Motilium

MOTILIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MOTILIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MOTILIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

janssen

Apresentação MOTILIUM

Comprimidos: embalagem contendo 20, 30 ou 60 comprimidos.
Suspensão oral: frascos contendo 60, 100 e 200 mL.

Uso adulto e pediátrico

Composição
Cada comprimido contém:
domperidona…………………………………………………………………… 10 mg
Excipientes:, amido, amido pregelatinizado, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, laurilsulfato de sódio, óleo vegetal hidrogenado e povidona.

Cada mL de suspensão oral contém:
domperidona…………………………………………………………………… 1 mg
Excipientes: água purificada, carmelose sódica, celulose microcristalina, metilparabeno, polissorbato 20, propilparabeno, sacarina sódica e sorbitol solução.

MOTILIUM – Indicações

a. Síndromes dispépticas frequentemente associadas a um retardo de esvaziamento gástrico, refluxo gastroesofágico e esofagite:
– sensação de empachamento epigástrico, saciedade precoce, distensão abdominal, dor abdominal alta;
– eructação, flatulência;
– náuseas e vômitos;
– azia, queimação epigástrica com ou sem regurgitação de conteúdo gástrico.

b. Náuseas e vômitos de origem funcional, orgânica, infecciosa ou alimentar, induzidos por radioterapia ou tratamento medicamentoso (anti-inflamatórios, antineoplásicos). Uma indicação específica são as náuseas e vômitos induzidos pelos agonistas dopaminérgicos usados do tratamento da Doença de Parkinson como a L-dopa e bromocriptina.

Contra indicações de MOTILIUM

Informação não disponível para esta bula.

Advertências

Efeitos cardíacos
Motilium®deve ser utilizado com cautela em pacientes idosos ou naqueles com histórico ou doença cardíaca atual. Alguns estudos epidemiológicos mostraram que a domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias ventriculares graves ou morte cardíaca súbita. Esses estudos sugerem que este risco aumentado pode ser maior em pacientes com mais de 60 anos de idade ou em pacientes tomando doses orais maiores que 30 mg por dia.
Antiácidos ou agentes antisecretores, não devem ser tomados simultaneamente com Motilium®, uma vez que eles reduzem a biodisponibilidade oral da domperidona. Quando usados concomitantemente, Motilium® deve ser tomado antes das refeições e antiácidos ou agentes antisecretores após as refeições.

Excipientes
Os comprimidos contém lactose e podem ser inadequados para pacientes com intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose.
A suspensão oral contém sorbitol e pode ser inadequada para pacientes com intolerância ao sorbitol.

Gravidez e lactação
Gravidez
Existem dados pós-comercialização limitados quanto ao uso de domperidona em gestantes. Um estudo em ratas mostrou toxicidade reprodutiva em uma dose alta, tóxica para a mãe.
O risco potencial em humanos é desconhecido. Portanto, Motilium® deve ser usado apenas durante a gravidez quando justificado pelo benefício terapêutico antecipado.

Lactação
O medicamento é excretado no leite de ratas (na maior parte como metabólitos: pico de concentração de 40 e 800 ng/mL respectivamente após a administração oral e endovenosa de 2,5 mg/kg). A concentração da domperidona no leite materno de mulheres lactantes é de 10 a 50% da concentração plasmática correspondente e o esperado é não exceder 10 ng/mL.
Espera-se que a quantidade total de domperidona excretada no leite humano seja menor que 7 mcg por dia, na maior posologia recomendada. Não se sabe se isto é nocivo ao recém-nascido. Por essa razão a amamentação não é recomendável às mães que estão tomando Motilium®.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Não há informação que sugira que Motilium®afete a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas

Interações medicamentosas de MOTILIUM

Agentes antiácidos ou antisecretores não devem ser administrados simultaneamente com Motilium® pois eles diminuem a biodisponibilidade oral de domperidona.
A administração concomitante de drogas anticolinérgicas pode antagonizar o efeito antidispéptico de Motilium®.
A principal via metabólica da domperidona é através do cyp3a4. dados in vitro e em humanos demonstram que o uso concomitante de drogas que inibem esta enzima de forma significativa pode resultar em níveis plasmáticos elevados de domperidona.
Exemplos de potentes inibidores do cyp3a4 incluem:
₋ antifúngicos azólicos, como fluconazol*, itraconazol, cetoconazol* e voriconazol*
₋ antibióticos macrolídeos, como claritromicina* e eritromicina*.
₋ inibidores da protease do HIV, como amprenavir, atazanavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir
₋ antagonistas do cálcio, como diltiazem e verapamil
₋ amiodarona*
₋ aprepitanto
₋ nefazodona
₋ telitromicina *
* também prolongam o intervalo QTc.
Estudos separados de interação farmacocinética/ farmacodinâmica com cetoconazol oral ou eritromicina oral em indivíduos sadios confirmaram a acentuada inibição do metabolismo de primeira passagem da domperidona mediado pelo CYP3A4 por estes fármacos.
Com a combinação de 10 mg de domperidona 4 vezes ao dia e 200 mg de cetoconazol 2 vezes ao dia,um prolongamento médio do QTc de aproximadamente 9,8 mseg foi verificado no período de observação com mudanças nos pontos de tempo individuais que variam de 1,2 a 17,5 mseg.
Com a combinação de 10 mg de domperidona 4 vezes ao dia com 500 mg de eritromicina 3 vezes ao dia, o intervalo QTc médio durante o período observado foi prolongado por 9,9 mseg com alterações nos pontos de tempo individuais que variam de 1,6 a 14,3 mseg.
Ambos Cmáx e AUC da domperidona no estado de equilíbrio tiveram aumento de aproximadamente 3 vezes em cada um desses estudos de interação.
A contribuição do aumento da concentração plasmática de domperidona para os efeitos observados no QTc é desconhecida.
Nestes estudos a monoterapia de 10 mg de domperidona 4 vezes ao dia resultou em aumentos no QTc médio de 1,6 mseg (estudo do cetoconazol) e 2,5 mseg (estudo da eritromicina), enquanto a monoterapia com cetoconazol (200 mg duas vezes ao dia) e monoterapia de eritromicina (500 mg três vezes ao dia) ocasionaram aumentos no QTc médio de 3,8 e 4,8 mseg, respectivamente, no período observado.
Em outro estudo multi-doses em indivíduos sadios não foram observados aumentos significantes no QTc durante o estado de equilíbrio do tratamento com a administração isolada de 40 mg de domperidona 4 vezes ao dia (dose diária total de 160 mg, que é o dobro da dose diária máxima)nas concentrações plasmáticas da domperidona que foram ao menos similares àquelas obtidas nos braços combinados dos estudos de interação.
Teoricamente, como o Motilium® tem um efeito gastrocinético, ele pode influenciar na absorção de drogas orais administradas concomitantemente, particularmente aquelas com liberação prolongada ou formulações com comprimidos de liberação entérica. Contudo, em pacientes já estabilizados num tratamento com digoxina ou paracetamol, o uso simultâneo da domperidona não influencia os níveis sanguíneos destes medicamentos.

Motilium® pode também ser administrado com:
– neurolépticos, pois a ação deles não é potencializada.
– agonistas dopaminérgicos (bromocriptina, L-dopa), cujos efeitos periféricos indesejáveis, como distúrbios digestivos, náuseas e vômitos, são suprimidos sem neutralização das suas propriedades centrais.

Reações adversas / efeitos colaterais de MOTILIUM

Dados de estudos clínicos
A segurança de Motilium® foi avaliada em 1.221 pacientes com gastroparesia, dispepsia, doença do refluxo gatroesofágico (DRGE), ou outra condição relacionada em 45 estudos clínicos incluídos na base de dados de segurança. Todos os pacientes tinham 15 anos ou mais e receberam ao menos uma dose oral de Motilium® (domperidona). Um pouco menos da metade dos pacientes (553/1.221) eram diabéticos. A dose mediana diária total foi de 80 mg (faixa de 10 a 160 mg), sendo que 230 pacientes receberam uma dose maior que a de 80 mg. A mediana da duração de exposição foi de 56 dias (faixa de 1 a 2.248 dias).
As reações adversas relatadas por 1% ou mais dos pacientes tratados com domperidona nesses 45 estudos clínicos são apresentadas na Tabela 1 a seguir.

Tabela 1. Reações adversas relatadas por ≥ 1% de pacientes tratados com domperidona em 45 estudos clínicos.

Sistema/Classe de Órgão

Reação Adversa

domperidona

(n=1221)

%

Distúrbios psiquiátricos

 

depressão

2,5

ansiedade

1,6

diminuição da libido/perda da libido

1,5

Distúrbios do sistema nervoso

 

cefaleia

5,6

sonolência

2,5

acatisia

1,0

Distúrbios gastrintestinais

 

diarreia

5,2

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

 

erupção cutânea

2,8

prurido

1,7

Distúrbios do sistema reprodutivo e das mamas

 

aumento das mamas/ginecomastia

5,3

sensibilidade das mamas ao toque

4,4

galactorreia

3,3

amenorreia

2,9

dor nas mamas

2,3

mestruação irregular

2,0

distúrbios da lactação

1,6

Distúrbios gerais e condições no local da administração

 

astenia

1,9



As reações adversas ocorridas em <1% de pacientes tratados com domperidona em 45 estudos clínicos (n=1.221) estão listadas a seguir na Tabela 2.

Tabela 2. Reações adversas relatadas por < 1% de pacientes tratados com domperidona domperidona em 45 estudos clínicos.

Sistema/Classe de Órgão

Reação Adversa

domperidona

(n=1221)

%

Distúrbios do sistema imune

 

hipersensibilidade

0,2

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

 

urticária

0,7

Distúrbios do sistema reprodutivo e das mamas

 

descarga mamilar

inchaço das mamas

0,8

0,5



Experiência de pós-comercialização
Adicionalmente às reações adversas relatadas durante os estudos clínicos e listadas previamente, as seguintes reações adversas também foram relatadas durante a experiência de pós-comercialização (Tabela 3). Nesta tabela, as frequências estão apresentadas conforme a seguinte convenção:
Muito comum: ≥1/10
Comum: ≥1/100 e < 1/10
Incomum ≥ 1/ 1000 e < 1/100
Raro ≥1/10000 e < 1/1000
Muito raro <1/10000, incluindo relatos isolados.
As reações adversas são apresentadas por categoria de frequência baseada nas taxas de relatos espontâneos.

Tabela 3. Reações adversas identificadas durante a experiência de pós-comercialização com domperidona pela categoria de frequência estimada por taxas de relatos espontâneos

 

Distúrbios do sistema imune

muito raro

reação anafilactoide (incluindo choque anafilático)

 

Distúrbios psiquiátricos

Muito raro

agitação, nervosismo

 

Distúrbios do sistema nervoso

Muito raro

distúrbios extrapiramidais, convulsão

 

Distúrbios cardíacos

Muito raro

morte cardíaca súbita*, arritmia ventricular grave*

 

Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo

Muito raro

angioedema

Distúrbios renal e urinário

Muito raro

retenção urinária

 

Investigação

Muito raro

testes da função hepatica anormais, aumento da prolactina no sangue.



*Baseado em dados epidemiológicos (veja abaixo)
População Pediátrica
Em experiência de pós-comercialização, não há diferenças entre o perfil de segurança de adultos e crianças, com exceção de distúrbios extrapiramidais que ocorrem principalmente em neonatos e lactentes (até um ano de idade) e outros eventos adversos relacionados ao sistema nervoso central, como convulsão e agitação, que foram relatados principalmente em lactentes e crianças.

MOTILIUM – Posologia

1) Síndromes dispépticas
Adultos e adolescentes ≥ 12 anos de idade e com peso ≥ 35 kg, e crianças com peso ≥ 35 kg:
A dose de Motilium®deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30 mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, a uma dose diária oral máxima de 80 mg. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.
• 10 mg (1 comprimido ou 10 mL da suspensão) 3 vezes ao dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e, se necessário, 10 mg ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 80 mg (8 x comprimidos de 10 mg ou 80 mL de suspensão oral 1mg/mL).

Lactentes e Crianças < de 12 anos de idade com peso < 35 kg, e adultos e adolescentes com peso < 35 kg:
A dose de Motilium®deve ser a menor dose eficaz. A dose diária total é dependente do peso. Como as funções metabólicas e a barreira hematoencefálica não são completamente desenvolvidas nos primeiros meses de vida, o risco de efeitos colaterais neurológicos é maior em crianças pequenas. A superdosagem pode causar distúrbios do sistema nervoso em crianças. A dose deve ser determinada com precisão e não deve exceder a dose máxima diária individual recomendada em recém-nascidos, lactentes, e crianças pequenas. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.
Os comprimidos de Motilium® são inadequados para o uso em crianças, adultos e adolescentes com menos de 35 kg.
• 2,5 mL da suspensão oral para cada 10 quilos de peso corporal (0,25 mL/kg), administrados 3 vezes ao dia, cerca de 30 minutos antes das refeições e, se necessário, uma dose ao deitar, respeitando a dose diária máxima de 2,4 mg/kg (não exceder a dose diária máxima de 80 mg).
Se os resultados não forem satisfatórios, pode-se dobrar a dose em adultos e em crianças acima de 1 ano de idade, respeitando a dose diária máxima de 80 mg.

2) Náuseas e Vômitos
Adultos e adolescentes ≥ 12 anos e com peso ≥ 35 kg, e crianças com peso ≥ 35 kg:
A dose de Motilium®deve ser a menor dose eficaz para a situação individual (tipicamente 30mg/dia) e pode ser aumentada, se necessário, até uma dose diária oral máxima de 80mg. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.
• 10 mg (1 comprimido ou 10 mL da suspensão) 3 vezes ao dia, antes das refeições e ao deitar. A dose pode ser dobrada, se necessário, respeitando a dose diária máxima de 80 mg. (8 x 10 mg comprimidos ou 80 mL de suspensão oral 1mg/mL).

Lactentes e Crianças < 12 anos de idade com peso < 35 kg, e adultos e adolescentes com peso < 35 kg:
A dose de Motilium®deve ser a menor dose eficaz. A dose diária total é dependente do peso. Como as funções metabólicas e a barreira hematoencefálica não são completamente desenvolvidas nos primeiros meses de vida, o risco de efeitos colaterais neurológicos é maior em crianças. A superdosagem pode causar distúrbios do sistema nervoso em crianças. A dose deve ser determinada com precisão e não exceder a dose máxima diária individual recomendada em recém-nascidos, lactentes, e crianças pequenas. A duração inicial do tratamento é de até quatro semanas. Se o tratamento exceder quatro semanas, os pacientes e a necessidade de continuação do tratamento devem ser reavaliados.
Os comprimidos de Motilium® são inadequados para o uso em crianças, adultos e adolescentes com menos de 35 kg.
• 2,5 mL da suspensão oral para cada 10 quilos de peso corporal (0,25 mL/kg), administrados 3 vezes ao dia antes das refeições e ao deitar. A dose pode ser dobrada, se necessário, respeitando a dose diária máxima de 2,4 mg/kg (não exceder a dose diária máxima de 80 mg).

Observações:
– É recomendado o uso de Motilium® antes das refeições. Se ele for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada.
Os comprimidos não devem ser administrados em crianças com peso inferior a 35 kg.

Uso em pacientes com insuficiência renal
Como a meia-vida de eliminação de domperidona é prolongada nos pacientes com insuficiência renal grave, na administração repetida a frequência da administração de Motilium® deve ser reduzida para 1 ou 2 vezes ao dia, dependendo da gravidade do distúrbio, e pode ser necessário reduzir a dose. Estes pacientes sob tratamento prolongado devem ser revistos regularmente.

Super dosagem

Sinais e sintomas
Superdose tem sido relatada primariamente em lactentes e crianças.
Os sintomas da superdose podem incluir agitação, alteração da consciência, convulsão, desorientação, sonolência e reações extrapiramidais.

Tratamento
Não existe nenhum antídoto específico contra a domperidona, mas no caso de uma grande superdose, uma lavagem gástrica dentro de uma hora de ingestão, assim como a administração de carvão ativado podem ser úteis.
Supervisão médica e medidas de suporte são recomendados. Medicamentos anticolinérgicos ou anti-parkinsonianos podem ser úteis no controle das reações extrapiramidais.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Os distúrbios digestivos provocados por uma discinesia esôfago-gastro-duodenal pós-prandial, correspondem hoje a uma das síndromes mais frequentes que se apresentam na prática clínica. Pelas suas manifestações funcionais – distensão gástrica, azia, pirose ou mesmo dores epigástricas – esta síndrome traduz, frequentemente, uma desarmonia motora do esfíncter inferior do esôfago, das contrações antrais e do ritmo de abertura e fechamento do esfíncter pilórico. Consequentemente à sua ação antidopaminérgica, Motilium® restaura a harmonia rítmica motora do esôfago, estômago e duodeno, possibilitando a reorganização da sequência das etapas digestivas. Além disso, a domperidona possui potente ação antiemética.

Farmacologia
Motilium® contém domperidona, um antagonista da dopamina com propriedades antieméticas. a domperidona não atravessa imediatamente a barreira hematoencefálica. Nos usuários de domperidona, especialmente em adultos, os efeitos extrapiramidais são muito raros, mas a domperidona estimula a liberação de prolactina a partir da hipófise. Os seus efeitos antieméticos podem ser devidos a uma combinação de um efeito periférico (gastrocinético) com o antagonismo dos receptores dopaminérgicos na zona quimioreceptora de gatilho, que fica fora da barreira hematoencefálica.
Estudos em animais e as baixas concentrações encontradas no cérebro indicam um efeito periférico predominante da domperidona nos receptores dopaminérgicos.
Estudos em humanos mostram que a domperidona aumenta a pressão esofágica inferior, melhora a motilidade antroduodenal e acelera o esvaziamento gástrico. Não há qualquer efeito sobre a secreção gástrica.

Farmacocinética
Absorção
Nos indivíduos em jejum, a domperidona é rapidamente absorvida após a administração oral, com pico de concentração plasmática em 30 a 60 minutos. A baixa biodisponibilidade absoluta da domperidona oral (aproximadamente 15%) é devida a um extensivo metabolismo na primeira passagem pela parede intestinal e fígado. Apesar da biodisponibilidade da domperidona ser aumentada nos indivíduos normais quando tomada após as refeições, pacientes com queixas gastrintestinais devem tomar a domperidona 15-30 minutos antes das refeições. A redução da acidez gástrica perturba a absorção da domperidona. A biodisponibilidade oral de domperidona é diminuída pela administração prévia e concomitante de cimetidina e bicarbonato de sódio. O tempo do pico de absorção é ligeiramente retardado e a AUC levemente aumentada quando o medicamento é tomado por via oral após as refeições.

Distribuição
A domperidona oral não parece se acumular ou induzir seu próprio metabolismo; o pico do nível plasmático após 90 minutos é de 21 ng/mL após 2 semanas de administração oral de 30 mg por dia, ele é quase o mesmo que o pico de 18 ng/mL após a primeira dose. A ligação à proteínas plasmáticas da domperidona é de 91-93%.
Os estudos de distribuição com a droga radiomarcada em animais mostrou uma ampla distribuição tecidual, mas baixas concentrações no cérebro. Pequenas quantidades da droga atravessam a placenta em ratas.
Metabolismo
A domperidona sofre um rápido e extenso metabolismo hepático pela hidroxilação e N-dealquilação. Experimentos do metabolismo in vitro com inibidores diagnósticos revelaram que o CYP3A4 é a principal forma do citocromo P-450 envolvida na N-dealquilação da domperidona, enquanto que o CYP3A4, o CYP1A2 e o CYP3E1 estão envolvidos na hidroxilação aromática da domperidona.

Excreção
As excreções urinária e fecal são respectivamente de 31 e 66% da dose oral. A proporção de droga excretada inalterada é pequena (10% da excreção fecal e aproximadamente 1% da excreção urinária). A meia-vida plasmática após a dose oral única é 7-9 horas em indivíduos saudáveis, mas é prolongada em pacientes com insuficiência renal grave.

Insuficiência hepática
Em indivíduos com insuficiência hepática moderada (escore de Pugh 7 a 9 e Child-Pugh B), a AUC e a Cmáx de domperidona é 2,9 e 1,5 vezes maiores , respectivamente, quando comparadas a indivíduos saudáveis. A fração não ligada é aumentada em 25% e a meia-vida de eliminação terminal é prolongada de 15 para 23 horas. Indivíduos com insuficiência hepática leve tem menor exposição sistêmica do que indivíduos saudáveis, baseando na Cmáx e AUC, sem alteração na ligação às proteínas plasmáticas ou na meia-vida terminal. Indivíduos com insuficiência hepática grave não foram estudados.

Insuficiência renal
Em pacientes com insuficiência renal grave (creatinina sérica > 6 mg/100 mL ou >0,6 mmol/L) a meia-vida de domperidona aumenta de 7,4 para 20,8 horas, mas os níveis plasmáticos da droga foram inferiores aos de voluntários sadios. Uma pequena quantidade inalterada é excretada pela via renal (aproximadamente 1%).

Pacientes pediátricos
Com base em dados limitados de farmacocinética, as concentrações plasmáticas de domperidona em recém-nascidos prematuros foram consistentes com aquelas relatadas em adultos.

Dados pré-clínicos
Foram observados efeitos teratogênicos em ratas em uma dose alta, tóxica para a mãe (40 vezes maior do que a dose recomendada para humanos). Teratogenicidade não foi observada em camundongos e coelhos.
Estudos eletrofisiológicos in vitro e in vivo mostraram que a domperidona, em concentrações altas, pode prolongar o intervalo QTc.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB A PRESCRIÇÃO MÉDICA

Registro MS – 1.1236.0022
Farm. Resp.: Marcos R. Pereira – CRF-SP n° 12.304

Fabricado por:
Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.
Rodovia Presidente Dutra, km 154
São José dos Campos – SP
CNPJ – 51.780.468/0002-68

Registrado por:
JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Gerivatiba, 207 – São Paulo – SP
CNPJ 51.780.468/0001-87
Indústria Brasileira

®Marca Registrada
Lote, Data de Fabricação e Validade: Vide Cartucho.
SAC 0800 7011851
www.janssen.com.br

MOTILIUM – Bula para o paciente

Ação Esperada do Medicamento
O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Cuidados de armazenamento
Conservar Motilium®comprimidos em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger da luz e umidade.
Conservar Motilium®suspensão em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC). Proteger da luz.

Prazo de validade
O prazo de validade de Motilium®comprimidos é 5 anos e de Motilium®suspensão oral é 3 anos. Verifique na embalagem externa se o medicamento obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser perigoso para sua saúde.

Gravidez e Lactação
Pequenas quantidades de Motilium®podem ser liberadas no leite materno. Não se recomenda o uso do Motilium®durante a gravidez e amamentação .
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
Para crianças com peso inferior a 35 kg, utilize a suspensão oral (forma líquida). Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações Adversas
Você pode ter efeitos indesejáveis ao usar Motilium®. A seguir estão listados alguns efeitos adversos (também denominados reações adversas a medicamentos) relacionados ao tratamento com domperidona.
Raros (relatados por pelo menos 1 em 10.000 pacientes, mas menos de 1 em cada 1.000 pacientes):
– convulsões;
– movimentos involuntários da face ou braços e pernas, tremor excessivo, rigidez muscular excessiva ou espasmo muscular;
– um tipo de reação que pode ocorrer logo após a administração e é reconhecida por erupção cutânea da pele, coceira, falta de ar e/ou inchaço da face;
– reação de hipersensibilidade grave pode ocorrer logo após a administração que é caracterizada por urticária, coceira, rubor, desmaio, dificuldade para respirar, entre outros possíveis sintomas;
– distúrbios no ritmo cardíaco;
– morte inesperada resultante da perda abrupta da função cardíaca em pessoas que podem ou não ter doença cardíaca previamente conhecida.
Interrompa o tratamento com domperidona e contate seu médico imediatamente se você tiver qualquer um dos eventos indesejáveis anteriormente descritos.
Outros efeitos indesejáveis que foram observados durante o tratamento com domperidona estão descritos a seguir:
Comuns (relatados por pelo menos 1 em cada 100 pacientes, mas menos que 1 em cada 10 pacientes): depressão, ansiedade, perda ou diminuição de apetite sexual, dores de cabeça, sonolência, inquietação, diarreia, erupção cutânea, coceira, aumento das mamas, dor ou sensibilidade nas mamas, secreção de leite pelos mamilos ou dificuldade para amamentar, menstruação irregular ou ausência de menstruação, sensação de fraqueza generalizada e boca seca.
Incomuns (relatados por pelo menos 1 em cada 1.000 pacientes, mas menos que 1 em cada 100 pacientes): reação de hipersensibilidade, urticária, inchaço das mamas, secreção não usual dos mamilos, agitação, nervosismo, incapacidade urinar e alterações em certos testes laboratoriais.
Se qualquer um desses feitos se tornarem preocupantes ou se você tiver qualquer outro efeito indesejável, consulte seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Informe o seu médico se você estiver utilizando algum medicamento que retarde a atividade do estômago e do intestino (ex.: anticolinérgicos), pois eles interferem na ação de Motilium®.
Informe seu médico se você estiver tomando algum (s) medicamento (s) para a acidez estomacal. Estes medicamentos podem ser usados se você também estiver tomando Motilium®, mas eles não devem ser ingeridos ao mesmo tempo. você deve tomar Motilium® comprimidos ou suspensão oral antes das refeições e alguns medicamentos para o estômago, como aqueles que contem hidróxido de alumínio e/ou hidróxido de magnésio, podem ser tomados após as refeições.
Informe seu médico se você estiver tomando:
₋ certos medicamentos chamados azólicos, que são indicados para infecções por fungos. Exemplos de azólicos são o itraconazol, miconazol, fluconazol, cetoconazol e voriconazol;
₋ certos antibióticos chamados macrolídeos, tais como a eritromicina, claritromicina ou troleandomicina;
₋ certas drogas anti-AIDS como amprenavir, atazanavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir;
₋ o antidepressivo nefazodona;
₋ diltiazem ou verapamil;
₋ amiodarona;
₋ aprepitanto, um medicamento utilizado para reduzir a náusea associada à quimioterapia;
₋ telitromicina.
Seu médico decidirá se estas drogas poderão ser administradas concomitantemente ao Motilium®ou se alguma medida de precaução deverá ser tomada.

Contraindicações
Você não deverá usar Motilium®se:
₋ apresentar sensibilidade a qualquer um de seus componentes;
₋ sofrer de prolactinoma, uma doença da hipófise;
₋ estiver utilizando certos medicamentos que desaceleram o metabolismo (a quebra) de outros medicamentos no corpo e que também possam afetar o ritmo cardíaco, como:
• cetoconazol, fluconazol, ou voriconazol, que são usados para tratar infecções fúngicas;
• os antibióticos eritromicina, claritromicina ou telitromicina;
• amiodarona, um medicamento para o coração.
Procure seu médico antes de iniciar o tratamento com Motilium®se:
– você apresentar cólicas graves ou fezes escuras persistentes,
– você tiver histórico de doenças no fígado ou estiver com uma doença nesse órgão.

Precauções
Se você tomar Motilium® por um longo período, a dose deverá ser ajustada. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Antes de tomar Motilium® você deverá informar ao seu médico se:
– tem alguma doença no fígado,
– tem alguma doença nos rins. Se você tomar Motilium®durante um longo período, seu médico pode querer ajustar a dose.
– tem ou teve alguma doença no coração, incluindo insuficiência cardíaca, ataque cardíaco anterior, angina (dores no peito), ou distúrbios do ritmo cardíaco, incluindo batimento rápido ou lento ou irregular.

Os comprimidos contém lactose e podem não ser adequados para pessoas com:
– intolerância à lactose (incapacidade de digerir a lactose que é um açúcar encontrado no leite e seus derivados);
– galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose (incapacidade de digerir carboidratos e açúcares encontrados em muitos alimentos incluindo amido, leite e seus derivados).
A suspensão oral contém sorbitol e pode não ser adequada para pessoas com intolerância ao sorbitol e intolerância hereditária à frutose (incapacidade de tolerar a frutose que pode ser hereditária; frutose é um açúcar encontrado em frutas e suco de frutas).

Crianças:
Podem ocorrer movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos, postura anormal como torção do pescoço, tremor e rigidez muscular em crianças, mas desaparecem quando Motilium®é descontinuado.

Efeito sobre a capacidade de dirigir ou operar máquinas: Não há informação que sugira que Motilium®afete a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Superdose
Se você ingeriu uma grande quantidade de Motilium®você poderá apresentar agitação, alterações no estado de consciência ou transe, convulsões, estado confusional, sonolência, movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos, ou postura anormal como torção do pescoço. Você deve procurar atendimento médico imediatamente, especialmente se quem tomou uma superdose do medicamento foi uma criança.

Data da bula

25/07/2013