Minomax

MINOMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINOMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINOMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

wyeth

Apresentação MINOMAX

Cart. c/ 30 compr. rev. de 100 mg.

MINOMAX – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de MINOMAX

Hipersensibilidade reconhecida às tetraciclinas.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de MINOMAX

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de MINOMAX

Devido à absorção praticamente completa da minociclina oral, efeitos colaterais para o trato digestivo inferior, particularmente diarréia, têm sido infrequentes. As seguintes reações adversas têm sido observadas em pacientes recebendo tetraciclinas: Gastrintestinais Anorexia, náusea, vômitos, diarréia, glossite, disfagia, enterocolite, lesões inflamatórias da região anogenital (por supercrescimento de monília); pancreatite; aumento nas enzimas hepáticas, raramente hepatite e insuficiência hepática. Foram relatados raros casos de esofagite e ulcerações esofágicas em pacientes tomando antibióticos do grupo das tetraciclinas sob a forma de cápsulas ou comprimidos. A maioria destes pacientes tomavam a medicação imediatamente antes de se deitar. Cutâneas Erupções relacionadas à droga, incluindo balanopostite. Erupções maculopapular e eritematosa. Dermatite exfoliativa foi relatada incomumente. Foram relatados eritema multiforme e raramente Síndrome de Stevens-Johnson. Fotossensibilidade (veja ADVERTÊNCIA). Foi referida pigmentação da pele e mucosas. Dentárias Foram relatadas manchas nos dentes em crianças de menos de 8 anos de idade (veja ADVERTÊNCIA), e também raramente em adultos. Renais (veja ADVERTÊNCIA) – Aumento do nitrogênio uréico foi relatado e aparentemente é relacionado à dose. Hipersensibilidade Urticária, edema angioneurótico, púrpura anafilactóide, pericardite, poliartralgia e exacerbação de lupus eritematoso sistêmico, e raramente infiltrados pulmonares com eosinofilia. Anafilaxia e síndrome transitória similar ao lupus também foram relatadas. Sistema Nervoso Central (veja ADVERTÊNCIA) – Abaulamento de fontanela foi relatado em crianças pequenas, e hipertensão intracraniana benigna (Pseudotumor cerebral) foi relatado em adultos. Cefaléia também tem sido relatada. Sangue Anemia hemolítica, trombocitopenia, neutropenia e eosinofilia foram relatados. Outras Quando dadas por longos períodos, as tetraciclinas podem produzir descoloração castanho-escuro microscópica da tireóide. Não se reconhecem, entretanto, anormalidades funcionais da glândula. Diminuição da audição foi raramente relatada.

MINOMAX – Posologia

A dose habitual e a frequência de administração da minociclina diferem daquelas de outras tetraciclinas. Exceder a dosagem recomendada pode resultar em aumento da incidência de efeitos adversos. ADULTOS: A posologia terapêutica usual de Minomax é de 200 mg como dose inicial, seguida de 100 mg a cada 12 horas. Crianças maiores de 8 anos (veja ADVERTÊNCIA): a posologia usual de Minomax é de 4 mg/kg inicialmente, seguido de 2 mg/kg a cada 12 horas.As tetraciclinas não são recomendadas em crianças com 8 anos de idade ou menos. Para o tratamento da sífilis, a posologia usual de MInomax deve ser dada por um período de 10 – 15 dias. É recomendado seguimento rigoroso, incluindo testes de laboratório. Pacientes com infecções gonocócicas não complicadas no homem (exceto anoretais) podem ser tratados com Minomax, administrando-se inicialmente 200 mg seguidos de 100 mg a cada 12 horas, por no mínimo 4 dias, com culturas pós terapia dentro de 2 a 3 dias. No tratamento da uretrite gonocócica não complicada no homem, 100 mg duas vezes ao dia por 5 dias é recomendado. Infecções uretrais, endocervicais ou retais não complicadas em adultos, causadas por Chlamydia trachomatis ou Ureaplasma urealyticum: 100 mg 2 vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias. No tratamento do estado de portador de meningococo, recomenda-se 100 mg a cada 12 horas por 5 dias. No tratamento da acne: 100 mg ao dia. Infecções por Mycobacterium marinum: a dose ótima não foi estabelecida, mas 100 mg duas vezes ao dia por 6 a 8 semanas foi usada com sucesso em um número limitado de casos. Em pacientes com prejuízo da função renal (veja ADVERTÊNCIA), a posologia deve ser reduzida através da diminuição das doses e/ou aumento do intervalo entre elas. Recomenda-se a ingestão de quantidade adequada de líquido com a administração oral de drogas da classe das tetraciclinas (forma sólida) para reduzir o risco de irritação esofágica e ulceração.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

MINOMAX – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.