Pancuron

PANCURON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PANCURON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PANCURON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

cristália

Apresentação PANCURON

Embalagem com 50 ampolas de 2 ml.

PANCURON – Indicações

O PANCURON® está indicado como um agente auxiliar na anestesia cirúrgica para obter-se o relaxamento da musculatura esquelética. Pode também ser empregado para facilitar o controle de pacientes sob ventilação mecânica.

Contra indicações de PANCURON

O PANCURON® está contra-indicado em pacientes com reconhecida hipersensibilidade à droga ou ao íon brometo, ou ainda a algum componente da fórmula. Está também contra-indicado em pacientes com miastenia grave.

Advertências

Embora o PANCURON® tenha sido usado com sucesso em muitos pacientes com problemas pulmonares, hepáticos ou renais, seu uso deverá ser feito com muito cuidado. Isto é particularmente importante nos pacientes com problemas renais pois a maior parte do PANCURON® é excretada inalterada na urina.

Interações medicamentosas de PANCURON

A intensidade do bloqueio e duração da ação do PANCURON® é aumentada em pacientes que estejam recebendo anestésicos inalatórios potentes como halotano, éter, enflurano e metoxiflurano. Não há aumento da intensidade do bloqueio ou duração da ação do PANCURON® com o uso de tiobarbituratos, analgésicos narcóticos, óxido nitroso ou droperidol.
A administração prévia de succinilcolina, quando na intubação traqueal, provoca mudanças no efeito relaxante do PANCURON®. Se a succinilcolina for usada antes da administração do PANCURON®, este só deverá ser administrado após aparecerem os efeitos da succinilcolina.

Reações adversas / efeitos colaterais de PANCURON

REAÇÕES NEUROMUSCULARES: As reações mais frequentemente observadas consistem principalmente numa extensão da ação farmacológica da droga após o período programado e necessário da cirurgia e anestesia. Isto pode variar de relaxamento leve a profundo da musculatura esquelética para um prolongado relaxamento resultando numa apnéia ou insuficiência respiratória.
Reversão inadequada do bloqueio neuromuscular por agentes anticolinesterásicos tem sido observada com o uso do PANCURON® bem como com todos os agentes curariformes. Estas reações adversas podem ser controladas por ventilação mecânica ou manual.
REAÇÕES CARDIOVASCULARES: um leve aumento no pulso.
REAÇÕES GASTROINTESTINAIS: algumas vezes nota-se salivação durante a anestesia, especialmente se a pré-medicação anticolinérgica não é utilizada.
REAÇÕES DERMATOLÓGICAS: uma ocasional e passageira irritação da pele pode aparecer após o uso de PANCURON®.

PANCURON – Posologia

As informações sobre a dosagem recomendada a seguir são derivadas de estudos dose-resposta e servem apenas como orientação. Desde que potentes agentes inalatórios e a administração prévia de succinilcolina mudam a intensidade do bloqueio e a duração do PANCURON®, estes fatos devem ser levados em consideração na escolha da dose inicial e nos seus incrementos.
Em pacientes adultos a dosagem intravenosa inicial varia de 0,04 a 0,1 mg/kg. Doses incrementais podem iniciar-se com 0,01 mg/kg. Estes incrementos aumentam levemente a magnitude do bloqueio e aumentam significativamente a sua duração porque um significante número de junções mioneurais estão ainda bloqueadas quando há a necessidade clínica de mais droga.
Se o PANCURON® é usado para proporcionar relaxamento da musculatura esquelética para intubação endotraqueal, doses de 0,06 a 0,1 mg/kg são recomendadas. Condições satisfatórias para intubação normalmente aparecem dentro de 2 a 3 minutos.
Para crianças estudos indicam que, com exceção dos neonatos, a dosagem é a mesma dos adultos. Os neonatos são sensíveis a agentes bloqueadores neuromusculares não-despolarizantes como o PANCURON® durante o primeiro mês de vida. Recomenda-se que doses teste de 0,02 mg/kg sejam dadas para avaliação das respostas. Nas cesáreas a dosagem que proporciona o relaxamento para a intubação e cirurgia é a mesma para os procedimentos cirúrgicos gerais.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

USO HOSPITALAR

Nº do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho
Reg. MS nº 1.0298.0101
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis – CRF-SP nº 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800 701 19 18
CRISTÁLIA – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 – Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

PANCURON – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

07/10/2011