Naldecon dia

NALDECON DIA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NALDECON DIA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NALDECON DIA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação NALDECON DIA

Naldecon® DIA é apresentado sob a forma farmacêutica de comprimidos, em embalagens contendo 3 blísters com 8 comprimidos cada ou displays com 20 ou 25 blísters com 4 comprimidos cada.
USO ADULTO E CRIANÇAS ACIMA DE 12 ANOS

NALDECON DIA – Indicações

Analgésico e antitérmico. É indicado ainda nos processos que envolvem as vias aéreas superiores, como descongestionante nasal.

Contra indicações de NALDECON DIA

NALDECON® DIA É CONTRA-INDICADO NOS 3 PRIMEIROS MESES DE GRAVIDEZ, APÓS ESTE PERÍODO DEVERÁ SER ADMINISTRADO APENAS EM CASO DE NECESSIDADE, SOB CONTROLE MÉDICO. NALDECON® DIA É CONTRA-INDICADO A PACIENTES COM GLAUCOMA DE ÂNGULO ESTREITO. NALDECON® DIA NÃO DEVE SER ADMINISTRADO A PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE CONHECIDA A ALGUM DOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

Advertências

PACIENTES COM PROBLEMAS CARDÍACOS, PRESSÃO ALTA, ASMA, DIABETES, PROBLEMAS DE TIREÓIDE E PROBLEMAS HEPÁTICOS DEVERÃO ESTAR SOB SUPERVISÃO MÉDICA PARA FAZER USO DE NALDECON® DIA. DEVE SER ADMINISTRADO COM CAUTELA EM PACIENTES COM FUNÇÃO RENAL OU HEPÁTICA COMPROMETIDAS. EMBORA HAJA POUCOS RELATOS DE DISFUNÇÃO HEPÁTICA NAS DOSES HABITUAIS DE PARACETAMOL, É ACONSELHÁVEL MONITORAR A FUNÇÃO HEPÁTICA NOS CASOS DE USO PROLONGADO. NALDECON® DIA NÃO DEVE SER USADO JUNTAMENTE COM OUTROS MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM PARACETAMOL EM SUA FORMULAÇÃO, DEVIDO AO RISCO DE TOXICIDADE HEPÁTICA.

Interações medicamentosas de NALDECON DIA

DEVIDO A AÇÃO DE POTENCIALIZAÇÃO DE ANTICOAGULANTES CUMARÍNICOS, NALDECON DIA NÃO DEVE SER USADO CONCOMITANTEMENTE A ESSES MEDICAMENTOS. DEVE SER TOMADO COM CAUTELA POR PACIENTES QUE FAZEM USO REGULAR DE ÁLCOOL, BARBITÚRICOS, ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS E CARBAMAZEPINA, DEVIDO AO RISCO DE SOBRECARGA METABÓLICA OU POSSÍVEL AGRAVAMENTO DE COMPROMETIMENTO HEPÁTICO JÁ EXISTENTE. DEVIDO AO RISCO DE CRISE HIPERTENSIVA, NALDECON DIA NÃO DEVE SER USADO CONCOMITANTEMENTE A MEDICAMENTOS QUE ELEVEM A PRESSÃO ARTERIAL.

Reações adversas / efeitos colaterais de NALDECON DIA

RARAMENTE SÃO OBSERVADAS REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE. SE ISTO OCORRER, DEVE-SE INTERROMPER A ADMINISTRAÇÃO DA DROGA. TAMBÉM FORAM MENCIONADOS OUTROS EFEITOS ADVERSOS COMO NÁUSEA, VÔMITO, DOR ABDOMINAL, HIPOTERMIA, PALPITAÇÃO, PALIDEZ. SOB USO PROLONGADO PODEM SURGIR DISCRASIAS SANGÜÍNEAS. A LITERATURA A RESPEITO DO PARACETAMOL RELATA CASOS DE TROMBOCITOPENIA, PANCITOPENIA, AGRANULOCITOSE, ANEMIA HEMOLÍTICA E METAHEMOGLOBINEMIA, JÁ TENDO SIDO RELATADOS CASOS DE APLASIA MEDULAR. O USO PROLONGADO PODE CAUSAR NECROSE PAPILAR RENAL. REAÇÕES CUTÂNEAS TÊM SIDO RELATADAS E INCLUEM PRINCIPALMENTE ERITEMA E URTICÁRIA. PODEM OCORRER TAMBÉM NERVOSISMO E TREMORES DEVIDO À FENILEFRINA.

NALDECON DIA – Posologia

Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar um comprimido amarelo e um branco, ao mesmo tempo, a cada 8 horas, durante o dia.

Super dosagem

paciente deve ser monitorado até que o médico esteja certo de não haver hepatotoxicidade. Os sinais iniciais de superdose incluem: vômitos, náuseas, dor no quadrante superior do abdome, palidez cutânea. As evidências clínicas e laboratoriais da hepatotoxicidade podem não ser aparentes até 24 a 48 horas após a ingestão, portanto recomenda-se que o paciente fique em observação durante esse período. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível: o estômago deve ser esvaziado até 1 hora após a ingestão através de aspiração gástrica e lavagem. Recomenda-se também a administração de carvão ativado, pois o paracetamol é bem absorvido . A estimativa da quantidade ingerida, principalmente se fornecida pelo paciente, não é um dado confiável. Portanto, a determinação da concentração sérica de paracetamol deve ser obtida o mais rápido possível, mas não antes de 4 horas após a ingestão. A determinação da função hepática deve ser obtida inicialmente e, a seguir, a cada 24 horas, durante 3 dias. O antídoto, N-acetilcisteína, deve ser administrado com urgência e dentro das 16 primeiras horas após a ingestão para se obter em bons resultados. O seguinte esquema pode ser utilizado, com N-acetilcisteína injetável: dose inicial de 150 mg/kg de peso, intravenosa, por 15 minutos, seguida de infusão de 50 mg/kg de peso em 500 ml de dextrose (a 5%), por 4 horas. Depois, 100 mg/kg de peso em 1 litro de dextrose a 5% nas próximas 16 horas (total: 300 mg/kg de peso em 20 horas). Os principais sinais de superdosagem relacionados à fenilefrina são aumento da pressão arterial, taquicardia, tremores e arritmias cardíacas. O paciente deve receber suporte cardiovascular e tratamento sintomático.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

A fenilefrina pode causar aumento pronunciado da pressão arterial em pacientes idosos. Deve-se ter cuidado quando da administração de Naldecon® DIA em pacientes idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure
orientação médica.
nº do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.
Reg. MS-1.0180.0278
Farmacêutico Bioquímico Responsável
Dra. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP no 26.655
Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Rua Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0007-07 – Indústria Brasileira

NALDECON DIA – Bula para o paciente

Leia atentamente a bula e, caso necessário, consulte seu médico. Ação esperada do medicamento:
Naldecon® DIA é constituído por uma associação cujo componente básico é o paracetamol, estando indicado nos processos das vias aéreas superiores nos quais a dor e a febre fazem parte do quadro. Como não causa sonolência, Naldecon® DIA deve ser utilizado durante o dia.
Cuidados de armazenamento:
Mantenha Naldecon® DIA à temperatura ambiente (15ºC a 30°C), protegido da luz e umidade.
Prazo de validade:
Naldecon Dia comprimidos possui prazo de validade de 24 meses. Verifique o prazo de validade na embalagem externa. Não tome medicamentos vencidos, pode ser perigoso para sua saúde.
Gravidez e lactação:
Assim como para qualquer medicamento, em caso de gravidez ou amamentação deve-se procurar orientação médica antes de utilizar este produto. Naldecon® DIA é contra-indicado nos 3 primeiros meses de gravidez e, após este período, deve ser administrado apenas em caso de necessidade, sob controle médico.
Cuidados de administração:
Uma dose é igual a 2 comprimidos, devendo ser ingerido um comprimido amarelo e um branco ao mesmo tempo. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Eventos adversos:
Procure orientação médica se, durante o tratamento, ocorrer algum destes sintomas: nervosismo, tremores, palpitações, dor de cabeça, sintomas gastrointestinais como náusea, vômito e dor abdominal, hipotermia. Informe seu médico sobre o aparecimento de qualquer reação inesperada.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
Naldecon® DIA deve ser usado com cautela em pacientes que fazem uso regular de álcool, devido ao risco de agravamento de um comprometimento hepático já existente. Não deve ser utilizado concomitantemente com barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina, devido ao aumento do risco de hepatotoxicidade. Não deve ser utilizado concomitantemente com antidepressivos inibidores da MAO ou outras drogas de efeito hipertensor, dado o risco de hipertensão. Em caso de superdose, procure imediatamente um médico ou um centro de intoxicação. O suporte médico imediato é fundamental, mesmo se não houver sinais e sintomas aparentes de intoxicação. Contra-indicações:
Em caso de alergia a algum dos componentes da fórmula, a administração do produto deve ser descontinuada.
Precauções:
Pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, problemas de tireóide e problemas hepáticos deverão estar sob supervisão médica para fazer uso de Naldecon® DIA. Este produto deve ser administrado com cautela em pacientes com função renal ou hepática comprometidas. Embora haja poucos relatos de disfunção hepática nas doses habituais de paracetamol, é aconselhável monitorar a função hepática nos casos de uso prolongado.
Não se outro produto que contenha paracetamol. Em caso de dúvida procure orientação médica.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

14/12/2011