Micetal

MICETAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICETAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICETAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Biosintética

Apresentação MICETAL

Creme dermatológico. Bisnaga de alumínio contendo 15g ou 30g
Solução tópica. Frasco contendo 30 mL de spray
USO ADULTO

MICETAL – Indicações

MICETAL® (flutrimazol) é indicado para tratamento tópico de micoses cutâneas superficiais produzidas por fungos, tais como: – infecções produzidas por dermatófitos como a tinea e suas variedades; – infecções produzidas por leveduras, principalmente a candidíase cutânea; – pitiríase versicolor.

Contra indicações de MICETAL

MICETAL® (FLUTRIMAZOL) É CONTRA-INDICADO PARA PESSOAS QUE APRESENTAM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE AO FLUTRIMAZOL, A OUTROS ANTIMICÓTICOS IMIDAZÓLICOS OU A QUALQUER COMPONENTE DA FORMA FARMACÊUTICA EMPREGADA.

Advertências

MICETAL® (FLUTRIMAZOL) DESTINA-SE SOMENTE A USO DERMATOLÓGICO, NÃO DEVENDO SER APLICADO NAS MUCOSAS. DEVE-SE EVITAR O CONTATO COM OS OLHOS. A SEGURANÇA DO USO DE MICETAL® (FLUTRIMAZOL) EM CRIANÇAS AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA.
Pacientes idosos: ATÉ O MOMENTO NÃO FOI OBSERVADO NENHUM DADO QUE CONTRAINDIQUE OU QUE EXIJA ADEQUAÇÃO DA DOSE DO MEDICAMENTO NESTA POPULAÇÃO.

Interações medicamentosas de MICETAL

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
ATÉ O MOMENTO, NÃO FORAM RELATADAS QUAISQUER INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS COM O FLUTRIMAZOL UTILIZADO TOPICAMENTE. INTERAÇÃO COM EXAMES LABORATORIAIS:
NÃO HÁ RELATOS SIGNIFICATIVOS EM RELAÇÃO À INTERAÇÃO DESTE MEDICAMENTO COM EXAMES LABORATORIAIS.

Reações adversas / efeitos colaterais de MICETAL

EM ALGUMAS OCASIÕES FOI DESCRITA LIGEIRA VERMELHIDÃO, SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO OU IRRITAÇÃO NO LOCAL DE APLICAÇÃO DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DE TRATAMENTO, QUE RARAMENTE MOTIVARAM A SUSPENSÃO DO MESMO.

MICETAL – Posologia

deve ser aplicado preferencialmente uma vez ao dia, tanto em adultos como em crianças maiores de 10 anos.
Micetal creme: deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, favorecendo sua penetração através de uma pequena massagem. Se a infecção encontrar-se entre os dedos das mãos ou pés, embaixo das mamas ou na virilha, normalmente é recomendado ao paciente aplicar uma pequena quantidade do creme à noite, para evitar a maceração da pele.
Micetal solução tópica: deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, nos pacientes em que foi diagnosticada dermatofitose e candidíase cutânea; e em todo o tronco, nos pacientes em que foi diagnosticada pitiríase versicolor.
Geralmente, aconselha-se o paciente a manter medidas higiênicas habituais que evitam fontes de infecção ou reinfecção.
A duração do tratamento deve ser baseada no tipo, local da lesão e no microorganismo infeccioso. A melhora dos sintomas pode ser evidente nos primeiros dias de tratamento, mas este não deverá ser interrompido antes do período indicado. É recomendada a seguinte duração de tratamento: 4 semanas para tinea pedis, 2-3 semanas para tinea corporis, 1-2 semanas para pitiríase versicolor e 2-4 semanas para candidíase cutânea. É aconselhável marcar o retorno depois de 4 semanas de tratamento para verificar a melhoria dos sintomas.

Super dosagem

Dada a baixa concentração de princípio ativo e da administração por via tópica, é pouco provável a intoxicação por MICETAL® (flutrimazol). Em caso de ingestão acidental de quantidade apreciável de MICETAL® (flutrimazol), deve ser realizado o tratamento sintomático apropriado.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacológicas: MICETAL® (flutrimazol) tem como princípio ativo o flutrimazol, que é um agente antifúngico pertencente ao grupo dos derivados imidazólicos. O flutrimazol inibe a biossíntese do ergosterol, um constituinte básico da parede fúngica, pelo bloqueio da atividade enzimática da lanosterol 14 α-dimetilase. A aplicação da formulação tópica em dermatomicoses superficiais, particularmente do grupo azólico, é altamente eficaz e produz evidência clínica de sucesso completo em 70 – 80% dos casos.
Propriedades farmacocinéticas: Absorção: A absorção percutânea de MICETAL® (flutrimazol) é muito pequena, uma vez que a lâmina basal da epiderme age como uma barreira muito eficaz à sua penetração. A exposição sistêmica do organismo ao flutrimazol pode ser considerada como mínima, após aplicação tópica. A baixa absorção percutânea foi confirmada em estudos realizados em humanos com o C14–flutrimazol, onde não foi observada radioatividade no plasma e nas fezes, com somente 0,65% da dose radioativa recuperada na urina.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico: MICETAL® (FLUTRIMAZOL) É CONTRA-INDICADO PARA CRIANÇAS MENORES DE 10 ANOS, POIS A SEGURANÇA DO USO DE MICETAL® (FLUTRIMAZOL) NESTAS CRIANÇAS AINDA NÃO FOI ESTABELECIDA.
Pacientes idosos: ATÉ O MOMENTO NÃO FOI OBSERVADO NENHUM DADO QUE CONTRAINDIQUE OU QUE EXIJA REMANEJO DA DOSE DO MEDICAMENTO NESTA POPULAÇÃO.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30ºC), proteger da luz e umidade.

Dizeres legais

Reg. MS nº: 1.1213.0217
Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia Guimarães
CRF-SP nº 12.449
Nº do lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho.
® marca registrada de J. Uriach & Cia S/A, Barcelona, Espanha – direitos cedidos a Biosintética
BIOSINTÉTICA FARMACÊUTICA LTDA.
Av. das Nações Unidas, 22.428
São Paulo – SP
CNPJ nº 53.162.095/0001-06
Indústria Brasileira

MICETAL – Bula para o paciente

AÇÃO DO MEDICAMENTO:
MICETAL® (flutrimazol) é um medicamento de uso tópico que combate doenças produzidas por fungos.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO:
MICETAL® (flutrimazol) é indicado para tratamento de micoses superficiais da pele produzidas por fungos, tais como: – infecções produzidas por dermatófitos como tinea e suas variedades; – infecções produzidas por leveduras como candidíase cutânea; – pitiríase versicolor.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações: MICETAL® (FLUTRIMAZOL) É CONTRA-INDICADO PARA PESSOAS QUE APRESENTAM ALERGIA A OUTROS ANTIMICÓTICOS IMIDAZÓLICOS, OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA.
Advertências e precauções: MICETAL® (FLUTRIMAZOL) DESTINA-SE SOMENTE PARA USO DERMATOLÓGICO, NÃO DEVENDO SER APLICADO SOBRE AS MUCOSAS. DEVE-SE EVITAR O CONTATO COM OS OLHOS.
INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.
Interações medicamentosas: EVITE APLICAR OUTRO PRODUTO NO MESMO LOCAL DE APLICAÇÃO DO MEDICAMENTO, A MENOS QUE HAJA ORIENTAÇÃO MÉDICA.
INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Alterações de exames laboratoriais:
NÃO HÁ RELATOS SIGNIFICATIVOS DE ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS.
Restrições a grupos de risco gravidez:
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA. NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GRAVIDEZ, MICETAL® (FLUTRIMAZOL) SÓ PODE SER UTILIZADO QUANDO O MÉDICO CONSIDERAR ESSENCIAL PARA A SAÚDE DA PACIENTE. Lactação: NÃO SE SABE SE O FLUTRIMAZOL É EXCRETADO NO LEITE MATERNO, RAZÃO PELA QUAL SUA ADMINISTRAÇÃO A MULHERES QUE ESTEJAM AMAMENTANDO DEVE SER FEITA APENAS SOB ESTRITO CRITÉRIO MÉDICO.
Crianças: ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO NA FAIXA ETÁRIA ABAIXO DE 10 ANOS.
A SEGURANÇA DO USO DE MICETAL® (FLUTRIMAZOL) EM CRIANÇAS NÃO FOI ESTABELECIDA.
Pacientes idosos:
ATÉ O MOMENTO NÃO FOI OBSERVADO NENHUM DADO QUE CONTRAINDIQUE OU QUE EXIJA AJUSTE DA DOSE DO MEDICAMENTO NESTA POPULAÇÃO. MODO DE USO:
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. MICETAL® (flutrimazol) creme dermatológico apresenta os seguintes aspectos físicos: creme homogêneo de coloração branca a quase branca. MICETAL® (flutrimazol) creme deve ser aplicado preferencialmente uma vez ao dia, tanto em adultos como em crianças maiores de 10 anos.
O creme deve ser aplicado em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, favorecendo sua penetração através de uma pequena massagem. Se a infecção encontrar-se entre os dedos das mãos ou pés, embaixo das mamas ou na virilha, é conveniente aplicar preferencialmente à noite uma pequena quantidade do creme, para evitar a maceração da pele. MICETAL® (flutrimazol) solução tópica apresenta os seguintes aspectos físicos: solução límpida, levemente amarelada e de odor alcoólico. MICETAL® (flutrimazol) solução tópica deve ser aplicado preferencialmente uma vez ao dia, tanto em adultos como em crianças maiores de 10 anos.
A solução deve ser aplicada em quantidade suficiente para cobrir a extensão da lesão e zonas adjacentes, nos pacientes em que foi diagnosticada dermatofitose e candidíase cutânea; e em todo o tronco, nos pacientes em que foi diagnosticada pitiríase versicolor. O paciente deve manter as medidas higiênicas habituais que evitam fontes de infecção ou reinfecção. Este medicamento é exclusivamente para uso externo.
Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.
REAÇÕES ADVERSAS:
EM ALGUMAS OCASIÕES DURANTE O TRATAMENTO COM MICETAL® (FLUTRIMAZOL) FOI DESCRITA LIGEIRA VERMELHIDÃO, SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO OU IRRITAÇÃO NO LOCAL DA APLICAÇÃO DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DE TRATAMENTO, QUE RARAMENTE MOTIVARAM A SUSPENSÃO DO MESMO. SE DETECTAR QUALQUER OUTRA REAÇÃO ADVERSA DIFERENTE DAS QUE FORAM DESCRITAS ANTERIORMENTE, COMUNIQUE SEU MÉDICO E SIGA A SUA ORIENTAÇÃO.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE:
Dada à baixa concentração de princípio ativo e da administração por via tópica, é pouco provável a intoxicação acidental por MICETAL® (flutrimazol). Mas, em caso de ingestão de quantidade apreciável de MICETAL® (flutrimazol), o paciente deve ser encaminhado rapidamente para o hospital.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO:
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), proteger da luz e umidade.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

25/11/2011