Maxitrol

MAXITROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAXITROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAXITROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Alcon

Apresentação MAXITROL

Suspensão Oftálmica Estéril, via tópica ocular apresentada em frasco plástico conta-gotas contendo 5ml ou 10 ml.

Pomada Oftálmica Estéril, via tópica ocular apresentada em bisnaga com 3,5 g.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÕES:
Suspensão Oftálmica:
Cada ml contém Dexametasona micronizada bifásica 0,001 g, sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg da base) 0,005 g, Sulfato de polimixina B 6000 UI e hipromelose (Hidroxipropilmetilcelulose) 0,005 g em veículo constituído de cloreto de sódio, polissorbato 20, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1 ml.

Pomada Oftálmica:
Cada g contém dexametasona micronizada bifásica 0,001 g, sulfato de neomicina (equivalente a 3,5mg da base) 0,005 g, sulfato de polimixina B 6000 UI em veículo constituído de lanolina líquida anidra, com metilparabeno e propilparabeno como conservantes e vaselina sólida q.s.p. 1 g

MAXITROL – Indicações

Nas condições inflamatórias oculares que respondam aos esteroides e onde exista infecção bacteriana ocular ou risco de infecção.
Os esteroides oculares são indicados nas condições inflamatórias das pálpebras e conjuntiva bulbar, córnea e segmento anterior do globo, onde se aceita o risco inerente ao uso de esteroides em certas conjuntivites infectadas para se obter diminuição do edema e inflamação.
MAXITROL é também indicado na uveíte anterior crônica e traumas corneanos causados por queimaduras químicas, por radiação ou térmicas, e também em casos de corpo estranho.
O uso da combinação com anti-infeccioso é indicado onde o risco de infecção é grande ou quando se suspeita que um número de bactérias potencialmente perigoso estará presente no olho.
MAXITROL é ativo contra Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Haemophilus
influenzae, Klebsiella / Enterobacter sp, Neisseria sp e Pseudomonas aeruginosa.
Este produto não dá cobertura adequada contra Serratia marcescens e Streptococci, inclusive Streptococcus pneumoniae.

Contra indicações de MAXITROL

Ceratite epitelial por herpes simples (ceratite dendrítica), vaccinia, varicela e muitas outras doenças virais da córnea e conjuntiva.
lnfecções oculares por micobactérias. Doenças micóticas oculares.
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula (a hipersensibilidade aos componentes antibióticos é mais comum que aos outros componentes).
O uso dessas associações é sempre contraindicado após remoção não complicada de corpo estranho da córnea.

Advertências

A repetição da prescrição inicial por mais de 20 ml no caso da suspensão e 8 g no caso da pomada deve ser feita pelo médico somente após examinar o paciente com o auxílio de magnificação, tal como à biomicroscopia por lâmpada de fenda e, se necessário, por coloração com fluoresceína.
Deve-se considerar a possibilidade de infecções micóticas persistentes da córnea após administração prolongada de esteroides.

NÃO DEVE SER INJETADO.
O uso prolongado pode suprimir a resposta do hospedeiro e, portanto, aumentar o perigo de infecções oculares secundárias.
Nas doenças que causam adelgaçamento da córnea ou da esclera são conhecidos casos de perfuração com o uso de esteroides tópicos.
Em condições purulentas agudas dos olhos, os esteroides podem mascarar infecção ou exacerbar infecções existentes. O emprego de esteroides no tratamento do herpes simples requer grande cautela.
Se o produto for utilizado por 10 dias ou mais, a pressão intraocular deve ser rotineiramente avaliada, embora isso se torne difícil no caso de crianças e pacientes que não colaboram. O uso prolongado pode resultar em glaucoma com dano ao nervo óptico, defeitos na acuidade e nos campos visuais e formação de catarata subcapsular posterior.
O sulfato de neomicina pode causar sensibilização cutânea.

Interações medicamentosas de MAXITROL

Uso em gestantes: Não se determinou a segurança do uso intensivo ou prolongado de esteroides tópicos em gestantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de MAXITROL

Reações adversas têm ocorrido com a associação de agentes esteroides/anti-infecciosos que podem ser atribuídas ao componente esteroide, ao componente anti-infeccioso, ou à associação.
A reação mais comum aos anti-infecciosos é a sensibilização.
As reações devidas ao componente esteroide são: elevação da pressão intraocular com possível desenvolvimento de glaucoma e dano ao nervo óptico. Formação de catarata subcapsular posterior e retardo na cicatrização.

Infecção secundária: Infecção secundária tem ocorrido após o uso de associações de esteroides e antimicrobianos. Como existe certa predisposição para o desenvolvimento de infecções corneanas micóticas concomitantemente ao tratamento prolongado com esteroide tópico, deve-se considerar a possibilidade de invasão fúngica em qualquer ulceração corneana persistente onde se tenha usado medicação esteroide. Pode também ocorrer infecção bacteriana ocular secundária após supressão da resposta do hospedeiro.

MAXITROL – Posologia

Suspensão: Agitar bem antes de usar. Instilar 1 ou 2 gotas topicamente no saco conjuntival. Em casos graves, as gotas podem ser administradas de hora em hora, diminuindo-se gradativamente a dosagem até a interrupção quando se notar melhora da inflamação.
Em casos leves, as gotas podem ser utilizadas de 4 a 6 vezes por dia.

Pomada: Aplicar aproximadamente de 1 a 1,5 cm da pomada no saco conjuntival 3 a 4 vezes por dia, ou a critério médico. Quando se observar uma resposta clínica satisfatória, a dose deve ser reduzida gradativamente até uma aplicação diária por vários dias.
Para maior comodidade, a suspensão pode ser usada durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacologia Clínica: Os corticoides atuam suprimindo a resposta inflamatória a uma variedade de agentes e, provavelmente, retardam o processo de cicatrização. Como os corticoides podem inibir o mecanismo de defesa do corpo contra infecções, pode ser aconselhável o uso concomitante de um antimicrobiano se essa inibição for considerada clinicamente significante em um caso particular. A administração de corticoide e antimicrobiano combinados em um mesmo medicamento tem a vantagem da maior conveniência e aceitação pelo paciente. Além disso, assegura-se a dosagem apropriada de cada droga, compatibilidade dos componentes na mesma formulação e, em especial, que o volume correto de droga seja dispensado e retido.
A potência relativa dos corticoides depende da estrutura molecular, concentração e da sua liberação do veículo.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MS 1.0023.0081 Suspensão Oftálmica Estéril

MS 1.0023.0081.003-9 Pomada Oftálmica Estéril

Farm. Resp.: Lygia C. Piazza – CRF-SP n° 8066

ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.
Av. N.S. da Assunção, 736 05359-001 São Paulo – SP
CNPJ 60.412.327/0013-36
Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

CONSERVAR EM TEMPERATURA AMBIENTE ENTRE 15 A 30ºC

Lote, fabricação e validade: Vide cartucho.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 707 7908
sacbrasil@alconlabs.com
www.alconlabs.com.br © 2004, 2008 Alcon, Inc.

Alcon®
ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.

MAXITROL – Bula para o paciente

Cuidados de armazenamento: Conserve o produto em temperatura ambiente (ambiente com temperatura entre 15 e 30ºC).

Prazo de validade: O prazo de validade do produto está gravado na embalagem do medicamento. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação: Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico de está amamentando.

Cuidados de administração: EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO. AGITE BEM O COLÍRIO ANTES DE USAR. Para maior comodidade, a suspensão (colírio) pode ser usada durante o dia e a pomada à noite, ao deitar-se. Para evitar a contaminação do produto não toque o conta-gotas ou o bico da bisnaga em qualquer superfície.

Interrupção do tratamento: A dosagem do medicamento deve ser reduzida pouco a pouco quando se notar melhora da inflamação. Siga a orientação do médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES DO INÍCIO, OU DURANTE O TRATAMENTO.

Contraindicações e Precauções:
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

25/07/2014