atividade muscular, transmissão nervosa, balanço ácido-básicointracelular e retenção de água; cálcio – formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, atividade neuromuscular, contratilidade e condução miocárdica; fósforo: na formação de osso e dente, balanço ácido-básico, componente dos ácidos nucléicos e produção de energia; magnésio – condução nervosa, contração muscular e ativação enzimática; ferro – formação da hemoglobina, mioglobina e enzimas: Iodo – formação da tiroxina, triiodotironina e mecanismos de controle de energia; cobre – componente de enzimas, hematopoiese; cromo – compõe a molécula da vitamina B12, participa de vários processos enzimáticos, está associado com um complexo orgânico chamado fator de tolerância a glicose que age com a insulina para promover a utilização normal da glicose; manganês – componente de vários sistemas enzimáticos, é essencial para a estrutura óssea normal.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS: 1.0390.0125
Farm. Resp.:
Dra. Márcia Weiss I. Campos
CRF-RJ Nº 4499

Fabricado e distribuído por:
FARMOQUÍMICA S/A
Rua Viúva Cláudio, 300
Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.349.473/0003 -10

MATERVIT – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento
Matervit® é um suplemento vitamínico mineral, desenvolvido para proporcionar suplementação dietética adequada durante o período de gravidez e de amamentação.
Função das vitaminas e sais minerais presentes em Matervit®.
VITAMINA A – Forma ossos e dentes, melhora a pele e o cabelo, protege os aparelhos respiratórios, digestivos e urinários e é importante para a visão. VITAMINA B1 – Controla as enzimas envolvidas nas reações químicas que transformam a glicose (açúcar) em energia, participa da produção de energia necessária ao funcionamento dos nervos, músculos e coração.
VITAMINA B2 – Estimula a liberação de energia dos nutrientes, ajuda na produção de hormônios e mantém saudáveis as mucosas.
VITAMINA B6 – Produz energia a partir dos nutrientes, ajuda a formar glóbulos vermelhos e anticorpos, é útil para o sistema nervoso e aparelho digestivo e é boa para a pele.
VITAMINA B12 – Participa na produção de material genético dentro das células e é essencial à formação de novas células, como glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, células dos folículos capilares e intestinais.
ÁCIDO FÓLICO – Colabora na produção de material genético dentro das células, necessário ao crescimento e regeneração destas e à formação de novos glóbulos vermelhos na medula óssea, além de manter saudável o sistema nervoso.
BIOTINA – Participa de inúmeros sistemas enzimático e é fundamental no metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas.
NICOTINAMIDA – Ajuda a produzir energia a partir das gorduras e açúcares e ajuda no funcionamento do sistema nervoso e do aparelho digestivo.
ÁCIDO PANTOTÊNICO – Atua na manutenção e reparo de todas as células e tecidos e participa, ativamente, da síntese de compostos vitais, como hormônios, neurotransmissores, anticorpos.
VITAMINA C – Preserva ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos, aumenta a absorção de ferro, ajuda o sistema imunológico e facilita a cicatrização. VITAMINA D – Importante na absorção do cálcio dos alimentos ingeridos, fortalece ossos e dentes, ajuda na coagulação do sangue e fortalece músculos e nervos.
VITAMINA E – Contribui para a formação de novos glóbulos vermelhos e impede sua destruição no sangue, protege o revestimento das células pulmonares e retarda o envelhecimento das células.
CÁLCIO – Forma e mantém os ossos e dentes, participa das contrações musculares e ajuda na coagulação do sangue.
COBRE – Controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele e contribui com a produção de hemoglobina.
CROMO – Faz parte da molécula da Vitamina B12, associado ao chamado “fator de tolerância à glicose”, importante complexo orgânico para metabolismo da glicose (açúcar).
FERRO – Forma a hemoglobina e a mioglobina, que levam oxigênio para os glóbulos vermelhos e para as células musculares, contribui com a produção de enzimas que estimulam o metabolismo.
IODO – Contribui com a produção tanto de hormônios tiroidianos, que controlam o crescimento, como com a de energia dentro das células.
MAGNÉSIO – Forma e mantém ossos e dentes saudáveis, controla a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares e ativa as reações químicas que produzem energia dentro das células.
MANGANÊS – A deficiência pode acarretar retardo do crescimento, malformações fetais, anormalidades ósseas e cartilaginosas e alterações na reprodução. O feto deposita manganês durante a gestação, para evitar deficiência pós-natal.
MOLIBDÊNIO – Importante componente de enzimas, principalmente para a conversão do ácido úrico e da mobilização do ferro no fígado.
ZINCO – Auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo, permite que o crescimento e o desenvolvimento sexual ocorram normalmente e controla as atividades de várias enzimas.

Cuidados de armazenamento
Matervit® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) em sua embalagem original, protegido da luz e da umidade.

Prazo de validade
24 meses após a data de fabricação impressa no cartucho.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Gravidez e lactação
Matervit®, suplemento vitamínico mineral indicado para uso durante os períodos de gravidez e lactação.

Cuidados de administração
Matervit® pode ser administrado com ou sem alimentos, não há alteração na absorção de qualquer dos seus componentes.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Siga corretamente o modo de usar.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SAÚDE.

Data da bula

13/12/2017