Naldecon noite

NALDECON NOITE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NALDECON NOITE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NALDECON NOITE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bristol

Apresentação NALDECON NOITE

Naldecon® Noite comprimidos é apresentado em embalagens com 3 blísters contendo
comprimidos cada, e em embalagens display contendo 50 blísters com 4 comprimidos cada.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (crianças acima de 12 anos)

NALDECON NOITE – Indicações

Analgésico e antitérmico. É indicado para o tratamento dos sintomas de resfriado e gripe, como febre, congestão nasal e coriza.

Contra indicações de NALDECON NOITE

Naldecon® Noite é contra-indicado nos 3 primeiros meses de gravidez e após este período deverá ser administrado apenas em caso de necessidade, sob controle médico. Naldecon® Noite é contra-indicado a pacientes com glaucoma de ângulo estreito. Naldecon® Noite não pode ser usado em pacientes com ulcera péptica, doença das artérias coronárias grave, hipertensão grave, insuficiência hepatocelular grave ou doença hepática ativa ou em tratamento com inibidores da MAO.

Advertências

Pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, asma, diabetes, problemas de tireóide, e problemas hepáticos, deverão estar sob supervisão médica para fazer uso de Naldecon® Noite. Deve ser administrado com cautela em pacientes com função renal ou hepáticas comprometidas. Embora haja poucos relatos de disfunção hepática nas doses habituais de paracetamol, é aconselhável monitorar-se a função hepática nos casos de uso prolongado. Não utilizar Naldecon® Noite juntamente com outros medicamentos que contenham paracetamol em sua formulação devido ao risco de toxicidade hepática.

Interações medicamentosas de NALDECON NOITE

Devido à ação de potencialização de anticoagulantes cumarínicos, Naldecon® Noite não deve ser usado concomitantemente a esses medicamentos. Deve ser usado com cautela em pacientes que fazem uso regular de álcool, barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina devido ao risco de sobrecarga metabólica ou possível agravamento de comprometimento hepático já existente. (vide PRECAUÇÕES) Devido ao risco de crise hipertensiva, não deve ser usado concomitantemente a medicamentos que elevam a pressão arterial.
O uso concomitante de fenitoína e resulta em diminuição da eficiência do paracetamol e um aumento no risco de hepatotoxicidade. A probenecida causa uma redução em cerca de duas vezes do clearance do paracetamol por inibir sua conjugação com o ácido glucorônico. Drogas anticolinérgicas podem predispor o paciente a uma atividade anticolinérgica excessiva se administrado em conjunto com carbinoxamina. Associação de antiestamínicos e procarbazina pode causar depressão do SNC.

Reações adversas / efeitos colaterais de NALDECON NOITE

Raramente se observam reações de hipersensibilidade, mas se isto ocorrer deve-se interromper a administração da droga. Também foram mencionados outros efeitos adversos como náusea, vômito, dor abdominal, hipotermia, palpitação, palidez. Sob uso prolongado podem surgir discrasias sangüíneas. A literatura a respeito do paracetamol relata casos de trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e metahemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular. O uso prolongado pode causar necrose papilar renal. Reações cutâneas têm sido relatadas e incluem principalmente eritema e urticária. Dependendo da sensibilidade individual do paciente, leve sonolência poderá ocorrer após a 1ª dose; por este motivo recomenda-se aos pacientes especial cuidado ao executarem trabalhos mecânicos que requeiram atenção até que sua reação seja determinada. Podem ocorrer também nervosismo e tremores devido a fenilefrina.
Efeitos nos olhos. Efeitos na função mental (associado à altas doses de fenilefrina), aumento prolongado da pressão arterial. A fenilefrina também pode induzir taquicardia ou reflexo de bradicardia. Neutropenia, leucopenia, diarréia, aumento de enzimas hepáticas, dermatite de contato, rash, anorexia, boca seca,azia, tontura, dor de cabeça, nervosismo, fatiga, sedação, diplopia, casos raros de excitabilidade, disúria, poliúria, secura nasal e falta de ar foram reportadas do uso de carbinoxamina

NALDECON NOITE – Posologia

Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar um comprimido amarelo e um laranja, ao mesmo tempo, a cada 8 horas. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Deve ser administrado com cautela em pacientes com função renal ou hepáticas comprometidas e pacientes idosos.

Super dosagem

Nos casos de ingestão excessiva de paracetamol, como ingestão aguda de 7,5g ou 140 mg/ Kg, o paciente deve ser monitorizado até que o médico esteja certo de não haver hepatotoxicidade. Os sinais iniciais de superdose incluem: vômitos, náuseas, dor no quadrante superior do abdome, palidez cutânea. As evidências clínicas e laboratoriais da hepatotoxicidade podem não ser aparentes até 24 a 48 horas após a ingestão, portanto recomenda-se que o paciente fique em observação durante esse período. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível: o estômago deve ser esvaziado até 01 hora após a ingestão através de aspiração gástrica e lavagem. Recomenda-se também a administração de carvão ativado, pois paracetamol é bem adsorvido. A estimativa da quantidade ingerida, principalmente se fornecida pelo paciente, não é um dado confiável. Portanto, a determinação da concentração sérica de paracetamol deve ser obtida o mais rápido possível, mas não antes de 4 horas após a ingestão. Determinação da função hepática deve ser obtida inicialmente e a seguir a cada 24 horas durante 03 dias. O antídoto, N-acetilcisteína, deve ser administrado com urgência e dentro das 16 primeiras horas após a ingestão para se obter bons resultados. O seguinte esquema pode ser utilizado, usando N-acetilcisteína injetável: dose inicial de 150 mg/kg de peso, intravenosa por 15 minutos, seguida de infusão de 50 mg/kg de peso em 500 ml de dextrose 5% por 4 horas e a seguir 100 mg/kg de peso em 1 litro de dextrose 5% nas próximas 16 horas (totalizando 300 mg/kg de peso em 20 horas). Os principais sinais de superdosagem relacionados à fenilefrina são aumento da pressão arterial, taquicardia, tremores e arritmias cardíacas. O paciente deve receber suporte cardiovascular e tratamento sintomático.

Caracteristicas farmalogicas

As bases farmacológicas do Naldecon® Noite estão apoiadas nos efeitos terapêuticos globais de substâncias, cada uma delas destinada ao específico controle dos sintomas observados nos processos congestivos das vias aéreas superiores, resultando em alívio imediato para o paciente. Em sua formulação encontramos: paracetamol – analgésico e antitérmico, cloridrato de fenilefrina – vasoconstritor e maleato de carbinoxamina – anti-histamínico.

Resultados de eficacia

Naldecon® Noite é constituído por uma associação, composta
de um analgésico, um descongestionante nasal e um antialérgico. O componente básico é o
paracetamol. É indicado no tratamento dos sintomas da gripe e resfriado,como dor, febre,
congestão nasal e coriza.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

A fenilefrina pode causar aumento pronunciado da pressão arterial em pacientes idosos. Deve-se
ter cuidado quando da administração de Naldecon® Noite em pacientes idosos.

Armazenagem

Mantenha Naldecon® Noite à temperatura ambiente (15 a 30ºC),
protegido da luz e umidade.

Dizeres legais

nº do lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.
Reg. MS – 1.0180.0146
Farm. Bioq. Responsável:Dra. Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP: 26.655
Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Rua Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 – Indústria Brasileira
***Serviço de Atendimento ao Consumidor
***0800 727 6160
***sac.brz@bms.com
***www.bristol.com.br

NALDECON NOITE – Bula para o paciente

Leia atenciosamente a bula e, caso necessário, consulte seu médico.
Ação esperada do medicamento:
Naldecon® Noite é constituído por uma associação, composta de um analgésico, um descongestionante nasal e um antialérgico. O componente básico é o paracetamol. É indicado no tratamento dos sintomas da gripe e resfriado,como dor, febre, congestão nasal e coriza.
Cuidados de armazenamento:
Mantenha Naldecon® Noite à temperatura ambiente (15 a 30ºC), protegido da luz e umidade.
Prazo de validade:
Naldecon® Noite comprimidos possui 24 meses de validade. Verifique a data de validade na embalagem externa. Não tome medicamentos vencidos, pode ser perigoso para sua saúde.
Gravidez e lactação:
Assim como para qualquer medicamento, se você está grávida ou amamentando, procure orientação médica antes de utilizar este produto. Naldecon® Noite é contra-indicado nos 3 primeiros meses de gravidez e após este período, deverá ser administrado apenas em caso de necessidade, sob controle médico.
Cuidados de administração:
Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Eventos adversos: Procurar orientação médica caso ocorra, durante o tratamento: nervosismo, tremores, palpitações, dor de cabeça, sintomas gastrointestinais como náusea, vômito e dor abdominal, hipotermia. Dependendo da sensibilidade individual do paciente, leve sonolência poderá ocorrer após a 1ª dose; por este motivo recomenda-se aos pacientes especial cuidado ao executarem trabalhos mecânicos que requeiram atenção até que sua reação seja determinada. Informe seu médico sobre o aparecimento de qualquer reação inesperada.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilitação e atenção podem estar prejudicadas.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
Naldecon® Noite deve ser usado com cautela em pacientes que fazem uso regular de álcool, devido ao risco de sobrecarga metabólica ou possível agravamento de um comprometimento hepático já existente. Barbitúricos, antidepressivos tricíclicos e carbamazepina não devem ser usados concomitantemente devido ao risco aumentado de dano hepático (hepatotoxicidade). Em caso de superdose, procure imediatamente um médico ou um centro de intoxicação. O suporte médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.
Contra-indicações:
Não use Naldecon Noite se você é alérgico a qualquer componente da fórmula. Também, informe seu médico de quaisquer outros problemas médicos (especialmente relacionados com coração, rins ou fígado) antes de usar este produto. Não use Naldecon Noite se você está no primeiro trimestre de gravidez ou se você tem glaucoma de ângulo estreito. Antidepressivos inibidores da MAO ou outras drogas de efeito hipotensor não devem ser usadas concomitantemente devido ao risco de aumento da pressão arterial (hipertensão). Se você apresenta sintomas como olhos amarelos, urina escura, edema, fortes dores nas costas
Precauções:
Pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, diabetes, problemas de tireóide, e problemas hepáticos, deverão estar sob supervisão médica para fazer uso de Naldecon® Noite. Este produto deve ser administrado com cautela por pacientes com doenças renal ou hepática. Embora haja poucos relatos de disfunção hepática nas doses habituais de paracetamol, é aconselhável monitorar-se a função hepática nos casos de uso prolongado.
Não utilizar Naldecon Noite juntamente com outros medicamentos que contenham paracetamol. Se houver dúvida, procure orientação médica.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

14/12/2011