Ossopan

OSSOPAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OSSOPAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OSSOPAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

aché

Apresentação OSSOPAN

fr. c/ 30 ou 120 drágeas de 200 mg fr. c/ 100 g de granulado (100mg/g)

OSSOPAN – Indicações

Regularização do balanço fósforo-cálcio na gravidez, lactação e senilidade. Osteopatias e fraturas em pessoas idosas. Osteogênese imperfeita.

Contra indicações de OSSOPAN

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula do produto. Hipercalcemia e hipercalciúria acentuadas.

Advertências

O uso de ossopan durante a gravidez e lactação deve ser feito sob acompanhamento médico e deve-se levar em conta o estado nutricional da paciente. Pacientes com distúrbios renais também devem ter acompanhamento médico na terapia com ossopan, especialmente aqueles com tendência à formação de cálculos renais. Pacientes portadores da síndrome de zollinger-ellison podem apresentar aumento na secreção da gastrina e ácido gástrico, durante o tratamento com ossopan, devido ao alto teor de cálcio do produto. Apesar de não haver relatos na literatura médica com o produto, o uso de ossopan pode ocasionar quadros transitórios de hipercalcemia e de hipercalciúria.

Interações medicamentosas de OSSOPAN

Ossopan contém um alto teor de cálcio em sua composição; assim, deve-se levar em conta as interações do cálcio, e evitar o uso do medicamento conjuntamente com glicosídeos cardioativos, pois pode ocorrer potencialização dos efeitos dos digitálicos e precipitar uma intoxicação digitálica; tetraciclinas e ferro, pois a absorção destes compostos é retardada. Deve-se ter cuidado com a administração conjunta de vitamina D, pois altas doses desta substância associadas a altas doses de Ossopan poderão levar à hipercalcemia.

Reações adversas / efeitos colaterais de OSSOPAN

O emprego de Ossopan não costuma provocar reações adversas; pacientes sensíveis podem apresentar reações do tipo alérgico.

OSSOPAN – Posologia

Adultos: 2 drágeas, 3 vezes ao dia, via oral. Crianças: Aconselha-se a administração de Ossopan granulado. Crianças até 2 anos: 1 colher de chá (200 mg de complexo osseína-hidroxiapatita: 2 g ou 5 ml), 3 vezes ao dia, via oral. Crianças acima de 2 anos: 1 colher de sobremesa (400 mg de complexo osseína-hidroxiapatita: 4g ou 10 ml), 3 vezes ao dia, podendo ser misturado à mamadeira ou mingaus por via oral. As doses poderão variar conforme indicação médica. Ossopan (drágea e granulado) é um medicamento de uso oral. As doses poderão ser alteradas a critério médico.

Super dosagem

Não há relatos de intoxicação por superdosagem com Ossopan, em caso de ingestão excessiva, a indução da emese e o tratamento sintomático são os procedimentos indicados.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

OSSOPAN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.