Ostac

OSTAC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OSTAC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OSTAC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

roche

Apresentação OSTAC

cáps.: cx. c/ 40 cáps. de 400mg. sol. inj.: cx. c/ 5 amp. de 300 mg.

OSTAC – Indicações

Osteólise conseqüente à metástase óssea de tumores sólidos (p. ex., carcinoma de mama, próstata ou tireóide) ou em conseqüência de neoplasias hematológicas (p. ex., mieloma múltiplo). Hipercalcemia conseqüente a metástases ósseas extensas, ou induzida por tumores malignos, sem metástases ósseas.

Contra indicações de OSTAC

– Hipersensibilidade à substância ativa; – Insuficiência renal, exceto quando necessário seu uso por curto prazo na insuficiência renal funcional decorrente de elevados níveis séricos de cálcio; – Inflamações agudas do trato gastrintestinal; – Gravidez e lactação.

Advertências

Ostac (Clodronato dissódico) Solução injetável apenas deve ser administrado em infusão, em solução isotônica de cloreto de sódio, para evitar possíveis incompatibilidades. Durante o tratamento com Ostac (Clodronato dissódico), devem ser efetuados regularmente controles hematológicos e da função hepática, assim como do nível sérico de fosfato. A função renal deve ser regularmente controlada durante a terapia com Ostac (Clodronato dissódico) Cápsulas e mais freqüentemente durante o tratamento com Ostac (Clodronato dissódico) Solução injetável. Caso ocorra algum comprometimento da função renal, o tratamento com Ostac (Clodronato dissódico) deve ser interrompido. O nível sérico de cálcio deve ser monitorizado diariamente durante a terapia com Ostac (Clodronato dissódico) Solução Injetável e em intervalos de no mínimo 4 semanas durante a terapia com Ostac (Clodronato dissódico) Cápsulas. O tratamento com Ostac (Clodronato dissódico) Solução injetável deve ser interrompido, caso ocorra hipocalcemia, sendo que para pacientes tratados com Ostac (Clodronato dissódico) Cápsulas, a dose deve ser reduzida de acordo com as necessidades individuais.

Interações medicamentosas de OSTAC

Alimentos com alto teor de cálcio, como leite e laticínios, diminuem a absorção de clodronato administrado por via oral. A absorção também é prejudicada por medicamentos contendo cálcio, ferro ou magnésio em doses altas, e também por antiácidos. Para evitar qualquer possibilidade de incompatibilidade, Ostac (Clodronato dissódico) Solução injetável deve ser diluído e administrado somente com solução isotônica de cloreto de sódio.

Reações adversas / efeitos colaterais de OSTAC

No início do tratamento, e se doses altas forem utilizadas, poderão ocorrer distúrbios gastrintestinais, como náuseas e diarréia. Reações de hipersensibilidade cutânea podem ocorrer em casos isolados. Imediatamente após administração intravenosa da infusão, observou-se uma proteinúria passageira em casos isolados. Hipocalcemia pode ocorrer nos pacientes em tratamento com Ostac (Clodronato dissódico). Há relatos de insuficiência renal aguda após a administração intravenosa de clodronato, portanto deve-se proceder ao controle da função renal durante o tratamento com Ostac (Clodronato dissódico). Algumas alterações laboratoriais reversíveis, como redução da fosfatemia, elevação da fosfatase alcalina, de DHL e do hormônio paratireoideano poderão ocorrer.

OSTAC – Posologia

Ostac (Clodronato dissódico) Cápsulas: A dose diária em geral é de 4 cápsulas. Caso necessário, pode ser utilizada uma dose diária de até 8 cápsulas no máximo. Ostac (Clodronato dissódico) Solução Injetável para infusão: A posologia recomendada é de 1 ampola como dose única diária na forma de infusão intravenosa. O tempo de infusão deve ser de 2 horas no mínimo. A dose diária de 1 ampola não deve ser ultrapassada.

Super dosagem

Até o momento não foram descritas intoxicações com o uso do clodronato; entretanto, podem ocorrer náuseas e vômitos no caso de superdosagem aguda. A terapia consiste em tratamento sintomático. Através da ingestão de uma grande quantidade de clodronato dissódico pode desenvolver-se hipocalcemia, como conseqüência do efeito depletor de cálcio. A terapia para estes casos consiste no tratamento da hipocalcemia, por exemplo, através da administração de alimentos ricos em cálcio (leite) ou, em casos graves, de cálcio por via intravenosa.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

OSTAC – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.