Oligovit

OLIGOVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OLIGOVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OLIGOVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

nikkho

Apresentação OLIGOVIT

Comprimidos revestidos: caixa contendo 30 comprimidos revestidos.

OLIGOVIT – Indicações

OLIGOVIT (Vitamina E + associações) é um composto de vitaminas com ação antioxidante. OLIGOVIT (Vitamina E + associações) pode ser utilizado como coadjuvante na prevenção e tratamento de doenças originadas ou agravadas pela presença de radicais livres no organismo.

Contra indicações de OLIGOVIT

OLIGOVIT (Vitamina E + associações) está contra-indicado em pacientes com história de manifestação alérgica a algum dos componentes.

Advertências

OLIGOVIT (Vitamina E + associações) não deve ser utilizado na gravidez e lactação sem que haja orientação médica específica. Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula devem fazer uso do OLIGOVIT (Vitamina E + associações) com cautela. Pacientes com perda de sangue podem ter seu quadro modificado pela presença de vitamina B12 e ácido fólico na formulação. O uso de substâncias antioxidantes em fumantes permanece controverso. Pacientes com calculose devem ter o uso deste medicamento avaliado pelo médico devido à presença de ácido ascórbico na formulação. ADVERTÊNCIAS E RECOMENDAÇÕES PARA PACIENTES IDOSOS: OLIGOVIT (Vitamina E + associações) é bem tolerado em adultos de qualquer faixa etária. Apesar de estar constituído por muitos oligoelementos, a forma quelato reduz enormemente os sintomas de desconforto abdominal, exceto nos pacientes predispostos a úlceras e gastrites ou portadores destas patologias. Dores epigástricas com o uso de OLIGOVIT (Vitamina E + associações) são facilmente controladas com uso da medicação de meia a uma hora das refeições.

Interações medicamentosas de OLIGOVIT

O uso deste complexo vitamínico concomitante a outros medicamentos, particularmente o ácido acetil salicílico e drogas que interferem na coagulação deve ser orientado pelo médico devido à presença da Vitamina E.

Reações adversas / efeitos colaterais de OLIGOVIT

Os quadros de reações adversas no uso do OLIGOVIT (Vitamina E + associações), foram raros, e estes quando presentes, foram leves não havendo a necessidade de interrupção do tratamento. Entre as reações adversas pode-se observar: mal-estar epigástrico e/ou dores abdominais. A vitamina C em altas doses pode interferir nos exames laboratoriais de pesquisa de glicose e hemoglobina na urina (glicossúria e hemoglobinúria, respectivamente.) A vitamina C também interfere no doseamento de ácido úrico e bilirrubiana no sangue. Para evitar resultados falso-negativos para ácido úrico e biliburrina sugerimos a suspensão da ingestão de OLIGOVIT (vitamina E + associações) 48 horas antes da coleta de sangue.

OLIGOVIT – Posologia

Tomar 2 comprimidos por dia, meia hora antes do almoço ou jantar. Recomenda-se a administração dos comprimidos de OLIGOVIT (Vitamina E + associações) meia a uma hora antes das refeições para evitar o desconforto ou dores abdominais devido as altas concentrações de vitaminas antioxidantes e pela presença de sais aminoácidos quelatos. Só o médico pode definir a dose e o tempo de administração de acordo com as peculiaridades do paciente e a(s) patologia(s) que apresenta.

Super dosagem

A ingestão de doses elevadas de OLIGOVIT (Vitamina E + associações) pode provocar efeitos irritantes no tubo digestivo pela presença dos oligoelementos. É conveniente promover o esvaziamento gástrico, nestes casos.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

OLIGOVIT – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.