Micoral

MICORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

elofar

Apresentação MICORAL

Creme a 2% : bisnaga contendo 30 g

ANTIFÚNGICO
CREME DERMATOLÓGICO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
Cada grama contém:
cetoconazol …………………………………………………..20 mg
Excipiente:vaselina líquida, polawax, eumulgin, lanolina, nipagin, nipazol, água deionizada.

MICORAL – Indicações

MICORAL® creme é indicado para aplicação tópica no tratamento de micoses superficiais incluindo dermatofitoses (Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea manum e Tinea pedis) candidíase cutânea e ptiríase versicolor.

Contra indicações de MICORAL

MICORAL® CREME É CONTRAINDICADO AOS PACIENTES QUE TENHAM APRESENTADO HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER DOS SEUS COMPONENTES.

Advertências

MICORAL® CREME NÃO PODE SER USADO NA CONJUNTIVA, NÃO ESTANDO INDICADO PARA INFECÇÕES OFTÁLMICAS. PARA PREVENIR O EFEITO REBOTE APÓS PARADA ABRUPTA DE UM TRATAMENTO PROLONGADO COM CORTICOSTERÓIDE TÓPICO É RECOMENDADO CONTINUAR A APLICAÇÃO COM UM CORTICOSTERÓIDE DE MENOR POTÊNCIA PELA MANHÃ E APLICAR MICORAL® CREME A NOITE, RETIRANDO SUBSEQÜENTE E GRADUALMENTE A TERAPIA COM O ESTERÓIDE APÓS UM PERÍODO DE 2 A 3 SEMANAS.

Interações medicamentosas de MICORAL

NÃO SÃO CONHECIDAS ATÉ O MOMENTO.

Reações adversas / efeitos colaterais de MICORAL

COMO MICORAL® CREME NÃO É ABSORVIDO, OS EFEITOS COLATERAIS, RARAMENTE OBSERVADOS, TÊM SE RESTRINGIDO A ÁREA CUTÂNEA ONDE É APLICADO, TAIS COMO IRRITAÇÃO, SENSAÇÃO DE ARDOR, DERMATITE DE CONTATO ASSOCIADO AO MICORAL® CREME OU A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO.

MICORAL – Posologia

MICORAL® creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por períodos adequados, estendendo-se por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis, após 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Super dosagem

A APLICAÇÃO TÓPICA EXAGERADA PODE LEVAR AO ERITEMA, EDEMA E UMA SENSAÇÃO DE QUEIMAÇÃO, QUE DESAPARECERÁ QUANDO O TRATAMENTO FOR DESCONTINUADO. CASO OCORRA INGESTÃO ACIDENTAL, NÃO HÁ CONDUTA ESPECIAL A SER TOMADA.

Caracteristicas farmalogicas

MICORAL® creme apresenta atividade antimicótica potente contra dermatófitos, tais como Trichophyton sp, Epidermophyton floccosum e Microsporum sp, e também contra leveduras.
MICORAL® creme age rapidamente contra o prurido comumente observado nas infecções por dermatófitos e leveduras. Esta melhora sintomática precede os primeiros sinais de melhora objetiva das lesões cutâneas.
Aplicado topicamente, MICORAL® creme não é absorvido, não penetrando na circulação sanguínea. Em estudos com voluntários, não foram detectados níveis sanguíneos de cetoconazol, mesmo empregando-se métodos bastante sensíveis.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

REGISTRO M.S. nº 1.0385.0083

Nº lote, data de fabricação e prazo de validade: VIDE CARTUCHO

Farmacêutico Responsável: DR. Alexandre Madeira de
Oliveira – CRF/SC nº 3684

LABORATÓRIO FARMACÊUTICO ELOFAR LTDA.
S.A.C. 0800-600-1344 – sac@elofar.com.br – www.elofar.com.br
Rua Tereza Cristina, 67 – Florianópolis – Santa Catarina – CEP 88070-790
CNPJ: 83.874.628/0001-43 – INDÚSTRIA BRASILEIRA

MICORAL – Bula para o paciente

MICORAL® creme aplicado topicamente não possui absorção sistêmica. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.
O produto deve ser armazenado na embalagem, em temperatura ambiente (entre 15 e 30oC).
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.
Não usar o produto se o prazo de validade estiver vencido.
MICORAL® creme não é absorvido, mas informe seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Suspender o tratamento e comunicar imediatamente ao médico a ocorrência dos seguintes efeitos adversos: irritação ou sensação de ardor ou queimação na área da aplicação. Para o uso do produto, primeiro abra o tubo desrosqueando a tampa e, com a ponta que existe na própria tampa, fure o tubo. Lave e seque bem a pele infectada, passe MICORAL® creme delicadamente com a ponta do dedo. Para um melhor tratamento não aplicar tão somente na área infectada, mas também, ao redor dela. Após a aplicação lave cuidadosamente suas mãos para evitar a transferência da doença para outras partes do seu corpo ou a outras pessoas. Mantenha toalhas e roupas de uso pessoal separadas, a fim de evitar que alguém se contamine. Troque a roupa que esteja em contato com a pele infectada para evitar a reinfecção.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

MICORAL® CREME ESTÁ CONTRAINDICADO EM CASO DE HIPERSENSIBILIDADE A QUALQUER UM DOS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO, OS SINTOMAS DA HIPERSENSIBILIDADE INCLUEM PRURIDO E VERMELHIDÃO DA PELE APÓS A APLICAÇÃO.
INFORME SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER MEDICAMENTO QUE ESTEJA USANDO, ANTES OU DURANTE O TRATAMENTO.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

12/08/2013